Fundamentação para compreensão de processos avaliativos para educação infantil

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Palavras-chave: Educação Infantil. Pré-escola. Avaliação. Introdução No âmbito profissional, pessoal e acadêmico, vemos praticas avaliativas. Assim acontece na pré-escola, aa avaliação como processo constante deve estar presente no cotidiano. A avaliação da aprendizagem, com outro viés, é um processo intrínseco a sala de aula, onde, a partir dele traçamos resultados sobre a relação ensino e aprendizagem. Este processo é um meio do professor ter informações sobre a turma para enfim analisar sua estratégia pedagógicas modificando sua postura diante de sua função. Ampliando as análises em avaliação, a partir de Hoffman (2003), compreende-se que as avaliações existem em dois tipos: Classificatório e Mediador. O primeiro termo, consiste na avaliação tradicional fazendo um comparativo, classificando o aluno pela quantidade de acertos.

Já a avaliação mediadora, traz uma provocação e mediação na construção do conhecimento. Ainda afirma que este método tem o amparo legal na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996) onde diz: “A avaliação pressupõe sempre referências, critérios, objetivos e deve ser orientadora, ou seja, deve visar o aprimoramento da ação educativa, assim como o acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança que deverá ter como referência, objetivos estabelecidos no projeto pedagógico da instituição e pelo professor. Isto exige que o profissional da educação infantil desenvolva habilidades de observação e de registro do desenvolvimento da criança e que reflita permanentemente sobre sua prática, aperfeiçoando–a no sentido do alcance dos objetivos.

” (Integral, conforme Art. Noutro trabalho, a pesquisa identificou o uso incorreto de avaliações, tendo caráter tradicional e quantitativo, nas considerações finais de Melo (2011), afirma que a escola faz uso equivocado sobre as avaliações. Afirmando assim, que avaliar vai além de observar a criança e julgar pelas suas atividades, e esta forma de avaliação só será válida diante do objetivo de conhecer as características exclusiva da criança, afim de atender suas necessidades. O modelo atualizado de avaliação é mais elaborado atendendo os processos de ensino e aprendizagem de crianças. Contudo, mesmo com modelos elaborados teoricamente por acadêmicos, as escolas de educação infantil, ainda se encontram presas a processos antiquados sobre a perspectiva avaliativa. As conexões entre as inovações pedagógicas, nesta questão, parecem chegar a comunidade vagarosamente, havendo poucas escolas usando a observação e outras formas de avaliação continuada como base.

Professores demonstraram dificuldades para trazer diversos meios de avaliar e ter plena compreensão sobre o objetivo do processo avaliativo. Porém, ainda não há uma completa compreensão da educação infantil brasileira, estudos de casos são processo isolados, mas já se encontra uma necessidade de compreender o comportamento de professores sobre a esfera avaliativa. L. S. Avaliação na Educação infantil: Práticas e Instrumentos Avaliativos. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Novembro de 2011. FARIA, T. L. SANTOS,I. H. Reflexões Sobre Avaliação Escolar E Seus Instrumentos Avaliativos. K. B. Processo Avaliativo Na Educação Infantil. Escola Superior Aberta Do Brasil (ESAB). Monografia.

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