Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Portfólio Produção de laranja e a demanda pela fruta na pandemia.
Curso: Administração
Semestre: 4º/5º
Disciplinas:
• Planejamento Estratégico
• Macroeconomia
• Estratégia Empresarial e Negociação
• Teorias da Administração
• Planejamento Tributário
A proposta da Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) está fundamentada no tema: “Produção de laranja e a demanda pela fruta na pandemia”. A seleção desse eixo temático está pautada na possibilidade de essa proposta viabilizar a abordagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. A seguir, apresentamos as orientações gerais para a elaboração do trabalho.
A proposta da Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) está fundamentada no tema: “Produção de laranja e a demanda pela fruta na pandemia”. A seleção desse eixo temático está pautada na possibilidade de essa proposta viabilizar a abordagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. A seguir, apresentamos as orientações gerais para a elaboração do trabalho.
Passo 1: Planejamento Estratégico
Considerando o relato do produtor Edvaldo:
O produtor conta que está vivendo um dia de cada vez. Trabalhando com produtos sazonais e com uma procura muito instável e irregular. “Precisamos controlar desde a colheita no campo até a logística para ultrapassarmos este período com tranquilidade.”
A partir da reportagem apresentada é possível perceber que existe um aumento na demanda por consumo de produtos que tenham vitamina C, no intuito de fortalecer a imunidade para enfrentar melhor o vírus. Nesse contexto, você deverá propor uma diversificação do portfólio comercializado pelo Sr. Edvaldo, melhorando sua participação no mercado.
Proponha estratégias de diversificação considerando o mercado e a demanda, observando a logística e analisando as potencialidades
Mostrar todos. Para isso, faça uma Análise SWOT, avalie as oportunidades e ameaças da diversificação do portfólio, bem como as forças e fraquezas da Fazenda Costa e Mello, a fim de propor a estratégia de diversificação.
Após a análise, estabeleça a estratégia que considera mais adequada de diversificação de portfólio e comente a respeito justificando sua escolha.
Passo 2: Teorias da Administração
A mudança ambiental é o principal evento dos ajustes na estrutura organizacional, então, “diferentes ambientes levam as empresas a adotar diferentes estratégias”, as quais exigem estruturas organizacionais diferentes. Dessa forma, a estratégia define a estrutura organizacional (CHIAVENATO, 2014, p. 503).
Com base nas informações apresentadas na Situação Geradora de Aprendizagem (SGA):
1) Utilize a Teoria Contingencial para explicar como o contexto da pandemia e suas características situacionais impactam as ações administrativas a fim de obter resultados organizacionais.
2) A abordagem contingencial pressupõe a existência de dois tipos de organizações: mecanísticas e orgânicas. Exemplifique cada um desses modelos utilizando umaorganizações da cadeia produtiva de laranja (fazendas, transportadoras, indústrias, comércio/varejo). Essas organizações podem ser fictícias ou reais, desde que os exemplos sejam apresentados e contextualizados na prática.3) Apresente 2 (dois) exemplos práticos de como os atores e/ou organizações, presentes na cadeia produtiva da laranja, podem utilizar as Teorias da Administração em suas decisões cotidianas. Para isso, você também pode realizar mais pesquisas sobre o assunto, não se limitando às informações contidas na SGA, e fazer a conexão com uma das teorias administrativas estudadas.
Passo 3: Estratégia Empresarial e Negociação
Com o objetivo de aumentar as vendas e se consolidar no mercado, a Fazenda Costa Mello, agronegócio familiar de produção de citros (limão-taiti, laranja-pera, lima-da-pérsia e tangerina ponkan, entre outras), comandada por Edvaldo Costa Mello, decidiu desenvolver estratégias competitivas bem-definidas, com o tema “Produzindo qualidade e cultivando amizades”.
1) Primeiramente, escolha duas estratégias competitivas bem-sucedidas (construção, sustentação, nichos de mercado, colheita e/ou desinvestimento/extinção) que melhor podem ser utilizadas para esse novo posicionamento - “Produzindo qualidade e cultivando amizades”.
2) Qual é o posicionamento de mercado que a “Fazenda Costa Mello” pretende ter? Lembrando que existem seis opções principais para a empresa escolher o seu posicionamento - preço; qualidade; inovação; serviço; customização; diferenciação debenefícios. Sugere-se que a empresa escolha 1 (um) posicionamento bem-definido e explique o motivo da escolha.
