EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: MERCADO DE TRABALHO E PERSPECTIVAS

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Palavras-chave: Perfil. Graduação. Educação a Distância. INTRODUÇÃO Este estudo teve por objetivo analisar os efeitos da modalidade de Educação a Distância na Educação Superior, tendo como foco verificar através de pesquisa exploratória o perfil dos estudantes, a inserção no mercado de trabalho e perspectivas futuras. Embora o método de ensino a distância exista a mais de um século no Brasil e tenha surgido da necessidade de capacitação de mão de obra, atualmente as tecnologias da informação e da comunicação estão sendo incorporadas pela educação tradicional e as escolas já a estão utilizando como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem. A evolução tecnológica (computador, informática, internet) influenciou diretamente na expansão da modalidade a distância, configurando estas tecnologias como ferramentas fundamentais para que se estabeleça uma ligação entre professor e aluno no processo de aprendizagem.

O primeiro registro do ensino por correspondência data de 1728, anunciado pela Gazeta de Boston. Após, surgiu o ensino por rádio. O primeiro registro de uso deste meio foi no ano de 1935, quando o Japão investiu nesse meio de comunicação como complemento da escola oficial. Em 1956 o EUA iniciou a veiculação de programas educativos pela televisão. Com relação a regulamentação, em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) reconheceu a Educação a Distância (Lei nº 9. regulamentada pelo Decreto nº 5. com normatização definida na Portaria Ministerial nº 4. A oferta de pós-graduação lato e stricto sensu na modalidade a distância foi disciplinada pelo Decreto nº 5. e Resolução nº 01/01 do Conselho Nacional de Educação-CNE.

Com relação a oferta de vagas a graduação presencial ofereceu um total de 1. enquanto a modalidade a distância teve uma oferta de 2. vagas em cursos de graduação, representando uma oferta 70% maior em relação ao presencial. Mercado de trabalho A modalidade de ensino à distância cresce e se fortalece a cada ano, e se a modalidade surgiu da necessidade de capacitação de mão de obra, hoje cumpre seu papel levando o conhecimento e qualificação para aqueles que não tem suas necessidades atendidas pelos meios tradicionais de ensino. Estudantes que moram em locais afastados dos grandes centros encontram na EaD a possibilidade de acesso, além disso, as mensalidades mais acessíveis possibilitam àqueles que não teriam condições de pagar uma formação de nível superior, pelo ensino presencial.

A geração de conhecimento no país e no mundo sofre uma forte influência da educação a distância, resultando em perspectivas interessantes e positivas. Ao pensarmos em perspectivas e tendências, é necessário ter claro que o método de ensino a distância e a tecnologia se alinham com todas as evoluções tecnológicas, transformando o acesso aos conteúdos e as possibilidades criativas de novos meios de aprendizagem. A todo momento surgem novas tendências na educação a distância afim de a acompanhar o crescimento do mercado. Essas tendências buscam conhecimento com maior mobilidade, dinamismo, flexibilidade e menor investimento. Desta maneira, espera-se a democratização da educação a distância, além do compartilhamento de conteúdo de conhecimentos gerados entre diversas culturas.

Obtivemos resposta positiva de participação de 307 estudantes. Os resultados mostraram a predominância do sexo masculino e faixa etária superior aos 26 anos. Além disso, percebeu-se que a maioria dos estudantes já trabalha na área de estudo e estão cursando sua primeira graduação em busca de qualificação profissional. Os cursos com titulação de tecnólogo, são cursos de graduação, geralmente com menor duração comparado a um bacharelado. Enquanto um curso de bacharelado tem duração de quatro a cinco anos, o tecnológico dura de dois a três anos. Dentro da variável sobre os motivos para a escolha de curso na modalidade a distância, o aluno justificou motivos diversos. Dentre as escolhas expostas, 68% escolheram a modalidade EaD devido a flexibilidade de horário, local de estudo e rotina.

Outra opção, que envolve 40% dos pesquisados, demanda que já trabalham na área de estudo e desejam apenas estar qualificados. Em menor parte, outros motivos foram escolhidos. Os motivos são diversos, sendo que podemos citar, a distância de cursos presenciais opta-se pela EaD, poder receber uma promoção na empresa e recolocação profissional. Além da pesquisa bibliográfica foi realizado uma pesquisa exploratória com um grupo de informantes que responderam a um questionário de forma online. Estudos apontam a importância da modalidade de educação a distância para o crescimento da economia do país e qualificação de sua população. É fato que muitos dos estudantes de EaD não teriam a oportunidade de cursar o nível superior seja pela distância, agenda apertada ou condições financeiras visto que os cursos a distância oferecem opções economicamente mais viáveis.

Os resultados desta pesquisa permitiram conhecer o perfil do aluno de EaD (Educação a Distância), em nível de graduação tecnológica, dos discentes da Universidade XXXX (XXXX Virtual). Estudos apontam que os cursos tecnólogos, depois das licenciaturas, são os mais procurados. Censo ead. br: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2016. Disponível em: < http://www. abed. pdf> Acesso em: 07 nov. BASTOS, D. H. M; CARDOSO, S. H. BRASIL. Decreto Nº 5. de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. da Lei no 9. S. A Educação a Distância: História, concepções e perspectivas. Disponível em: <http://www. histedbr. fae. Acesso em: 30 jan. MARQUES, Camila. Ensino a Distância começou com cartas a agricultores: In: Folha Online, 19/09/2004. Disponível em: <http://www1.

folha. Pesquisa de Satisfação de Clientes: o Estado-da-Arte e Proposição de um Método Brasileiro. Disponível em:<http://www. scielo. br/pdf/rac/v2n1/v2n1a07. pdf> Acesso em: 21 dez. Distance Education.

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