Filosofia - 244 trabalhos feitos para baixar – Page 2

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REALISMO E NATURALISMO

Este artigo aborda a temática Realismo e Naturalismo, onde será analisado a origem e contexto dos movimentos artísticos e literários e seus principais autores, que demonstram forte caráter ideológico frente à perfeição do romantismo e a expansão da burguesia. Será realizado uma breve análise sobre a chegada dos movimentos artísticos e literários no Brasil. Para a realização de artigo será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com material retirados das bases de dados da Scielo Brasil - Scientific Electronic Library Online e da CAPES Periódicos, juntamente com material impresso de relevância sobre o tema…

Palavras: 4125Páginas: 15

Resenha Tema: introdução à Linguística: Domínios e fronteiras

RESENHA CRÍTICA DO TEXTO: Introdução à Linguística: Domínios e fronteiras…

Palavras: 1100Páginas: 4

REVISÃO DA LITERATURA ACERCA A DISCUSSÃO DE GÊNERO DIGITAIS E LINGUÍSTICA TEXTUAL

COPYSPIDER 1,5% Introdução: Com o avanço das tecnologias digitais, o celular deixou de ser um simples instrumento de comunicação e acopla hoje uma diversidade de linguagens. Como postula a BNCC, o trabalho com a linguagem digital é fundamental para inserir os alunos em práticas de linguagens mais conscientes críticas. Objetivo: Analisar sobre os gêneros digitais e a linguística textual. Metodologia: O estudo é bibliográfico descritivo na medida em que identificará e analisará habilidades associadas à variação linguística, como interage com as perspectivas de variação linguística. Resultados: A análise dos dados mostra que a incorporação de tipos de números no ensino fornece impulso e recursão para desenvolver habilidades e competências recomendadas pela BNCC. Considerações finais: Além disso, através desta pesquisa, concluímos que o ensino do gênero discurso digital nos livros didáticos é desafiador devido a uma série de fatores, mas é importante promover o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos, auxiliando na alfabetização…

Palavras: 5775Páginas: 21

O COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB O ENQUADRE DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM BNCC NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, UMA R

COPYSPIDER 0,60% Introdução: Este artigo consiste em analisar a relação à teoria sociolinguística, como habilidades, competências e concepções de língua(gem) constroem uma perspectiva de ensino de língua materna rumo a uma visão variacionista ou apenas como requisito obrigatório, tendo em vista o caráter normativo da Base Nacional Curricular Comum. Objetivo: Analisar a BNCC quanto ao trabalho com a variação linguística na educação básica, observando e relacionando à perspectiva de língua e linguagem sociovariacionista como esse fenômeno é tratado a partir de habilidades e competências para uma temática que naturalmente é diversa. Metodologia: cccResultados: os resultados poderão penetrar nossas próprias atividades de ensino, no sentido de avaliarmos nossa própria prática docente em relação ao trabalho com a língua. Considerações Finais: Os dados coletados e analisados poderão também ajudar a outros professores no entendimento sobre o que diz esse documento, que práticas já se efetivam no ensino e quais delas ainda devem ser executadas para que os alunos ampliem suas concepções de língua e tenham contato com o pluralismo linguístico. …

Palavras: 5225Páginas: 19

Problemas da violência nos estádios do brasil

Esta redação é composta por aproximadamente 1260 palavras e aborda o tema da violência nos estádios de futebol no Brasil. O autor destaca os principais problemas que provocaram a violência nos estádios, como a rivalidade entre torcidas, a falta de segurança nos locais dos eventos e a cultura da impunidade. Além disso, o autor também apresenta as consequências da violência nos estádios não apenas para os torcedores, mas também para a sociedade em geral. Em relação à estrutura, a redação possui uma introdução que apresenta o tema e os principais problemas relacionados à violência nos estádios. Em seguida, o autor explora cada um desses problemas em mais detalhes e oferece exemplos concretos de como eles se manifestam na realidade. Em seguida, o autor também aborda as consequências da violência nos estádios e, por fim, apresenta possíveis soluções para lidar com esse problema…

Palavras: 346500Páginas: 1260

Socrátes e os Sofistas

Apresentação de trabalho sobre Socrátes e os Sofistas…

Palavras: 6325Páginas: 23

Percepções dos Profissionais de Educação Sobre a Educação Inclusiva e Barreiras para a Implementação projeto para mestrado ou TCC

Trata-se de um projeto de mestrado escrito, mas ainda não foi usado. Alta qualidade metodológica, basta adequar às normas da universidade qm que será usado. Educação inclusiva é definida como uma série de medidas que visam adaptação da pratica de ensino às diferentes necessidades, características que ainda não são bem conhecidas. O objetivo deste trabalho é verificar a percepção de professores da rede pública de ensino sobre a educação inclusiva e as barreiras enfrentadas para a implementação. Este será um estudo transversal de caráter qualitativo e será realizado por meio de entrevista semiestruturada aos professores da região (definir). Os dados serão analisados e recortados conforme recomendações encontradas na literatura. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam contribuir positivamente para a consolidação de uma educação democrática. …

Palavras: 4400Páginas: 16

Organização da educação nacional e os sistemas de ensino

Neste resumo, você encontrará explicações sobre o funcionamento da educação no Brasil, a diferença entre gestão e administração, um melhor entendimento de como funciona o sistema educacional brasileiro e outros assuntos que contribuirão para o seu aprendizado. Realizado em 03/2023 …

