O PAPEL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES DO SEGMENTO DE MODA FEMININA NO NSTAGRAM EM SÃO LUIS - MA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Palavra 2. Palavra 3. mínimo de 3 e máximo de 5) Abstract O Abstract é o seu resumo convertido para o idioma inglês. É importante que você faça uma tradução fiel. Evite o recurso do “copiar”, “traduzir” e “colar” oferecidos por alguns programas disponíveis na Web, pois a tradução, na maioria das vezes, sai distorcida. A diversidade e o crescimento das redes sociais em diferentes canais de relacionamento facilita o acesso às informações de determinadas organizações, de seus produtos e serviços. O instagram é considerado a segunda mais importante das redes sociais. O aumento do uso e a interação de compartilhamento de fotos, vídeos, opiniões, conduziu uma nova concepção de propaganda online. No objetivo de manter a influência através das mídias virtuais, existem os Influenciadores Digitais.

Os influenciadores são pessoas que tem alguma influência em sua maioria são conhecidos, por exemplo, celebridades física ou digital, que divulgam anúncios no intuito de chamar atenção de seu público alvo. Segundo Cobra (2006, p. “o marketing é um método de trocas, em que duas ou mais pessoas apresenta produtos de valor para o outro, com a finalidade de atender as necessidades e desejo”. Desta forma, conseguimos compreender os processos das relações de trocas por meio das organizações, consumidores, fornecedores, entre outros públicos. Existem varias diferenças entre a denominação marketing, na qual existe Marketing Digital, Corporativo, Estratégicos entre outros. As pessoas conseguem obter através de estudos e criação, ofertas, produtos e serviços no qual o marketing tem como objetivo entender e atender o mercado que alcança.

A internet fez-se a primeira mídia social que proporcionou a divulgação das informações e a interação entre as pessoas, clientes e organizações para todo computadores conectados. LIMEIRA, 2010, p. Diante disso, ocorreu da mesma forma um grande crescimento do uso das redes sociais. Las Casas (2014, p. define redes sociais como “um conjunto de pessoas, empresas ou outros convívios que estão conectados por um grupo de relacionamento social ou apenas uma troca de informações”. Entender o comportamento do consumidor significa identificar como é o processo de compra e uso de produtos e serviços que ele adquire, tema da próxima seção deste atrigo. Comportamento de Compra do Consumidor O comportamento de compra do consumidor é uma área de estudos interdisciplinar do marketing influenciada por áreas como Psicologia, Sociologia, Economia, Antropologia e Comunicação.

Os pesquisadores dessas áreas estão buscando constantemente compreender como funciona o comportamento de compra das pessoas, seus desejos, valores e crenças, para desenvolverem conceitos e estratégias para que possam vender para um determinado público (SCHIFFMAN; KANUK, 2014, p. Entender o comportamento do consumidor envolve compreender como funciona cada etapa do processo de compra e como a seleção, o uso e o descarte dos produtos acontecem. Assim, o processo de compra está relacionado com a escolha, a compra e o consumo de produtos e serviços. A escolha do cliente leva em conta as suas necessidades, o grupo social que pertence, a cultura, faixa etária entre outros fatores (BLACKWELL: MINIARD; ENGEL, 2005, p. Sob o ponto de vista do marketing, os estudos do comportamento do consumidor enfocam mais especificamente sobre o modelo do processo de tomada de decisão do consumidor em suas decisões de compra (BRETZE, 2003, p.

Diversos teóricos notaram que, ao comprar qualquer produto, o consumidor passa por um processo de decisão que pode ter até seis etapas ou estágios, durante os quais pode ser influenciado por até quatro grupos principais de fatores. Os estágios estão elencados abaixo: • Estágio 1: reconhecimento da necessidade; • Estágio 2: busca de informações; • Estágio 3: avaliação de alternativas; • Estágio 4: decisão de compra; • Estágio 5: aquisição do produto ou serviço (o ato da compra em si); • Estágio 6: comportamento pós-compra (avaliação e descarte). Segundo Blackwell, Miniard e Engel (2005, p. Existem ainda as chamadas tendências culturais, que são definidas como a indicação de comportamento que são seguidos por pessoas e que são amplificadas por sua mera popularidade e pela conformidade ou pressão social, como no caso dos influenciadores digitais e há os grupos de influência (SOLOMON, 2011).

Segundo Schiffman e Kanuk (2014, p. o grupo de influência é definido como “qualquer pessoa ou grupo que sirva como ponto de comparação (ou referência) para um indivíduo na formação de valores e atitudes gerais ou específicas, ou de um guia específico de comportamento”. Eles são estruturas de menção para as pessoas em suas decisões de compra e consumo. Os autores complementam que, além de influenciar o comportamento, estes grupos servem como ponto de referência para um indivíduo sobre as atitudes que irão tomar. Há influencia não apenas do grupo ao qual o indivíduo pertence, mas também ao qual ele não pertence ainda, chamado de grupo de aspiração, que terá uma influência direta no consumidor para comprar os mesmos produtos.

Assim, muitas pessoas decidem suas compras devido aos influenciadores digitais, conforme será profundado na próxima seção. Influenciadores Digitais Um influenciador digital é uma pessoa usuária de redes sociais digitais que movimenta e influencia uma grande quantidade de pessoas a partir de seu compartilhamento constante de informações, ideias e recomendações (KARHAWI, 2016, SILVA; TESSAROLO, 2016). Por meio da sua reputação em websites, blogs e redes sociais, pode alavancar a venda de produtos, serviços, eventos ou “de si mesmo” (KARHAWI, 2016, p. ou até mesmo depreciar a imagem de marcas, produtos e empresas (SILVA; TESSAROLO, 2016). A Autoridade (The Authority): pessoa com bastante reconhecimento em sua área; 3. O Elo (The Conector): pessoa bem relacionada; 4. A Marca Pessoal (The Personal Brand): aquele cujo nome é uma espécie de marca e sua essência; 5.

O Analista (The Analyst): pessoa reconhecida por realizar análises; 6. O Ativista (The Activist): pessoa que vê a necessidade de mudar o mundo em algum aspecto e faz algo a respeito; 7. Assim, o fenômeno pesquisado é sobre os influenciadores digitais e suas influências no processo de compra do consumidor. A coleta de dados é uma pesquisa bibliográfica e documental. As fontes de pesquisa bibliográfica foram livros e artigos científicos buscados no Google Scholar, e também foram buscados trabalhos de conclusão de curso como monografias. As fontes de pesquisa documental foram outros tipos de documentos consultados, como matérias na imprensa online, revistas, jornais, estatísticas, páginas de internet, relatórios de pesquisa publicados tanto por organizações públicas como privadas (GIL, 2010). REFERÊNCIAS BLACKWELL, Roger D; MINIARD, Paul W.

Relacionamento com influenciadores digitais: imagem e reputação das organizações. São Paulo, 2015, 98f. Monografia (Especialização em Comunicação Organizacional e Relações Públicas) – Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, São Paulo, 2015. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. p. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1995. O marketing de influenciadores precisa crescer. Meio & Mensagem. Disponível em: <http://www. meioemensagem. com. KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do consumidor. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. SILVA, Cristiane Rubim Manzina da; TESSAROLO, Felipe Maciel.

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