REALISMO E NATURALISMO

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

Belo Horizonte: Faculdade IPEMIG, 2022. Especialização em Filosofia. RESUMO Este artigo aborda a temática Realismo e Naturalismo, onde será analisado a origem e contexto dos movimentos artísticos e literários e seus principais autores, que demonstram forte caráter ideológico frente à perfeição do romantismo e a expansão da burguesia. Será realizado uma breve análise sobre a chegada dos movimentos artísticos e literários no Brasil. Para a realização de artigo será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com material retirados das bases de dados da Scielo Brasil - Scientific Electronic Library Online e da CAPES Periódicos, juntamente com material impresso de relevância sobre o tema. REFERENCIAS 11 1. INTRODUÇÃO No fim do século XVIII surge um movimento que privilegia a subjetividade individual, com a representação da exaltação do homem, do belo e da natureza, essa tendência estética e filosófica dominante em todas as áreas do pensamento e criações artísticas, denominada como Romantismo característico da ascensão burguesa, se estabeleceu até meados do século XIX.

Sua característica relativa à narrativa imaginosa de forma poética, incita a fantasia, o heroísmo, a liberdade e a multiplicidade das emoções em mundos idealizados e inspiradores. Na segunda metade do século XIX o Romantismo é confrontado por dois movimentos literários, resumidos na ideia da representação realista da sociedade, denominados como Realismo e Naturalismo. Contudo, os movimentos Realismo e Naturalismo, foram estabelecidos com ideias semelhantes do negar o Romantismo e todo o seu contexto, porém seus objetivos eram diferentes e serão explanados neste artigo. O realismo não só foi moldado como uma importante escola e períodos da história da literatura, mas também foi uma constante de toda a literatura. Em geral, os realistas retratavam temas e situações em contextos contemporâneos do cotidiano, e tentaram descrever indivíduos de todas as classes sociais de uma maneira similar (MARTINS, 2017, p.

Portanto, Reis (2013, p. adverte que o realismo se conecta a pensamentos de índole reformista e alguns casos com índoles socialistas, tendo em vista que a sociedade burguesa do século XIX apresenta disfunções que atinge diretamente a coletividade como as disfunções culturais, econômicas e políticas, onde se faz necessário agir sobre a sociedade nos termos críticos que são usuais na literatura realista. O escritor francês Guy de Maupassant (1885 apud REIS, 2013, p. O movimento artístico e literário naturalista é considerado a radicalização do movimento do realismo, a partir da crueza, do rebaixamento, do excesso e da marginalidade (SILVA, 2016, p. Os escritores naturalistas, influenciados pela Revolução Industrial e pelos avanços da ciência na segunda metade do século XIX, buscam incorporar o método científico à criação literária, dando origem ao romance experimental (ICM e SEC, 2017, p.

Contudo, a estética do naturalismo foi influenciada pela teoria de Darwin em seu livro: A origem das espécies, onde afirma que os seres humanos são resultado de um longo processo evolutivo e não uma espécie de criação divina, assim o ser humano era um animal como qualquer outro, porém como seres adaptados conseguem sobreviver, essa ideia fortaleceu o apoia a ciência da época (SODRÉ, 1965, p. O o foco do naturalismo se baseava muito mais nas classes sociais menos privilegiadas, com abordagens de temas vistos como patologias da sociedade, afirma Silva: Os temas abordados pelo naturalismo histórico, como, por exemplo, taras sexuais, crimes, miséria, perversões morais, desvios de caráter, vistos como patologias pelas concepções científicas da época, estão elaborados no texto literário de modo a representar a marginalidade e a animalidade humana, trazendo à cena, normalmente, personagens das classes sociais menos privilegiadas (SILVA, 2016, p.

A estética naturalista também teve a influência das ideias de Auguste Comte que propôs o positivismo, com ênfase na ciência experimental e Hippolyte Taine que formulou a teoria do determinismo (SODRÉ, 1965, p. Segundo o pensador, o movimento naturalismo utilizou-se de representações falsas, artificiais e superficiais do ser humano e da própria realidade sociocultural, para que sua pretensão ambiciosa de representação do real fosse em total integridade (SILVA, 2016, p. Movimentos Literários no Brasil O movimento realismo no Brasil teve seu marco inicial com a publicação do romance de Machado de Assis - Memórias póstumas de Brás Cubas. O realismo no Brasil se caracterizou como um movimento antiburguês, com o objetivo de denunciar as falsas bases que sustentavam as relações sociais da época por meio de interesse e fartura (MARTINS, 2017, p.

Marcella amou-me durante quinze mezes e onze contos de réis; nada menos. Meu pae, logo que teve aragem dos onze contos, sobresaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil (ASSIS, 1881, p. Assim sendo, talvez a margem da indefinição com clareza do impressionismo ou do expressionismo, colocando em xeque sua proposta realista. Portanto, no início o naturalismo se mesclava com o realismo por suas características, onde algumas dessas características eram apresentadas e notadas em Machado de Assis e Raul Pompeia como a vulgarização dos sentidos e a exploração dos instintos humanos, casos patológicos entre outras. O firmamento do movimento se deu em 1881 com Aluísio de Azevedo e a publicação de sua obra O Mulato com uma visão determinista e antirromântica da realidade brasileira, seguido pelos autores Herculano Marcos Inglês de Souza e Adolfo Ferreira Caminha (POSSAMAI, 2011, p.

O Cortiço, de Aluísio de Azevedo é a obra mais conhecida do Naturalismo brasileiro, pois toda a teoria naturalista é explanada e pode ser percebida na composição de cada personagem que vive no cortiço: Elle propoz-lhe morarem juntos, e ella concordou de braços abertos, feliz em metter-se de novo com um portuguez, porque, como toda a cafusa, Bertoleza não queria sujeitar-se a negros e procurava instinctivamente o homem numa raça superior á sua[. E naquella terra encharcada e fumegante, naquella humidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquelle lameiro, e multiplicar-se como larvas no estéreo (AZEVEDO, 1890, p. Essa diferença considerada mínima entre os movimentos, é muitas das vezes mesclada nos autores, que transitam entre os movimentos, o que os permitem criticar a burguesia e a igreja, e ao tempo que retrata o cenário real da sociedade, como forma de reforço da crítica.

Assim, defender o naturalismo ou o realismo é se sujeitar a um mesmo ideal, porém com vista de ângulos diferentes para a sociedade, pois enquanto se a necessidade de expor a fragilidade da classe menos favorecida, o naturalismo exibe a própria classe em suas concupiscências, agindo na força da atração animal, desejando e deixando-se possuir por este desejo que os leva a brutalidade da vida humana em sociedade. REFERENCIAS ASSIS, M. D. Memorias Posthumas de Braz Cubas. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2015. BRITO, R. D. J. Madame Bovary. Tradução de Sérgio Duarte. Especial. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira / Saraiva de Bolso. C. Realismo e Naturalismo: revisão. Rede de Educação e Assistência Social - ICM;Sociedade Educação e Caridade - SEC, Porto Alegre - RS, 2017.

Disponivel em: <https://redeicm. org. POSSAMAI, J. M. B. Literatura Brasileira: do Período Realista à Literatura Contemporânea. UNIASSELVI, Indaial , 2011. SENRA, F. P. A herança do período naturalista nas letras do século XX. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1º Semestre 2006. SILVA, P. v. Exemplar nº 1443 - Coleção Vera Cruz (Literatura Brasileira), 1965. ZOLA, É. O Romance Experimental e o Naturalismo no Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1982.

300 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download