Palavras: 1375Páginas: 5

A BUSCA DA VERDADEIRA FELICIDADE PARA SANTO AGOSTINHO: Obra De Beata Vita

COPYSPIDER 1,36% RESUMO: A busca pela qualidade ou estado de feliz é um dos sentimentos mais almejados pelo ser humano. Por toda a extensão de séculos, ser feliz, está feliz, alcançar estado de felicidade, foi inquietações que levaram os filósofos a fazer reflexões desde a antiguidade clássica. O conceito de felicidade e as condições para ser feliz foram inspiradas e estudadas por Agostinho de Hipona, que propôs a condição de felicidade atrelada ao que é divino, ou seja, a “posse de Deus”. Nesse sentido, esse trabalho tem como principal objetivo analisar o conceito de felicidade com base na obra denominada De beata vita – A Vida Feliz de Agostinho de Hipona. O presente tem por finalidade responder as seguintes problemáticas: O que é felicidade? O que deve ser feito para alcança-la? Quais os benefícios? Para responder as problemáticas, adotou-se a pesquisa qualitativa/descritiva e o procedimento bibliográfico, recorrendo a documentos que legitimam o assunto e a autores, tais como - Agostinho (2014), Gilson (2006), etc. Tendo em vista que Agostinho coloca o problema da Filosofia na felicidade, a temática se justifica porque Agostinho afirma que o alimento da alma é a ciência e quem não a possui está com fome. Para ele, a felicidade humana liga-se diretamente ao conhecimento e sem conhecimento é impossível ao homem alcançar a felicidade; que acarretará ao encontro da verdade. A verdade para Agostinho era a própria figura de Jesus Cristo. Assim a pesquisa é relevante, por permitir uma reflexão sobre uma inquietação da sociedade, o que é felicidade? …

Palavras: 9625Páginas: 35

Investigações Filosóficas: As ideias da Razão Pura de Kant

RESUMO: O objetivo deste artigo é analisar as Ideias de Razão Pura de Kant, com foco no tratamento que esse tema recebe no “Apêndice” que encerra a Dialética Transcendental da Crítica da Razão Pura. Em particular, aborda-se a função sistematizadora das ideias e o problema do seu uso hipotético ou regulador, como a ligação entre ambas funções. Será mostrado como a busca da razão pela unidade sistemática possibilita o uso coerente do entendimento, e como as ideias, como foco imaginário, orientam o entendimento e ampliam o conhecimento e o alcance da experiência dada de fora do conhecimento empírico possível. Kant sustenta que os esquemas da razão são princípios, regras ou procedimentos (os de homogeneidade, especificação e continuidade), por outro lado, Kant afirma também que esses esquemas são objetos na ideia ou objetos imaginários (como totalidade metafísica; os da alma, do mundo e de Deus). Os primeiros esquemas são os "dinâmicos" e os segundos, os "estáticos". …

Palavras: 4950Páginas: 18

5 Redações- Desigualdade Social, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Saúde

As normas da redação do Enem são fundamentais para garantir a objetividade, a clareza e a coerência dos textos produzidos pelos participantes. Dentre essas normas, destacam-se a obrigatoriedade da escrita em prosa, a utilização da norma-padrão da língua portuguesa, a obediência ao tema proposto e a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, é importante que o participante apresente argumentos consistentes e coesos, fundamentados em fatos, dados e exemplos concretos. A observância dessas normas é fundamental para que o texto produzido atenda aos critérios de avaliação estabelecidos pelo Enem e possa, assim, obter uma boa nota. Nesse documento você encontrará redações exemplo notal 1.000, sobre os temas: 1-Desigualdade Social: O Desafio de Uma Nação 2-Educação: A Formação de Cidadãos Críticos e Conscientes 3-Meio Ambiente: A Importância da Preservação Ambiental para o Futuro do Planeta 4-Tecnologia: Os impactos da tecnologia na sociedade contemporânea 5-Saúde pública: Os desafios para a melhoria do sistema de saúde pública no Brasil…

Palavras: 611050Páginas: 2222

CRÔNICA

Crônica baseada em fatos do cotidiano…

Palavras: 275Páginas: 1

Resumo Estágio e construção da identidade profissional docente.

PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e construção da identidade profissional docente. In: PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. …

Palavras: 550Páginas: 2

Redação sobre violência doméstica

Redação simples sobre violência doméstica…

Palavras: 275Páginas: 1

O Senso Comum como Verdade em contínua Transformação

Trata-se de resenha crítica do artigo “A Ciência e as idas e vindas do Senso Comum”, publicado na revista “Scientiae Studia”, volume 1, número 1, ano 2003…

Palavras: 2200Páginas: 8

PROJETO DE ENSINO METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NO ENSINO DE INGLÊS - UnoparAnhanguera

Projeto de ensino com o tema Metodologias Ativas…

Palavras: 5225Páginas: 19

RESUMO - MORAES Rita de Cássia Barbirato Thomaz Ler para compreender textos em inglês algumas estratégias São Carlos UFSCar 2014

Trata-se de um RESUMO DESCRITIVO do livro: MORAES, Rita de Cássia Barbirato Thomaz. Ler para compreender textos em inglês: algumas estratégias. São Carlos: UFSCar, 2014. Descreve o conteúdo de cada capítulo…

Palavras: 1100Páginas: 4

Por que Saussure hoje

Artigo de opinião sobre a importância dos estudos da linguagem realizados por Ferdinand de Saussure. Contem Resumo, Introdução, Desenvolvimento e Conclusão…

Palavras: 2200Páginas: 8

Portfólio O uso das novas tecnologias no ensino de língua

Portfólio O uso das novas tecnologias no ensino de línguas Curso: Letras – Português e Inglês…

Palavras: 3300Páginas: 12

COMO A SOCIEDADE CAPITALISTA CONDUZIU À PADRONIZAÇÃO DO GOSTO EM BENEFÍCIO DA CULTURA DE MASSA

Os avanços tecnológicos admitiram que a cultura fosse criada de forma rápida e proposta ao consumo rápido, sem a necessidade de analisar ou acarretar conexões com demais atividades. A arte passou a ser proposta ao mercado rápido e assim ao lucro, grande parte das atividades desenvolvidas a virada do século XIX para o XX tinha ideia de ser massificadora, comercial e geradora de resultados. Logo, cultura de massas é o meio e o fim pelo qual se conquistam as mais muitas expressões culturais a um objetivo comum e homogêneo. Eles são muito importantes nas instituições contemporâneas em que vivemos e não toleraria permitir de ser um dos essenciais objetos da sociologia. O fundamental conceito sociológico que dá conta dos meios de comunicação é o de indústria cultural, que busca entender a forma de trabalho da cultura de massa nas empresas capitalistas…

