MARKETING DIGITAL: ANÁLISE DA ESTRATÉGIA UTILIZADA PELA EMPRESA CHOCOLATES BRASIL CACAU

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Lilian S. P. Carvalho SÃO PAULO - SP 2020 RESUMO A empresa Chocolates Brasil Cacau, fundada no ano de 2009, vem tomando lugar no mercado de Chocolates. Integrante do grupo CRM, foi criada como uma estratégia competitiva para disputa da fatia de mercado, e possui preços cerca de cinco vezes mais baixos que a Kopenhagem. A organização vêm apostando na criação de uma marca com aspecto moderno e jovial, e considerando seu tempo de atuação, a Brasil Cacau já possui uma boa quantidade de franqueados e um montante lucrativo satisfatório, o que torna interessante a análise de seu marketing digital. Posto isso, o objetivo do presente trabalho foi estudar todas as ferramentas de marketing digital utilizadas pela empresa, incluindo sua estratégia, e sugerir melhorias nessa área. Dentre outras características igualmente relevantes, foi possível identificar que a empresa utiliza quase todas as redes sociais com maior número de pessoas conectadas, e que sua estratégia digital compreende tráfego orgânico e pago, incluindo a utilização de SEO, mídias display, remarketing e e-mail de marketing. Por fim, sugere-se que a empresa faça uso de conteúdos interativos para o aumento do engajamento em suas postagens, implemente o Inbound marketing, aperfeiçoe o layout visual de algumas de suas redes, crie mais conteúdo para redes como o Youtube, firme contratos de parceria com figuras públicas nas redes e que passe a aderir algumas redes sociais contemporâneas.

Palavras-chave: Marketing digital; Estratégia; Chocolates Brasil Cacau. FIGURAS Figura 1: Loja franquiada Chocolates Brasil Cacau. Figura 7: Conteúdo de blog sobre produtos da empresa Brasil Cacau. Figura 8: Cadastro para o e-commerce e captação de e-mails. Figura 9: Postagem de humor criada pela rede de fast food Burguer King. Figura 10: Marketing empresa da Cacau Show via Youtube. SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 5 2 REDES SOCIAIS 6 2. Uma de suas principais características, a modernidade, é um aspecto claramente perceptível em todo o marketing da empresa, seja no layout de sua loja, com aspecto colorido e divertido como mostrado na Figura 1, ou em seus produtos e redes sociais. A Brasil Cacau possui um portfólio abrangente, que conta com mais de 100 produtos de gostos e tamanhos variados. Os produtos da marca são produzidos na única fábrica do Grupo CRM, localizada em Extrema (MG), que possui 33 mil metros quadrados, mais de 1.

colaboradores e tecnologia 100% automatizada para a fabricação de seus chocolates. Figura 1: Loja franquiada Chocolates Brasil Cacau. Já o Instagram detém um total de 604. seguidores, com uma média de postagem a cada dois dias. Assim como o Facebook, as postagens alternam entre divulgação de seus produtos e datas comemorativas. A rede social também contém catálogo de produtos na função fixada de destaques, e mantém uma posição mais “humanizada”, divulgando histories de funcionários, diálogos diretamente com os seguidores e vídeos do processo de fabricação dos produtos. Ainda assim, seguindo a proposta de ser uma marca jovem, a Brasil Cacau se mostra longe de sua concorrente Cacau Show, que detém mais de 2,6 milhões de seguidores na plataforma. As postagens anteriores continham, em sua maior parte, imagens dos produtos e novidades de lançamento.

Já as atuais são voltadas para a venda de seus produtos através do e-commerce, através da divulgação de descontos nas compras online e direcionamento das propagandas ao site de compras. O site é moderno, interativo, bonito e contém várias informações sobre o produto, o processo, franchising, quem são e entre outras. Figura 2: Postagem no Facebook direcionada a e-commerce. Fonte: Print Screen da página Brasil Cacau no Facebook (2020). Dentre as divulgações, é possível observar ações sociais, conteúdos temáticos de datas comemorativas e vídeos dos produtos comercializados. Interações dos seguidores com a marca As interações entre seguidores e as redes sociais se mostram pouco eficientes se relacionadas à amplitude da empresa e o potencial de interação capaz de atingir.

Isto porque utiliza-se muito da promoção de seus produtos em si e pouco de postagens capazes de gerar interação em massa. Estratégias que suscitam que pessoas marquem outras pessoas, ou compartilhem as postagens não são encontradas. Além disso, estratégias mais de marketing mais humanizadas são capazes de colocar a marca no radar do potencial cliente. O primeiro fator a ser observado é a destinação às classes sociais de D - B. A empresa surgiu como uma alternativa competitiva da Cacau Show pelo grupo CRM, com produtos em média cinco vezes mais baratos que os da Kopenhagem. Essa estratégia também está contida em sua missão “Ser uma marca com espírito de liderança, que promete um forte e arrojado crescimento para atender com originalidade e de forma democrática todos os brasileiros, oferecendo produtos de qualidade a preços acessíveis”.

