O MARKETING POLÍTICO E A SUA INFLUÊNCIA NA CAMPANHA ELEITORAL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Muito além das discussões eleitorais sobre as viabilidades das candidaturas, do desenvolvimento das políticas públicas pelos candidatos, ou mesmo sobre as diferentes ideologias dos partidos presentes nas eleições; grande parte das campanhas eleitorais, no Brasil e no mundo, define-se pela melhor estratégia de marketing. Trata-se de umo assunto que interessa, principalmente, ao marketing político, mas, também, à ciência política, ao direito eleitoral, à comunicação social, etc. Múltiplos são os fatores que importam ao marketing político, como o comportamento e as preferências dos eleitores, por exemplo, ou as ferramentas utilizadas nas estratégias de marketing dos políticos, candidatos e partidos políticos. As ações e estratégias de marketing político impactam nos resultados das eleições, uma vez que são determinantes para o desenvolvimento das campanhas eleitorais.

Esse é, em síntese, o objeto principal do presente trabalho. Buscando, na literatura acadêmica, os conceitos sobre marketing político, encontra-se que, para Antunes (2007, p. é: Um conjunto de técnicas e procedimentos cujo objetivo é avaliar, através de pesquisas qualitativas e quantitativas, os humores dos eleitores para, a partir daí, encontrar o melhor caminho para que o candidato atinja a maior votação possível. Antunes, 2007, p. Trata-se de uma definição didática, que foca na ideia de marketing político relacionada à busca por avaliar as impressões dos eleitores. O ponto principal do marketing político é contribuir para a máxima votação dos candidatos, através das suas ferramentas. o marketing político, essencialmente, pode ser entendido da seguinte forma: O marketing político seria uma estratégia permanente com o objetivo de manter o político e o partido sempre em contato com o eleitor, para que, em futuras eleições, o candidato tenha seu voto assegurado.

Petyk et. al (2009, p. O ponto central, na compreensão do marketing político, é a necessidade de manutenção do contato entre o político (e, consequentemente, o partido) e o eleitor. O marketing político, portanto, não se restringe à eleição, estando ligado, também, ao mandato do candidato eleito, a partir de ações que busquem o constante contato entre o político e os seus eleitores, em diversos períodos. Percebe-se que, diferentemente do marketing político, o marketing eleitoral tem foco exclusivo na eleição, com o objetivo de conquistar votos e vencer a eleição. A expressão “marketing político”, entendida da forma acima exposta, é uma expressão ampla. O marketing político também envolve, portanto, os períodos eleitorais. Como exposto no início do presente trabalho, a pesquisa busca medir o impacto do marketing político nas campanhas eleitorais.

Rubens Figueiredo (19940 também distingue o marketing político e o marketing eleitoral, apontando que o marketing político é permanente, durando, também, durante o período do mandato. Tais diagnósticos dizem respeito ao perfil do eleitor, às necessidades dos diferentes grupos sociais e às formulações das preferências dos indivíduos que procuram, por meio do voto, eleger os políticos. A primeira fase é fundamental no processo da campanha eleitoral, impactando diretamente a maneira como o candidato deve ser portar perante os seus eleitores. A segunda fase, como exposto, diz respeito à elaboração das estratégias de marketing político que serão utilizadas ao longo da campanha eleitoral. Não se pode perder de vista que a adoção de estratégias de marketing político corretas podem representar o sucesso do candidato na eleição, ao mesmo tempo que a adoção de estratégias de marketing político inapropriadas pode representar o fracasso eleitoral.

Realizado o diagnóstico e estabelecida a estratégia, torna-se necessário utilizar das ferramentas apropriadas para a aplicação das ações de marketing político. Do ponto de vista do mercado, Kuntz (2004) aponta que o desenvolvimento do processo de democratização do Brasil tem gerado um aumento no volume de materiais e serviços disponíveis para os candidatos, nos processos eleitorais. Assim: [. o mercado eleitoral brasileiro apresenta características distintas de qualquer outro, uma vez que é cercado de altos riscos, infestado de “picaretas”, leigos e “charlatães”, calotes, fornecedores oportunistas, tudo isso regido por uma legislação inadequada e ultrapassada que acaba levando todos - candidatos, partidos, fornecedores - a agir na clandestinidade e na ilegalidade, sob os olhos complacentes de uma justiça eleitoral despreparada. KUNZ, 2004, p.

A questão também é analisada por Achiles Batista Ferreira Júnior (2010), ao observar que se trata de um mercado que tem admitido as mais variadas práticas. Conforme apontou a pesquisa, o marketing, nas campanhas eleitorais, pode ser entendido sob três fases: diagnóstico, elaboração de estratégias e, por fim, uso dos mecanismos para execução das estratégias de marketing político. A presente pesquisa também apresenta o seguinte resultado: o marketing político é consequência da adaptação do marketing tradicional do universo corporativo, nos ambientes políticos das campanhas eleitorais. Assim, estabelece-se uma importante relação entre esses dois universos. CONSIDERAÇÕES FINAIS A presente pesquisa buscou analisar o impacto do marketing político nas campanhas eleitorais. Tendo chegado ao resultado de que o impacto é alto, em razão do fato de que campanhas eleitorais constituem-se em processos de construção da imagem do candidato perante os seus eleitores, é possível concluir que o marketing político deverá ser, gradualmente, valorizado, no âmbito das campanhas eleitorais.

Curitiba: Ipbex, 2010. FIGUEIREDO, Rubens. O Que é Marketing Político. São Paulo: Brasiliense, 1994. FONSECA, J. br/artigos/cotidiano/o-marketing-politico-e-eleitoral-como-estrategia-fundamental-no-processo-de-decisao-do-eleitor/80204/. Acesso em 14 de novembro de 2017. KUNTZ, Ronald A. Manual de campanha eleitoral: marketing político. São Paulo: Global, 2004.

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