Palavras: 2475Páginas: 9

MACABÉA UMA ANÁLISE A PARTIR DA CRÍTICA FEMINISTA Projeto de Pesquisa

O presente estudo traz uma análise da obra “A Hora da Estrela” de Clarice Lispector. Temos por objetivo analisar a personagem Macabéa a partir de uma perspectiva da crítica feminista. Pretendemos fazer uma análise do contexto sócio-histórico em que a obra de Clarice Lispector foi escrita, e estabelecer uma relação entre a análise da personagem e o contexto de criação da obra. Também focar na perspectiva feminista usando a personagem como objeto central da reflexão e pensar na condição da mulher no contexto pós colonialista. …

Palavras: 2750Páginas: 10

O PAPEL DAS FIGURAS FEMININAS PRESENTE NA OBRA CLARA DOS ANJOS LIMA BARRETO

Apesar de ser um autor considerado sem estética definida, Clara dos Anjos apresenta um pouco do realismo e do naturalismo, por abordar os aspectos grotescos da época. Lima Barreto foi determinado pelos críticos como um romancista de primeira República, pois acreditava que a literatura devia expressar diretamente os sentimentos e as ideias pessoais do escritor e por isso quase todas suas obras possuem aspectos autobiográficos. …

Palavras: 1650Páginas: 6

Teaching English to Elementary and Intermediate Students from Private Schools in a Critical and Meaningful Way Unidades didáticas para o ensino de i

Trabalho ESCRITO TOTALEMENTE EM INGLÊS e apresentado ao Curso de Especialização em Ensino de Inglês da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Ensino de Língua Inglesa. …

Palavras: 13475Páginas: 49

Redação enem sobre liberdade de expressão autoral

Redação enem sobre liberdade de expressão, autoral…

Palavras: 275Páginas: 1

Ensaio Gamificação

Trabalho focado no tema da Gamificação na educação escolar…

Palavras: 550Páginas: 2

Produzo Trabalhos Acadêmicos

Olá, me chamo Rafaela Cancio, sou formada pela Universidade do Estado do Pará, a quase 4 anos, cursei letras- Língua Portuguesa, atualmente estou cursando uma pós-graduação em escrita criativa e produções literárias pela FAESA, já trabalho com produção acadêmica a dois anos…

Palavras: 6050Páginas: 22

Atividades Respondidas do Relatório de Estagio do Ensino Médio

São 6 atividades propostas para o relatório de estagio, voltado para a faculdade de letras, com tema "Ensino durante o Ensino Médio". Atribuindo perguntas e respostas sobre determinado tema, seguindo todas as normas da ABNT e proposto para determinado tema. …

Palavras: 2750Páginas: 10

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DAPTADO A PANDEMIA IBRAFABRAS - CURSO LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL

Relatório de estágio adaptado a pandemia modelo FABRAS/IBRA…

Palavras: 17325Páginas: 63

EDUCAÇÃO NO SÉCULO XX

Duas páginas com perguntas e respostas sobre Fundamentos da Educação. O conteúdo refere-se ao período da Escola Nova…

Palavras: 550Páginas: 2

FILOSOFIA - GERALD COHEN E O MARXISMO ANALÍTICO

Consolidado no decorrer da década de 1980 o marxismo analítico pertence a uma corrente do pensamento marxista com destaque especial entre cientistas sociais e filósofos de língua britânica. Associa-se aos aplicados de um grupo de estudiosos denominado “Grupo de Setembro”, cujos membros eram caracterizados por possuírem um claro e rigoroso pensamento acerca dos problemas obscurecidos, via de regra, por uma densa nevoa ideológica. Dentre esses membros destacava-se Gerald Cohen…

Palavras: 825Páginas: 3

FILOSOFIA-A ESSÊNCIA NOS TRÊS TIPOS DE SERES DEUS OS ANJOS E A ALMA POR TOMAS DE AQUINO

Objetivo: foi analisar o conceito de metafísica e a classificação da ciência em Aristóteles. Método: tratou-se de revisão da literatura, baseando-se na busca de artigos publicados entre 2013 a 2020. As bases de dados utilizados serão: SCIELO (Scientific Eletronic Library Online); Google Acadêmico. Os critérios de inclusão utilizados foram: artigos que corresponderam à questão de metodologia de projeto e os critérios de exclusão foram: editoriais, artigos de revisão da literatura e artigos que não correspondessem à questão de outras metodologias proposto por esse estudo. Resultados: a primeira obra na historia da filosofia a receber o título de “Metafísica” foi o tratado de Aristóteles que conhecemos por esse nome. Mas o próprio Aristóteles não usou esse título nem mesmo descreveu seu campo de estudo como “Metafísica”; o nome foi evidentemente cunhado pelo editor do primeiro século a.C. que reuniu o tratado que conhecemos como Metafísica de Aristóteles a partir de varias seleções menores das obras de Aristóteles. Conclusão: esse conhecimento requer a compreensão dos fatos e das causas e a sabedoria só vem com a compreensão dos princípios universais e das causas primarias construídas nessa ciência. O trabalho de Aristóteles em metafísica é, portanto, motivado por esse desejo de sabedoria que requer a busca do conhecimento por si mesmo. Palavras-Chave: Aristóteles; Metafísica; Ciências. …

Palavras: 3300Páginas: 12

Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa

Trabalho de Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa com foco nos paradigmas do ensino na atualidade, por meio de análises de conteúdos apresentados em materiais didáticos, como os livros escolares. Trabalho com imagens ilustrativas e explicativas. …

Palavras: 1375Páginas: 5

História da Educação

Trabalho Acadêmico sobre a História da Educação, realizado com base nas normas da ABNT com Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências . Neste trabalho é abordado a história da educação desde os primórdios na Grécia Antiga até os dias atuais, abordando e apresentado brevemente o surgimento da BNCC no Brasil…