Há também a focalização nos termos “jovialidade, felicidade e entusiasmo”, que em conformidade com o layout colorido de suas franquias, produtos e redes sociais, remetem ao público de jovem à meia idade. Isso se comprova também pelos meios de divulgação escolhidos pela empresa, que incluem principalmente as redes sociais. Google Adwords e Adsense Segundo Martins (2019), o Google Ads é uma ferramenta capaz de direcionar propagandas a um público específico, com o objetivo de atraí-lo para aquilo que possivelmente possa estar interessado. A publicidade é entregue quando ocorre pesquisa relacionada no Google ou se realiza a visita a sites relacionados. Através dessa ferramenta também é possível realizar diversas avaliações sobre a campanha, o que contribui na melhoria da própria estratégia de marketing.

O Google Ads é utilizado pela Brasil Cacau através do Google Adword e o Google Adsense. A empresa é uma grande investidora em campanhas de marketing digital. Além de veicular o anúncio, o Facebook também possibilita o remarketing e distribuição da propaganda a uma lista de contatos própria. A disseminação das propagandas ao público-alvo ocorre rapidamente. No caso da empresa Brasil Cacau, a veiculação de anúncio no feed de notícias deu-se logo após a busca pela página oficial da marca, como demonstrado na Figura 6. O anúncio, assim como relatado no tópico 2. do presente trabalho, visa divulgar o e-commerce da marca, incluindo desconto de compras através do site e link para o mesmo. Em um dos blogs encontrados, denominado “Sabor à Vida” (Figura 7), o conteúdo descreve todos os produtos da marca, seus preços, e ainda fornece ao fim todos as mídias online da Brasil Cacau, como Site, Instagram, Facebook, Twitter, Youtube e SAC.

Fonte: Blog Sabor à Vida (2019). ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL É notável o crescimento do número de pessoas conectadas à internet e às redes sociais. Da mesma forma, esse crescimento acompanha o interesse das empresas na divulgação e venda de seus produtos online, que fazem uso de estratégias específicas e planejadas para o alcance dos clientes. O marketing de busca e o marketing em redes sociais constituem lugar de evidência em qualquer estratégia de marketing, inclusive nos procedimentos de marketing de relacionamento e de marketing de experiência. Observa-se a presença da utilização dessa estratégia nos banners publicitários da marca que aparecem em sites e blogs variados. O remarketing pós buscas sobre a marca também foi verificado. No que tange a utilização de e-mail de marketing, estratégia que dissemina conteúdos sobre os produtos da empresa a uma lista de e-mail preestabelecida de clientes interessados, a empresa capta os endereços de e-mail a partir do cadastro de vendas de chocolates no e-commerce da empresa.

A figura 8 mostra como se dá a captação de e-mails e solicitação de permissão para o envio de notificações sobre promoções dos produtos. Fonte: Página de vendas Brasil Cacau (2020). Essa ferramenta pode ser eficiente para manter os clientes em potencial interessados, por meio da disseminação de informações relevantes sobre os produtos, a empresa ou demais temáticas relacionadas. Outras alternativas capazes de diversificar o conteúdo e atrair mais clientes é a criação de publicidade nativa, na qual se publica artigos, notícias ou conteúdos de blog patrocinados como forma de atrair a atenção do público sem ser invasivo ou sem gerar spam de anúncio de vendas. A criação de conteúdo de qualidade também contribuiria para a empresa alavancar as redes sociais deixadas de lado, com poucas postagens e seguidores.

É o caso do Youtube e do Twitter, que são redes fáceis de gerar conteúdo, mas que não vêm atingindo o nível esperado de sucesso. No Youtube, por exemplo, seria possível a criação de vídeos sobre chocolates, processo de fabricação, campanhas sociais e até mesmo sobre humor e atualidades relacionadas. Além da veiculação de conteúdo em suas próprias redes sociais, outra estratégia interessante que poderia ser utilizada é o estabelecimento de parcerias com influencers digitais, o que geralmente ocorre através de patrocínios em troca da divulgação de conteúdo relacionado à marca. Essa modalidade é usualmente realizada nas redes sociais Instagram e Youtube, e podem ser disseminadas a diferentes públicos ao mesmo tempo. A figura 10 exemplifica essa parceria entre empresa e influencers digitais e a divulgação de vídeos próprios com Influencers na plataforma.

Fonte: Print Screen da página de buscas do Youtube (2020). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BERGAMO, G. chocolatesbrasilcacau. com. br/quem-somos>. Acesso em 24 mai. DRSKA, M. MARTINS, F. Otimização de uma campanha publicitária na rede de pesquisa do Google Ads utilizando Teoria da Decisão Bayesiana. Dissertação. São Paulo: USP. MARTINS, Rodolfo. Acesso em 24 mai. SABOR À VIDA. Chocolates Brasil Cacau aposta em ovos recheados para celebrar a páscoa. Disponível em: <https://www. saboravida.

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