O marketing do sócio torcedor usado pelo clube do Palmeiras

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Marketing

Documento 1

O sócio torcedor que vem dando inveja nos rivais. Sociedade Esportiva Palmeiras, hoje é o clube mais valioso do futebol brasileiro, atual campeão brasileiro e com o elenco recheado de jogadores consagrados, o Palmeiras vive uma grande fase no futebol brasileiro. As consequências que isso pode trazer ao clube são enormes, desde visibilidade mundial, até mais dinheiro de patrocínio, tudo acaba prosperando a favor. Mas para chegar aonde está, o Palmeiras passou por grandes dificuldades, passou por uma serie B em 2013, mesmo sendo campeão ainda sim é uma das piores coisas que um time grande pode passar, que é um rebaixamento. Com os anos passando a diretoria mudou e a partir daí começou um novo ciclo e o Palmeiras começou a se estruturar novamente. Hoje o Palmeiras da sua receita usa apenas 26% do dinheiro de cota de TV, que por sinal é alta, pois o clube é o atual campeão brasileiro e está bem no futebol, ou seja, acaba recebendo mais pois sua marca está valorizada.

O bem mais valioso que a Sociedade Esportiva Palmeiras tem e sempre terá é a sua torcida. Ela que acompanha e que está ao lado do clube e é pensando nela que o Programa Avanti Palmeiras foi criado. O Avanti é um programa diferenciado, com benefícios altamente perceptíveis, objetivando sempre trazer o Palmeiras mais perto do palmeirense. Além de centenas de descontos em produtos de grandes marcas, o Sócio Avanti participa também do Clube de Vantagens (PALMEIRAS, Site Oficial, 2017). A compra antecipada de ingressos pelos sócios já dá uma dimensão para o clube de quanto vai ter de gente naquele jogo, veja alguns números do Palmeiras no ano na imagem abaixo: Imagem 2: Números da receita do Palmeiras em 2017 Fonte da imagem! De onde você tirou! 3.

O Torcedor Palmeirense. Torcida, a parte mais importante do futebol, o que faz tudo acontecer e de fato o que faz o clube ser o que é. O Palmeiras é um clube grande, devido sua história, títulos expressivos conquistados e por conta da grande quantidade de torcedores. O Palmeiras hoje tem a quarta maior torcida do Brasil e é melhor mandante do Brasil, veja na tabela abaixo os melhores mandantes e as maiores torcidas do país. mil. º) Atlético Mineiro. mil. º) Atlético Paranaense. mil. Com uma cultura de não ter sócios, o futebol brasileiro precisou se reinventar e buscar novas maneiras de chamar a atenção do torcedor, de uns anos pra cá os torcedores brasileiros estão começando a se associar mais aos seus clubes de coração.

Alguns clubes já estão na frente a anos, como é o caso do Grêmio e Internacional, ambos de Porto Alegre. Coincidência? Não, Porto Alegre tem uma cultura forte com os Europeus, basicamente sua população e como a do Sul todo do Brasil é feita por colônias europeias e isso ajuda nessa cultura de se associar. Com a globalização e modernização dos clubes os demais torcedores do resto do Brasil foram vendo que ser sócio vale a pena, pois o torcedor sabe que estará ajudando o clube, mas o clube sabe que tem que dar algo em troca para o torcedor e não é necessariamente somente títulos, bons jogadores, isso conta, claro, mas o torcedor que se sentir fazendo parte de determinados momentos do clube e algumas ações podem dar esse momento para os torcedores.

Interessados no comportamento dos seus torcedores, os clubes estão atentos e propõem novas medidas no tratamento a eles. Para garantir 10% de desconto na compra de qualquer produto da linha casual, o sócio Avanti deve informar o número de seu CPF no momento da compra. Além do abatimento no preço, o torcedor segue, com suas compras na Academia Store, acumulando pontos para o Clube de Vantagens (PALMEIRAS, Site Oficial, 2015). Sócios torcedores do Palmeiras em um amistoso contra o Red Bull Brasil. Imagem 4) Qual é a fonte da imagem! O Palmeiras vem tentando fazer com que o torcedor sinta que está levando vantagem somente por ser sócio do clube, faz com que o torcedor se sinta tranquilo. Um caso curioso também do sócio do Palmeiras é que o pagamento não é feito mensalmente, é apenas feito por pagamento trimestral, semestral ou anual, isso faz com que o torcedor fique mais tempo associado ao clube, dando um tempo necessário para ele se adequar ao plano que ele está usando e dando um tempo para que o torcedor veja com mais tempo os benefícios que o clube oferece.