Palavras: 825Páginas: 3

Estudantes com Deficiência Auditiva no Ensino Superior

Este trabalho foi realizado para apresentar as dificuldades dos jovens e adultos com deficiência auditiva para ingressar em uma educação superior, por meio de uma pesquisa densa, foram estudadas as leis que envolvem este tema, mostram que existem meios para esse estudante de aprofundar e se formar. Dá para fazer uma pesquisa com professores de educação especial e ampliar o trabalho para transforma-lo em um TCC Falta fazer o RESUMO. Sem capa, agradecimento ou sumário Já está formatado conforme as normas da ABNT…

Palavras: 7150Páginas: 26

THEODOR W. ADORNO E A EDUCAÇÃO PARA E MANCIPAÇÃO

Neste trabalho trataremos de entender quais foram as principais propostas de Theodor W. Adorno, filósofo alemão e membro da Escola de Frankfurt, para a educação do qual teve como objetivo principal a emancipação do homem. Emancipação, como veremos, significa criar condições para que todos vivam livremente e, assim, possam desenvolver todo o seu potencial. Porém, se por um lado tais objetivos nos são apresentados com alguma obviedade, por outro, como aponta Adorno, sua implementação será em caminhos acidentados. Diante de tais questionamentos, a pesquisa visa mostrar como é possível construir uma educação voltada para a emancipação. Suas propostas de educação permitem repensar a prática docente, a organização da escola e os recursos utilizados pelos agentes educacionais para moldar a sociedade dentro e fora da escola. Nesta discussão, consideraremos, com base em pesquisa bibliográfica, sobre: educação para a emancipação. PALAVRAS-CHAVE: Educação. Emancipação. Educação Escolar …

Palavras: 5775Páginas: 21

Aspectos fundamentais da lógica aristotélico/tomista como posicionamento analítico e prático do ser pensante comum

Este trabalho procura destacar os fundamentos da lógica como forma correta do processo do pensar bem…

Palavras: 2750Páginas: 10

ANÁLISE FILOSÓFICA SOBRE CITAÇÃO DE BENJAMIN CONSTANT

No artigo intitulado "Apontamentos sobre a relação entre liberdade de imprensa e identidade profissional dos jornalistas", estudado ao longo do curso, há uma citação de Benjamin Constant: "O arbitrário (…) contra o pensamento poderá sufocar as verdades mais necessárias, assim como reprimir os erros mais funestos. (…) A liberdade de imprensa sendo o único meio de publicidade é, consequentemente, quaisquer que sejam as formas de governo, a única salvaguarda dos cidadãos. (…) A liberdade de imprensa remedeia dois inconvenientes; ela esclarece a autoridade quando ela se engana, e no mais, ela a impede de fechar voluntariamente os olhos". Com base na citação, segundo Benjamin Constant, por que a liberdade de imprensa é importante no interior das sociedades modernas?…

Palavras: 275Páginas: 1

Estratégias para a vida encontro com Bauman

Trabalho Sobre Filosofia para Gestores - FGV - Café com Bauman…

Palavras: 1925Páginas: 7

Análise Crítica de da obra O Banquete

Trata-se de uma análise crítica da obra "O Banquete", de Platão, exigido em várias disciplinas introdutórias de Filosofia…

Palavras: 1650Páginas: 6

Crítica da Razão Pura - Immanuel Kant - Analise de Trecho do livro

Em sua obra intitulada Crítica da Razão Pura, Kant tinha como objetivo, mostrar os limites do conhecimento humano. Em diversos trechos e em especial a destacada acima, Kant, enfatiza que o nosso conhecimento inicia-se com a experiência. Embora, tal ideia já era largamente defendida por outros filósofos empiristas, o autor traz uma nova luz sobre essa questão, enfatizando que a experiência humana é possível graças a algumas condições …

Palavras: 1100Páginas: 4

APOSTILA DE FILOSOFIA - 9 ano

A Apostila de Filosofia Adonai 2019. É um material didático desenvolvido pelo Professor Dielson Costa, que atua principalmente nas temáticas relacionadas a História, Teologia, Filosofia, Literatura, Produção e Interpretação Textual e Gestão de Pessoas há alguns anos. Atualmente leciona no Ensino Fundamental II e Ensino Médio (Escola Adonai) e realiza palestras na grande Salvador. Autor do livro histórico/teológico: "É vã a vossa fé?" (Editora Vox Salvatoris), um dos autores do livro digital: "A Revolução Russa de 1917 - Lições para a luta socialista atual." (Lemarx/ Faced) e da revista diigital Vozes da Resistência com o texto: Os impactos da Revolução Russa no Brasil (Lemarx / Faced), além de artigos científicos como: "Violência no ambiente escolar" e "A Educação como Ferramenta Histórica de Transformação Nacional" escrito em parceria com a pedagoga Cleidiane Vitória (Publicado no IV Conedu). Realiza palestras de assuntos diversos e ministra aulas particulares, relacionados aos conhecimentos filosóficos, históricos da sociedade, sinergia no ambiente de trabalho e gestão de pessoas. Desde o ano de 2020, é Escritor na empresa Cubo Editorial e Membro do Grupo de Pesquisa Cultura Material, Antiguidade e Cotidiano da Universidade Federal da Bahia. Atualmente trabalha em seu novo livro: "Riscos ao chão: A História de Dako Akabá". …

Palavras: 7150Páginas: 26

APOSTILA DE FILOSOFIA - 7 ano

A Apostila de Filosofia Adonai 2019. É um material didático desenvolvido pelo Professor Dielson Costa, que atua principalmente nas temáticas relacionadas a História, Teologia, Filosofia, Literatura, Produção e Interpretação Textual e Gestão de Pessoas há alguns anos. Atualmente leciona no Ensino Fundamental II e Ensino Médio (Escola Adonai) e realiza palestras na grande Salvador. Autor do livro histórico/teológico: "É vã a vossa fé?" (Editora Vox Salvatoris), um dos autores do livro digital: "A Revolução Russa de 1917 - Lições para a luta socialista atual." (Lemarx/ Faced) e da revista diigital Vozes da Resistência com o texto: Os impactos da Revolução Russa no Brasil (Lemarx / Faced), além de artigos científicos como: "Violência no ambiente escolar" e "A Educação como Ferramenta Histórica de Transformação Nacional" escrito em parceria com a pedagoga Cleidiane Vitória (Publicado no IV Conedu). Realiza palestras de assuntos diversos e ministra aulas particulares, relacionados aos conhecimentos filosóficos, históricos da sociedade, sinergia no ambiente de trabalho e gestão de pessoas. Desde o ano de 2020, é Escritor na empresa Cubo Editorial e Membro do Grupo de Pesquisa Cultura Material, Antiguidade e Cotidiano da Universidade Federal da Bahia. Atualmente trabalha em seu novo livro: "Riscos ao chão: A História de Dako Akabá". …

