This project was already completed on Studybay
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Verifique o preço do seu trabalho

O EFEITO SONORO NA PSIQUE HUMANA: A FREQUÊNCIA SONORA, MELODIA E A MÚSICA COMO RECURSO DO SETTING TERAPÊUTICO, TCC, Psicologia

Id tarefa
60605
Disciplina
Tipo
Criado
4 de maio 2025
Concluído
6 de maio 2025
Preço
R$ 200,00
É peciso fazer rápido até psicologia. Tem só 2 dias Título do pedido «O EFEITO SONORO NA PSIQUE HUMANA: A FREQUÊNCIA SONORA, MELODIA E A MÚSICA COMO RECURSO DO SETTING TERAPÊUTICO».
crowd
Total was
15 ofertas
Diego Júnior
O usuário contratou o escritor
This project was already completed on Studybay
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Verifique o preço do seu trabalho
Or you can buy this project...
Diego Júnior
Diego Júnior
Escritor
Páginas: 14
R$ 200,00
browser surf
Não gostou do trabalho?
Converse com os melhores especialistas
e tenha seu projeto realizado no prazo
Encomendar o trabalho novo

A música permeia a existência humana, influenciando a psique de maneiras profundas e multifacetadas. Este artigo explora os efeitos sonoros na psique humana, com foco na frequência sonora, melodia e na música como um recurso terapêutico. Baseando-se em uma revisão da literatura fornecida, discute-se como o sistema nervoso processa os estímulos musicais e como esses processos se traduzem em respostas emocionais, cognitivas e comportamentais. Aborda-se a neurociência da música, destacando a ativação de diversas áreas cerebrais e a plasticidade neural induzida pela prática musical. Explora-se a aplicação da música e seus elementos (frequência, melodia, ritmo) em contextos terapêuticos, particularmente na musicoterapia, para promover a comunicação, regulação emocional, interação social e bem-e Mostrar todos
A música é um fenômeno humano que está presente em todas as culturas conhecidas (GFELLER, 2008; KOELSCH, 2014). Sua presença é marcante na história da humanidade, como também seu uso como instrumento terapêutico (FEITOSA, 2020). Conforme dados antropológicos, "as primeiras músicas foram utilizadas em movimentos ritualísticos como, por exemplo: casamento, morte, nascimento, recuperação de doenças, fertilidade, dentre outros" (BRÉSCIA, 2003 apud FEITOSA, 2020, p. 4). Desde a antiguidade, reconhece-se seu poder de influenciar emoções e comportamentos, como quando Platão prescrevia música para angústias e medos (ZANINI, 2004 apud FEITOSA, 2020) ou na narrativa bíblica onde "Davi, com o toque de sua harpa, alivia a depressão do rei Saul" (SILVA JÚNIOR, 2008, p. 16).
A neurociência moderna tem a Mostrar todos
A experiência musical ativa uma vasta rede neural. "A percepção do som envolve uma série de estruturas cerebrais, tais como córtex pré-frontal, córtex pré-motor, córtex motor, córtex somatosensorial, lobos temporais, córtex parietal, córtex occipital, cerebelo e áreas do sistema límbico, incluindo a amígdala e o tálamo" (OVERY; MOLNAR-SZACKACS, 2009 apud ROCHA; BOGGIO, 2013, p. 133). Estudos indicam especialização hemisférica, com o hemisfério direito mais envolvido no processamento melódico e o esquerdo em aspectos rítmicos e sequenciais, embora a música envolva ambos os hemisférios de forma integrada (BORCHGREVINK, 1990 apud SILVA JÚNIOR, 2008; ZATORRE; BELIN; PENHUME, 2002).
ADAMEK, M.; THAUT, M.; FURMAN, A. G. Individuals with Autism and Autism Spectrum Disorders. In: DAVIS, W.; GFELLER, K.; THAUT, M. An Introduction to Music Therapy: Theory and Practice. 3. ed. Silver Spring, EUA: American Music Therapy Association, 2008.
ALBUQUERQUE, M. C. S. et al. Os efeitos da música em idosos com doença de Alzheimer de uma instituição de longa permanência. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 14, n. 2, p. 404-13, 30 jun. 2012.
ALTENMÜLLER, E.; SCHLAUG, G. Music, brain, and health: exploring biological foundations of music´s health effects. In: MACDONALD, R.; KREUTZ, G.; MITCHELL, L. (Eds.). Music, health and wellbeing. Oxford: Oxford University Press, 2012. p. 12-24.
ANDRADE, B.; PIMENTA, A. Musicoterapia - um caminho. Belo Horizonte: Imagem, [sine data].
ANDRADE, Rubia Mostrar todos
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site. Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido