PROJETO DE ENSINO METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NO ENSINO DE INGLÊS - UnoparAnhanguera

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

TEMA 4 3. JUSTIFICATIVA 5 4. PARTICIPANTES 6 5. OBJETIVOS 6 5. Objetivo geral 6 5. Este trabalho acadêmico incumbe-se de levantar uma discussão sobre a importância do uso das metodologias ativas no ensino da língua inglês, assim como destaca potencialidades e, apresenta uma sugestão de intervenção pedagógica que adote práticas de ensino que permitem que o estudante tenha maior presença no processo de aprendizado. TEMA Atualmente fala-se muito em Metodologias Ativas, a qual pode ser conceituada como uma nova maneira de pensar o ensino tradicional. Aliada a BNCC, as Metodologias Ativas buscam a promoção do aluno como protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem.  Desta forma, elas surgem como uma alternativa interessante de propiciar aos estudantes meio que os conduzem a guiar o seu desenvolvimento educacional, esquivando do ensino tradicional e bancário.

Atrelado a alguns tipos de metodologias ativas estão os recursos digitais oriundos das tecnologias. O professor que outrora era visto como o detentor do saber, hoje é simplesmente um mediador do processo de ensino aprendizagem. Neste sentido, há de concordar que “aprender é próprio do aluno: só ele aprende, e por si; portanto, a iniciativa lhe cabe. O professor é um guia, um diretor; pilota a embarcação, mas a energia propulsora deve partir dos que aprendem”. Dewey, 1979a, p. apud Lovato et al 2018 p,157). Desta forma, os discentes apropriam do desenvolvimento autônomo com no uso comunicativo no idioma nativo e do estrangeiro. Sobre o público-alvo do ensino da língua inglesa, Viegas (2021) explica que a BNCC entende que o ensino do idioma é obrigatório a partir dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

 Isso quer dizer que em qualquer escola do país, a partir desta etapa escolar, deve constar na sua grade o ensino do inglês, pontua a autora. Mediante o exposto, os participantes da proposta de intervenção pedagógica mediante uso das MA são alunos do ensino fundamental II, sendo indicado utilizar as mesmas estratégias no ensino da disciplina língua inglesa nas séries que compõem o ensino médio. OBJETIVOS 5. Nesse cenário encontra-se uma imensa maioria de brasileiros na educação básica, que apesar de estudarem inglês não conseguem adquirir fluência. Segundo dados recentes do instituto British Council, apenas 1% da população brasileira fala inglês fluentemente, o que coloca o país no 60º lugar no ranking de proficiência.

Diante do exposto, há uma responsabilização muito forte do professor, como profissional e da escola como um todo por serem quem estão à frente desses desafios nos processos de ensino e aprendizagem nas condições atuais; acontece que as dificuldades se tornam maiores quando a escola não detém e não recebe o apoio necessário da secretaria, a qual esteja subordinada e, a equipe docente precisa fazer malabarismo para atender as necessidades do alunado. Mesmo cientes das limitações e dificuldades, professores de língua inglesa com formação acadêmica na área ou não, devem se reciclar e buscar estratégias metodológicas para mudar esse cenário. Que tal mudar a metodologia? Que tal sair da aula expositiva? Estratégias de ensino que priorize o aluno protagonista da própria aprendizagem em detrimento do aluno receptor.

É necessário que se altere o método de ensino para que se possa incluir definitivamente todos os alunos, independente de raça, religião, cor, gênero e ritmo de aprendizado, de forma democrática, para garantir educação de qualidade e experiências sociais satisfatórias para todos (LIMA, 2020). Metodologias Ativas Segundo Araújo (2015) a etimologia da palavra metodologia, vem do grego e compõe-se em três termos: “metá” (Através), hodós (caminho) e logos (ciência). compreende-se, assim, que metodologia pode ser entendida como como um tratado ou disposição sobre o caminho através do qual se busca, por exemplo, um dado objetivo de ensino ou mesmo uma finalidade educativa. Não haveria, por conseguinte, uma metodologia de ensino sem intencionalidade imediata, a curto prazo e de caráter programático (constituída pelos objetivos), e mediata, de caráter teleológico (pelas finalidades).

Metodologia é o caminho percorrido para alcançar determinado objetivo, ou seja, é a forma que se escolhe para ampliar o conhecimento sobre determinado assunto, fato ou fenômeno, “sendo uma série de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para atingir determinado conhecimento” (ZANELLA, 2013. A metodologia ativa é uma estratégia educativa que pretende focar no aluno o processo de ensino-aprendizagem, de modo que o aluno participando como protagonista construa o conhecimento com a mediação do professor. Dessa forma, o processo de aprendizagem torna-se mais significativo e o aluno é capaz de aprender de maneira mais efetiva, pois atua como protagonista de seu ensino (MELLO; ALMEIDA NETO; PETRILHO, 2019). As metodologias ativas valorizam o pensamento crítico e reflexivo, que resultam em maior interesse dos alunos e, por conseguinte, otimiza a aprendizagem. Existem variados tipos de metodologias ativas, sendo algumas mais eficazes em algumas disciplinas do que outras.