Palavras: 6875Páginas: 25

AVALIAÇÃO PARCIAL - 9 ano

INSTRUÇÕES: • Antes de começar a responder, verifique se sua avaliação está completa. • Preencha o cabeçalho, exceto NOTA. Avaliação sem nome, não será considerada. • As questões a lápis, não serão consideradas. Utilize caneta esferográfica AZUL ou PRETA. • Leia atentamente a avaliação antes de respondê-la para não cometer erros. • Não é permitido rasuras, nem uso de corretivo. Isso anula a questão. • Estamos torcendo pelo seu bom desempenho. …

Palavras: 550Páginas: 2

AVALIAÇÃO PARCIAL - 8 ano

INSTRUÇÕES: • Antes de começar a responder, verifique se sua avaliação está completa. • Preencha o cabeçalho, exceto NOTA. Avaliação sem nome, não será considerada. • As questões a lápis, não serão consideradas. Utilize caneta esferográfica AZUL ou PRETA. • Leia atentamente a avaliação antes de respondê-la para não cometer erros. • Não é permitido rasuras, nem uso de corretivo. Isso anula a questão. • Estamos torcendo pelo seu bom desempenho. …

Palavras: 550Páginas: 2

AVALIAÇÃO PARCIAL - 7 ano

INSTRUÇÕES: • Antes de começar a responder, verifique se sua avaliação está completa. • Preencha o cabeçalho, exceto NOTA. Avaliação sem nome, não será considerada. • As questões a lápis, não serão consideradas. Utilize caneta esferográfica AZUL ou PRETA. • Leia atentamente a avaliação antes de respondê-la para não cometer erros. • Não é permitido rasuras, nem uso de corretivo. Isso anula a questão. • Estamos torcendo pelo seu bom desempenho. …

Palavras: 550Páginas: 2

AVALIAÇÃO PARCIAL - 6 ano

AVALIAÇÃO PARCIAL INSTRUÇÕES: • Antes de começar a responder, verifique se sua avaliação está completa. • Preencha o cabeçalho, exceto NOTA. Avaliação sem nome, não será considerada. • As questões a lápis, não serão consideradas. Utilize caneta esferográfica AZUL ou PRETA. • Leia atentamente a avaliação antes de respondê-la para não cometer erros. • Não é permitido rasuras, nem uso de corretivo. Isso anula a questão. • Estamos torcendo pelo seu bom desempenho. …

Palavras: 550Páginas: 2

MUDANÇA DE SENTIDO QUANTO AO EMPREGO DA PREPOSIÇÃO NA REGÊNCIA DE VERBOS

O trabalho aqui sugerido tem como objetivo analisar a regência verbal de três verbos, a saber: assistir, pensar e custar. Foi entregue à Unitau, no ano de 2020, no curso de Letras e avaliado com 9.0…

Palavras: 4125Páginas: 15

O professor e o conflito das gerações

O presente artigo tem por objetivo identificar as diferenças entre as diversas gerações da juventude brasileira com o intuito de obter um maior entendimento sobre a geração contemporânea e o melhor método educacional a ser utilizado, no âmbito do ensino de linguagens. Ao se tornar um professor, é necessário que saibamos identificar os perfis dos nossos alunos para se obter o melhor método interdisciplinar. O professor de hoje vai além do ensinar, ele muitas vezes se torna a melhor influência, ou até mesmo a única, de um ser humano de bem, com valores e princípios. …

Palavras: 5775Páginas: 21

Resenha sobre AIDSPlinio Marcos

A propaganda AIDS/Plinio Marcos foi exibida na casa de detenção em São Paulo, realizada pela agencia ADAG e pela TV Cultura, escrita por Plinio Marcos (1935 – 1999), dramaturgo de linguagem “crua” que viveu na época da ditadura militar e por isso foi censurado. …

Palavras: 550Páginas: 2

A INTRODUÇÃO DA LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS E SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE

"...na área educacional,LIBRAS a linguagem brasileira de sinais é ainda pouco divulgada e porque não dizer ignorada por quem simplesmente não depende dela ou não se vê na pessoa de um surdo por exemplo.A sabedoria do cantor CAZUZA não deixou passar em branco a visão míope da maioria das pessoas que simplesmente acham que todo mundo ouve,vê ou fala naturalmente como se o problema não existisse,graças ao bom Deus, para uma pequena parcela da população,dizia: "Olhe o mundo com a coragem do cego,entenda as palavras com a atenção dos surdos,fale com a mão e com os olhos,como fazem os mudos!" Maravilhoso e eterno CAZUZA..." OBS.: o TCC em questão foi analisado e conceituado pela instituição com nota máxima de pontuação em sua primeira apresentação,sem revisões!…

Palavras: 3575Páginas: 13

INSERÇÃO DE IDEIAS ACESSÓRIAS, USO DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO E CLAREZA DO TEXTO

O trabalho segue as normas da ABNT, sendo divido em pré textual, textual e pós textual. Na parte textual temos introdução, desenvolvimento e conclusão. No desenvolvimento ocorre a coleta de dados e o estudo de cada caso. Após a coleta de dados para a pesquisa, serão analisados três parágrafos de diferentes Gêneros Textuais: poesia, artigo acadêmico e manchete de jornal. A partir veremos em cada Gênero textual a inserção de ideias acessórias, uso dos sinais de pontuação e clareza do texto…