Passo 4: Macroeconomia
Diante do cenário apresentado na SGA, é possível refletir sobre diversos aspectos econômicos relacionados ao consumo e produção. Nesse sentido, você deve pesquisar e realizar a leitura de materiais referentes ao cenário econômico brasileiro para 2021 e identificar, por meio do texto, como tal cenário poderá influenciar consumidores e ofertantes, no que diz respeito a variáveis como: inflação, taxa de juros, emprego, renda e agronegócio. Ocultar
Passo 1: Planejamento Estratégico
Considerando o relato do produtor Edvaldo:
O produtor conta que está vivendo um dia de cada vez. Trabalhando com produtos sazonais e com uma procura muito instável e irregular. “Precisamos controlar desde a colheita no campo até a logística para ultrapassarmos este período com tranquilidade.”
A partir da reportagem apresentada é possível perceber que existe um aumento na demanda por consumo de produtos que tenham vitamina C, no intuito de fortalecer a imunidade para enfrentar melhor o vírus. Nesse contexto, você deverá propor uma diversificação do portfólio comercializado pelo Sr. Edvaldo, melhorando sua participação no mercado.
Proponha estratégias de diversificação considerando o mercado e a demanda, observando a logística e analisando as potencialidades
Mostrar todos. Para isso, faça uma Análise SWOT, avalie as oportunidades e ameaças da diversificação do portfólio, bem como as forças e fraquezas da Fazenda Costa e Mello, a fim de propor a estratégia de diversificação.
Após a análise, estabeleça a estratégia que considera mais adequada de diversificação de portfólio e comente a respeito justificando sua escolha.
Passo 2: Teorias da Administração
A mudança ambiental é o principal evento dos ajustes na estrutura organizacional, então, “diferentes ambientes levam as empresas a adotar diferentes estratégias”, as quais exigem estruturas organizacionais diferentes. Dessa forma, a estratégia define a estrutura organizacional (CHIAVENATO, 2014, p. 503).
Com base nas informações apresentadas na Situação Geradora de Aprendizagem (SGA):
1) Utilize a Teoria Contingencial para explicar como o contexto da pandemia e suas características situacionais impactam as ações administrativas a fim de obter resultados organizacionais.
2) A abordagem contingencial pressupõe a existência de dois tipos de organizações: mecanísticas e orgânicas. Exemplifique cada um desses modelos utilizando umaorganizações da cadeia produtiva de laranja (fazendas, transportadoras, indústrias, comércio/varejo). Essas organizações podem ser fictícias ou reais, desde que os exemplos sejam apresentados e contextualizados na prática.3) Apresente 2 (dois) exemplos práticos de como os atores e/ou organizações, presentes na cadeia produtiva da laranja, podem utilizar as Teorias da Administração em suas decisões cotidianas. Para isso, você também pode realizar mais pesquisas sobre o assunto, não se limitando às informações contidas na SGA, e fazer a conexão com uma das teorias administrativas estudadas.
Passo 3: Estratégia Empresarial e Negociação
Com o objetivo de aumentar as vendas e se consolidar no mercado, a Fazenda Costa Mello, agronegócio familiar de produção de citros (limão-taiti, laranja-pera, lima-da-pérsia e tangerina ponkan, entre outras), comandada por Edvaldo Costa Mello, decidiu desenvolver estratégias competitivas bem-definidas, com o tema “Produzindo qualidade e cultivando amizades”.
1) Primeiramente, escolha duas estratégias competitivas bem-sucedidas (construção, sustentação, nichos de mercado, colheita e/ou desinvestimento/extinção) que melhor podem ser utilizadas para esse novo posicionamento - “Produzindo qualidade e cultivando amizades”.
2) Qual é o posicionamento de mercado que a “Fazenda Costa Mello” pretende ter? Lembrando que existem seis opções principais para a empresa escolher o seu posicionamento - preço; qualidade; inovação; serviço; customização; diferenciação debenefícios. Sugere-se que a empresa escolha 1 (um) posicionamento bem-definido e explique o motivo da escolha.
Passo 4: Macroeconomia
Diante do cenário apresentado na SGA, é possível refletir sobre diversos aspectos econômicos relacionados ao consumo e produção. Nesse sentido, você deve pesquisar e realizar a leitura de materiais referentes ao cenário econômico brasileiro para 2021 e identificar, por meio do texto, como tal cenário poderá influenciar consumidores e ofertantes, no que diz respeito a variáveis como: inflação, taxa de juros, emprego, renda e agronegócio. Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!