Os benefícios das metodologias ativas para a aprendizagem da língua inglesa Valente, Silva e Geraldini (2017) realizaram sua pesquisa a partir de um trabalho prático do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade de São Paulo, o qual, os autores afirmaram que os alunos do Programa de Pós-Graduação não demonstraram muito conhecimento sobre as metodologias ativas e nem como colocá-las em prática, por outro lado, os alunos que vivenciaram as experiências práticas das metodologias ativas mostraram-se motivados, curiosos e entusiasmados com a prática. Nesse sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) atentam que para o aprendizado da língua estrangeira é necessário compreender o que é a linguagem e sua aplicação e significado para a sociedade, enfatizando a perspectiva de contextualização e progressão do conhecimento no planejamento docente (BRASIL, 1998).

Silva, Toassi e Harvey (2020) explicam que para que o ensino da língua estrangeiro seja significativo pode-se usar as metodologias ativas de aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação, de forma que o bom planejamento para o uso destas técnicas e recursos resultam em benefícios para o aprendizado e desenvolvimento do aluno, como a autonomia, maior autoconfiança e aperfeiçoamento da aprendizagem. Moura (2018) afirma que tendo a compreensão das especificidades dos objetivos de aprendizado da língua estrangeira, a carga horária e o público-alvo, os docentes devem elaborar metodologias que considerem a individualidade dos alunos durante o processo educativo e o método de alfabetização: [. o bilinguismo está diretamente relacionado com as funções cognitivas, uma vez que podem ser aprimoradas pelo constante exercício de troca entre os dois sistemas de linguagem que estão em contínua competição na mente do indivíduo bilíngue (MOURA, 2018, p.

Dessa forma, as metodologias ativas que são capazes de desafiar os alunos, dão significado ao aprendizado tornando mais fácil a assimilação pelo aluno e a apreensão da língua estrangeira. Nela o professor busca explorar aspectos como liderança, delegação de tarefas, colaboração, empatia, entre outras habilidades socioemocionais que são aspectos tão importantes no mercado de trabalho. É importante destacar que, embora os alunos tenham mais autonomia e sejam desafiados a encontrar uma solução para um problema, é necessária a participação direta do professor como mediador. É indicado que o docente crie grupos online em plataformas ou em aplicativos de mensagens instantâneas, crie cards com tarefas, estipule prazos de entrega, anexe arquivos, faça checklists das etapas do trabalho, anexar arquivos, coloque etiquetas com o status da atividade; A segunda sugestão é o trabalho com sala de aula invertida; nela os alunos adquirem conteúdos de maneira assíncrona por meio de recursos digitais e o momento da aula é utilizado para realizar discussões e dinâmicas que se vinculem a esse conteúdo adquirido.

Neste tipo de metodologia de forma mais básica se usa frequentemente aplicativos de mensagens instantânea, entretanto sugere-se explorar a plataforma online Mentimeter para melhor acompanhamento das produções. Explorando a plataforma online Mentimeter tem-se a possibilidade de criar e compartilhar apresentações de slides com interatividade, arquivos em formato PDF, criar nuvens de palavras, importar arquivos do PowerPoint e do Google Docs, criar quizzes, inserir questionários, oferecer suporte a perguntas e respostas. As metodologias utilizadas em sala de aula precisaram ser adaptadas para utilização das tecnologias de forma ativa, assim como a curadoria de recursos midiáticos que pudessem ser inseridos em suas aulas que fossem de fácil entendimento para os educandos assim como a linguagem utilizada para a comunicação à distância. É relevante considerar que a utilização social de mecanismos provenientes das Tecnologias da Informação e Comunicação, como os jogos, em contextos como o processo educativo e socioeducativo, estabelecem paralelos com a perspectiva lúdica, interativa e criativa de trabalhar em sala de aula os conteúdos curriculares, bem como promover uma aprendizagem significativa, diferenciada e que promova novas construções do saber, dialogicamente.

Tendo em vista que as metodologias ativas possibilitam que o conhecimento seja construído por meio do diálogo, da descoberta, considerando as competências socioemocionais e inovadoras práticas, de maneira o professor poderá trabalhar em suas aulas a criticidade e criatividade, junto aos seus alunos; é urgente a adesão dessas práticas pensando na melhoria do ensino. REFERÊNCIAS ANTUNES, A. J. Programa de Apoio à Iniciação Científica - PAIC 2016-2017 BRASIL, 1996. Lei n. de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário oficial da União, Brasília, 20 de dezembro de 1996. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Ministério da Educação e Cultura: Brasília, Brasil, 2018.

O Pedagogo docente e o ensino de Arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação em Foco, Belo Horizonte, ano 23, n. set. dez. MACIEL, Cássia Emídio et al. Ensino Bilíngue: motivações, métodos e práticas vivenciadas no Colégio Internacional Everest. Brasília: Universidade de Brasília, 2018. PEREIRA, Juliana de Carvalho Moral Queiroz. O ensino da língua inglesa na educação infantil: considerações sobre formação e prática docente. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2016. TEIXEIRA, Clarissa Stefani; SILVA, Mônica Ronneberg. A Cultura Maker em prol da inovação: boas práticas voltadas a sistemas educacionais. In: Rio +30 Conferência Antrotec, 2017. VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; GERALDINI, Alexandra Flogi Serpa. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino.

Ijuí – RS: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2016. ZANELLA, L. C. H. Metodologia de Pesquisa.

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