Palavras: 1375Páginas: 5

O DESAFIO DE SE FORMAR UM LEITOR PROFICIENTE NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

RESUMO A sociedade é marcada pela progressão gradativa e irreversível da tecnologia, em que a literatura define como Sociedade da Informação, mediante a criação e disseminação de informações em escala e velocidade nunca vistas antes. Porém, apesar de tamanha demanda de dados, também é notada uma deficiência na capacidade de leitura e compreensão, fato que interfere no desenvolvimento da competência cognitiva do indivíduo, logo, causa limitação no entendimento, ou seja, o leitor decodifica o texto, mas não o compreende em sua totalidade, para minimizar tal situação, a leitura proficiente age no desenvolvimento do campo cognitivo, para que seja possível que este tenha capacidade de tomada de decisão consciente, como cidadão. Portanto, mediante a relevância deste assunto, por interferir diretamente no comportamento e pensamento, este trabalho visa o desenvolvimento da leitura proficiente em alunos do ensino fundamental II na Escola Pública do Município de Suzano, no Estado de São Paulo, bem como o levantamento das dificuldades encontradas no processo de leitura proficiente e os impactos dessa deficiência na sociedade. PALAVRAS-CHAVE: Leitura; Ensino fundamental; Proficiência; Cognição. …

Palavras: 3300Páginas: 12

A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA…

Palavras: 3575Páginas: 13

A INFLUENCIA DAS REDES SOCIAIS NA ESCRITA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

O presente trabalho aborda o tema: A Influência das redes sociais na escrita dos alunos do ensino médio. O objetivo desse trabalho é: Analisar o uso constante das redes sociais e seus impactos na escrita dos alunos do ensino médio; Identificar os transtornos que o uso constante das redes sociais causam no processo de ensino aprendizagem nos alunos do ensino médio; Observar a influência do uso das redes sociais na escrita dos jovens; Conhecer técnicas que possam auxiliar o aluno a desvincular o uso das redes sociais e a escrita formal. Com o avanço da tecnologia além dos benefícios que esta trouxe consigo, alguns transtornos também surgiram como foi o caso da abreviação da escrita que acabou distanciando o jovem da linguagem formal, diante desse quadro questionamos como o uso constante das redes sociais interferem na escrita dos alunos do ensino médio? Trabalho este fundamentado através de nomes como: Chaluh, Silva(0000), Higounet. Geraldi, Johannes, Costa entre outros. Gutenberg, Costa, entre outros…

Palavras: 4400Páginas: 16

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SINDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO NA ESCOLA

O tema A Inclusão de crianças com Sindrome de Down na Educação infantil na escola, foi escolhido para ser pesquisado a fim de realizar esse trabalho de conclusão de curso e veio da inquietação que surgiu ao longo do curso de Pedagogia, onde questionamentos relacionados à referida temática passaram a ser abordados abrindo uma série de possibilidades a serem investigadas pelo pesquisador…

Palavras: 2750Páginas: 10

CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM

A elaboração deste artigo tem por intuito refletir sobre a Concepção de Linguagem. Para a elaboração desse trabalho buscou – se solucionar a problemática de: Por que é importante, para o ensino de língua escrita, ter uma concepção clara de linguagem? E através desse problema objetivamos Entender a linguagem como um processo mecânico, linear de comunicação, em que alguém envia uma mensagem que é recebida, tal e qual, pelo seu destinatário; Compreender que a linguagem não só é construída e aprendida no interior de um processo histórico-social, como ela própria se configura como tal. Enquanto processo, a linguagem integra organicamente vários elementos também de origem histórico-social; Afirmar que se denomina linguagem qualquer meio de representar e comunicar a realidade, por meio de signos convencionais, minimamente organizados. A linguagem constitui um processo de significação: supõe a faculdade de representar a realidade por meio de signos, isto é, de estabelecer uma relação de significação entre alguma coisa que se escolheu para significá-la. Já na metodologia Utilizamos pesquisa bibliográfica…

Palavras: 3850Páginas: 14

Carta de motivação

uma carta de motivação escrita em inglês…

Palavras: 550Páginas: 2

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO O ESTUDO DA ESCOLA SOB A PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA

Este artigo de revisão aborda inicialmente a discussão sobre a importância da Sociologia da Educação e a teoria durkheiana, e, posteriormente, discorre sobre o contexto da questão educacional e principais agentes de socialização; nas considerações finais analisa os resultados da pesquisa realizada na literatura específica. …

Palavras: 3850Páginas: 14

O VÍDEO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA PRODUÇÃO ESCRITA

O objetivo deste estudo é contribuir com as discussões sobre o uso de vídeos no ensino da produção escrita. Para discutir essa temática privilegiou-se a revisão sistemática da literatura, através de trabalhos publicados nas seguintes bases de dados: MEC e SCIELO. Os principais teóricos que fundamentam este estudo são: Amaral (2006), que discorre sobre o uso do vídeo no processo de ensino e aprendizagem e a complexidade da argumentação apresentada pelos sujeitos; Rosa (2006), que aponta a linguagem audiovisual com suas imagens conectadas a ideias possui um potencial motivador que explora conhecimentos, emoções e sensações que podem despertar o interesse dos alunos; Zanon, (2010), mostra que a aprendizagem com o vídeo como ferramenta didática pode ser considerada significativa…

Palavras: 3025Páginas: 11

Atividade de estagio

Trabalho de estágio de observação em língua portuguesa feito em dois colégios Estaduais. Foi entregue dia 06 de agosto de 2009, tendo recebido nota máxima 10.0 …

Palavras: 1100Páginas: 4

1 - DA MIMESES AO TRAP

O presente trabalho discursa acerca da Mimeses (aristotélica) relacionando-a com o conceito de plágio/cópia que os fãs de rap (trap) têm tanto questionado dos artistas atuais. A versão atual anexada pode ser modificada por mim, caso o cliente assim deseje, basta apontar os pontos que deseja incluir ou alterar, que realizo o trabalho (cobrando a diferença pela modificação). …

Palavras: 1650Páginas: 6

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA INGLESA

Apostila: Oficina de metodologia, didática e prática de ensino da língua Inglesa. Material para formação continuada de professores. …

Palavras: 14025Páginas: 51

ENSINAR INGLÊS ATRAVÉS DA INTERNET

Este artigo apresenta uma nova metodologia de ensino do inglês, com o uso YouTube como ferramenta mediadora, visando amenizar as dificuldades encontradas por alunos e professores nesse âmbito…

Palavras: 5500Páginas: 20

Universidade como meio de resistência e formação de indivíduos com pensamento crítico

• A universidade como meio de ascensão profissional e financeira; • Universidade como meio de resistência e formação de indivíduos com pensamento crítico; • A mídia como influência na busca exagerada e idealista para o sucesso. …

Palavras: 550Páginas: 2

Ensaio filosófico sobre Redução da Idade Penal (Em inglês)

O trabalho foi feito para o Cefet-MG (Campus Timóteo)…

Palavras: 1100Páginas: 4

Texto-resumo do livro: Política de Aristóteles (p. 8 – 12; 18 – 24 e 30 – 33)

Para Aristóteles é preciso diferenciar o pai de família de um rei ou magistrado, enganam-se aqueles que acreditam que a diferença está apenas no número de súditos. Para ele, o Rei governa soberanamente, o Magistrado obedece a uma Constituição. Deste modo, é preciso inicialmente, remontar-se à origem, da formação da cidade. …

Palavras: 550Páginas: 2

5. A CONSCIÊNCIA DENTRO DOS PARÂMETROS FILOSÓFICOS

Pretendemos promover através desse artigo, conhecimentos gerais e específicos em torno da temática ao qual nos responsabilizamos a abordar, sendo ela: A consciência dentro dos parâmetros filosóficos. A mente humana sempre foi objeto de estudo direta ou indiretamente, uma vez que, o conhecimento (ou a consciência) é a essência do ser humano. Essa consciência ao qual tanto desejamos e lutamos para desvendar nos direciona ao sentido da própria vida e dela as descobertas são fundamentais para o processo evolutivo, progresso e a revolução. Compreender o que nos faz ser quem somos e nos mover de acordo com os nossos próprios pensamentos; agir de acordo com o que acreditamos ser o melhor para nos mesmos, “andar com nossos próprios pés” e a missão de todo e qualquer pensador filosófico. Sendo assim, a filosofia busca não só estudar a consciência como um elemento psíquico, mas torna-la de alguma forma palpável, ainda que não fisicamente…

Palavras: 4675Páginas: 17

Santo Agostinho e São Tomas de Aquino

Um resumo de qualidade…

Palavras: 275Páginas: 1

O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO A exclusão da grade curricular nas instituições educacionais

Trabalho para conclusão de graduação. 100% original. Pesquisado em livros e autores atuais com histórica do Ensino de Filosofia no Brasil. Folha de rosto, primeira página, índice, texto nota 100, com certeza…

Palavras: 5500Páginas: 20

O CONCEITO DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO E AS POLÍTICAS QUE ATRAPALHAM SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA

Instrumento da pesquisa bibliográfico acerca do Estudo de Filosofia no Ensino Médio Brasileiro. O papel da política na exclusão e inserção da disciplina na grade curricular educacional. Palavras chave: Filosofia. Ensino Médio.Raciocínio. …

Palavras: 6325Páginas: 23

Tática de mini empresa

Regularizar das mini empresa, opinião ativas pra alavanca os negócios da sua empresa ideia ativas e competência do projetos…

Palavras: 79750Páginas: 290

Relatório de estágio supervisionado

O presente relatório tem como objetivo apresentar um pequeno relato de minha experiência como estagiário no XXXXXXX, entre os dias 18 de agosto de 2016 ao dia 31 de outubro de 2016. Este estágio teve como objetivo observar e ministrar a pratica de ensino pedagógico na mesma instituição de ensino. O estágio de regência tem como objetivo introduzir o aluno acadêmico a ter experiência direta com o campo educacional. O estagiário, deve buscar uma continua formação densa de sua área de estudo para fins de estar bem preparado para, futuramente, conseguir manter o domínio de si, e de todo conhecimento adquirido, transmitindo-o para outras pessoas. As disciplinas pedagógicas que são inseridas ao longo de um curso de licenciatura têm como objetivo orientar e fornecer meios que possibilitem ao candidato se sentir seguro em sua opção de vida escolhida. …

Palavras: 13750Páginas: 50

Redação sobre o corona vírus, 261 palavras

Redação sobre A atual pandemia e suas consequências ao Brasil …

Palavras: 275Páginas: 1

Aulas de lettering

Olá Meu nome é Maria Vitória, faço lettering e vou ensinar tudo que sei pra vocês, vai ser muito legal e vai ter muito mais…

Palavras: 8250Páginas: 30

PCC - Filosofia Moral e Ética Aprovado

1 INTRODUÇÃO 03 2 DESENVOLVIMENTO 04 2.1 Reflexões criticas sobre os vídeos relacionados 05 2.2 Reflexões sobre a Roda de Conversa e Projeto de ética 07 2.3 Comentátios e Citações 10 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11 REFERÊNCIAS 12 …

Palavras: 3300Páginas: 12

Práticas pedagógicas relacionadas à escrita

Conteúdo relacionado à prática pedagógica relacionada à escrita…

Palavras: 825Páginas: 3

A personagem de ficção

O estudo das diferentes faces de personagens de obras literárias caracterizados na heterogenia da arte…

Palavras: 1650Páginas: 6

O círculo de giz caucasiano

Título: O círculo de giz caucasiano Autor: BRECHT, Bertold Edição: Cosac & Naify Edições Local da Publicação: São Paulo Ano da Publicação: 2002…

Palavras: 1650Páginas: 6

Filosofia Bioética

O trabalho relaciona a filosofia com a bioética, argumentando da importância das comissões de ética…

Palavras: 825Páginas: 3

Apostila de Inglês com modulo 7 - QUINTA SÉRIE - FORMATA WORD

INGLÊS 5ª SÉRIE The Alphabet 1 Greetings 1 Apresentando Alguém 3 Occupations 5 Indefinite Articles 5 Definite Articles 6 Vocabulary Study 6 Pronomes Demonstrativos (Parte 1) 6 Pronomes Demonstrativos (Parte 2) 7 …

Palavras: 13750Páginas: 50

The Brain (O Cérebro)

Trabalho com informações sobre o cérebro Seus funcionamentos propostas para o futuro. mando o arquivo completo pelo E-mail!…

Palavras: 825Páginas: 3

Inglês Iniciante - Apostila

O domínio da língua inglesa permite fazer viagens, melhorar de emprego e até mesmo estudar no exterior. Com esse material, você consegue desenvolver o inglês iniciante de forma autodidata. …

Palavras: 3575Páginas: 13

Mitologia Tupi-Guarani (Resumida)

Esse é um resumo que fala sobre alguns Deuses da mitologia Tupi. Ele não aborda opiniões, apenas diferentes teorias sobre a historia dos Deuses. …

Palavras: 550Páginas: 2

Fé e Razão

Conceitos de fé e razão no mundo filosófico …

Palavras: 1925Páginas: 7

VERBO TO BE PARA INICIANTES

exemplos e explicações sobre o verbo to be, com alguns exercícios ao final para melhor compreendimento do tema…

Palavras: 3025Páginas: 11

Sequência Didática para Aulas de Língua Inglesa (Tema: HIV)

Sequência didática para apresentar em faculdades ou para usar em aulas de língua inglesa para alunos do primeiro ano do Ensino médio. Há muitas atividades interessantes. Pode-se, também, complementar facilmente o arquivo e os exercícios no próprio Word ou passá-los para Power Point. Trabalho obtido peso 9,7 de 10. …

Palavras: 3850Páginas: 14

Platão e Aristóteles

A influência de Platão e Aristóteles no mundo ocidental…

Palavras: 10450Páginas: 38

República brasileira e o 18 brumário de Karl Marx

Trabalho simples…

Palavras: 1375Páginas: 5

A noção do bilinguismo

E no decorrer dos últimos anos que a busca pelo aprendizado de uma segunda língua, principalmente a língua inglesa, vem crescendo no Brasil. Adultos procuram atualizar-se para o mercado de trabalho, que cada vez mais exige um segundo idioma de seus candidatos. Ser bilíngue, é exatamente a mesma coisa que ser capaz de falar e escrever duas línguas diferentes fluente (seu idioma nativo e outro de sua escolha). Atualmente, empresas multinacionais exigem de certos cargos o segundo idioma, de preferência o inglês, pois é o mais viável para comunicações em diversos países e também garante uma remuneração à mais de 61% segundo a “Catho” (site de empregos). No Brasil temos grandes referencias de pessoas bilíngues, tais como, o cantor e compositor, Gilberto Gil, o ator Rodrigo Santoro, entre outros. O bilinguismo também se inclui para a Língua de Sinais, pois foi adquirido para a educação de pessoas com deficiências auditivas, sendo assim, se tornando mais acessível o acesso dos mesmos no ensino. …

Palavras: 2750Páginas: 10

Ética - Breves considerações e relações

Trabalho entregue à disciplina de Ética, Política e Governação - Mestrado em Ciências Políticas e Estudos Africanos Nota recebida: 8,0 Conteúdos: 1. O Nascimento da Ética – Grécia Antiga 2. O Ocaso da Ética – A Idade Média 3. O Renascimento da Ética – A Idade Moderna 4. A Ética como Ciência – Contemporaneidade …

Palavras: 3575Páginas: 13

The difference between early days and nowadays

trabalho opinativo …

Palavras: 275Páginas: 1

Bilinguismo - a importância da língua inglesa para a vida

Falei sobre ser bilingue e a importância que a lingua inglesa tem no mundo atual e globalizado, e minha nota foi B ( muito bom )…

Palavras: 4675Páginas: 17

O Príncipe, capítulo XVI – De liberalitate et parsimonia

O Príncipe de Maquiavel, resumo/resenha do capítulo XVI – De liberalitate et parsimonia, das principais ideias políticas do filósofo comparando-o com a politica atual…

Palavras: 550Páginas: 2

A EDUCAÇÃO EM ERASMO: UMA LEITURA DA OBRA DE PUERIS

99% de originalidade Universidade Federal do Mato Grosso…

Palavras: 30250Páginas: 110

Candida Albicans

Trabalho de língua Inglesa sobre Candida Albicans…

Palavras: 2750Páginas: 10

A IMPORTÂNCIA DA ALMA EM PLATÃO NA OBRA FÉDON E SUA INFLUÊNCIA NA FILOSOFIA C

Universidade Católica de Brasília - 2013 A importância da alma em Platão tem seu ponto de partida na origem da alma, que o mesmo concebe como a “queda da alma” que, como castigo da sua prevaricação, é constrangida a encerrar-se num corpo que nunca possuirá, dando assim margem ao desenvolvimento de um dos pontos mais constantemente afirmados na doutrina platônica: a preexistência da alma, ou seja, a alma já existia antes do corpo. A alma em relação ao corpo desenvolve uma união acidental apenas para formar o homem. O Espírito por sua vez é a vida do corpo; neste sentido é a alma do corpo e, portanto, sua forma. É a alma somente no sentido de que é a vida do corpo. A imortalidade da alma não é perpetuidade da mesma no tempo, mas além do tempo, onde encontrará sua realização. Platão cita três argumentos para a imortalidade da alma: geração dos contrários (os contrários nascem dos contrários: da vida a morte, e em sentido inverso, da morte se gera a vida), reminiscência (só é possível o conhecimento se a alma tiver existido em algum lugar antes de gerar-se na forma humana) e simplicidade (declara que a alma não é composta por ser simples). Tendo-se admitido a imortalidade da alma, percebe-se que a sua única salvação está em que ela se torne a melhor e a mais sábia possível. A alma na concepção cristã é o pensar que se conhece a si mesmo, tendo como existência uma entidade espiritual, e não tanto como parte ou princípio do corpo; a alma é uma entidade pessoal. O homem é uno de corpo e alma. Na doutrina cristã cada alma recebe uma retribuição eterna a partir de sua morte em um juízo particular…

Palavras: 9350Páginas: 34