Para pessoas ligadas à patrocinadora, o clube está estampando uma outra marca na camisa, sendo que Crefisa e FAM agora pagam R$ 66 milhões por ano para serem as únicas empresas em todo o uniforme palmeirense - por mês, a empresa desembolsa justamente os R$ 5,5 milhões (LUCENA, Fellipe; FERRI, Thiago, 2016). Imagem 5 Qual é a fonte da imagem! Uma outra ação feita pelo Palmeiras, foi no ano de 2012, ano em que o clube foi campeão da Copa do Brasil, nessa ação o clube levou o ex-goleiro Marcos, ídolo do clube e fez um encontra com alguns torcedores no hotel, essa ação foi repercutida em todas os grupos de torcedores do Palmeiras. A intenção do clube e de não deixar que se perca a memória de seus ídolos, mesmo o Marcos ter se aposentado a pouco tempo, o clube preza muito pelos seus ídolos e isso faz com que o torcedor mantenha uma identidade com o clube, além disso ajuda o torcedor a manter conexão com o clube, só por causa de um jogador.

É uma forma de promover a marca do clube associada à imagem de ex-atletas que fizeram história no Palmeiras. A gente sabe que o fanatismo do torcedor não está apenas em São Paulo. Além disso em dias de shows que ocorrem no estádio do Palmeiras, alguns torcedores são sorteados e ganham ingresso para os shows, fora os diversos descontos que o clube dá ao associado, com esse crescente de pedidos de sócios, o Palmeiras pretende chegar na marca de duzentos mil associados. Alguns Números do Verdão de 2015 a 2016 De 2015 para cá, o Palmeiras passou por uma série de reestruturações internas para que pudesse apresentar ao torcedor um alto padrão de clube. Depois do fim de 2014, quando o time lutou contra o rebaixamento para a Série B até a última rodada do Campeonato Brasileiro, a gestão do Alviverde entendeu que era hora de mudanças.

A administração de Alexandre Mattos, diretor de futebol no clube, foi a grande responsável pelas inúmeras reformulações que ocorreram no Palmeiras até então. Mattos, logo na primeira temporada no Palmeiras, trouxe 25 jogadores – 11 deles seguem no clube paulista. A começar pelo aproveitamento do time nas competições, em 2015 o Verdão obteve 57% de aproveitamento, tendo jogado 72 partidas, vencido 37, empatado 13 e perdido 22. Em 2016, os números são ainda melhores: 67 jogos, 36 vitórias, 16 empates e 15 derrotas, resultando em um aproveitamento de 62%. A título de comparação, em 2014 a marca é de 49% de aproveitamento, com um total de 64 jogos, 29 vitórias, 9 empates e 26 derrotas. Em termos de números de gols, o Palmeiras tem uma marca de 119 gols feitos em 2015 e 110 em 2016 – em 2014 foram apenas 75 gols marcados. A média alcançada por jogo durante o ano de 2015 foi de 1,65, enquanto a de gols sofridos foi de 1,13 (82 gols sofridos no total); já em 2016, a média de gols marcados caiu para 1,64 e a de gols sofridos para 0,94 (apenas 63 gols sofridos no ano); em 2014, a média de gols feitos foi de 1,17 e a de gols sofridos 1,23, ou seja, o time mais sofria gols do que marcava.

Graças a este patrocínio que hoje a FAM e a Crefisa fizeram no Avanti, conseguimos viabilizar a vinda do Barrios. E todo dinheiro que entra na rubrica Avanti, vai para o futebol (NOBRE, Paulo, presidente do Palmeiras, 2015). A iniciativa da parceria Crefisa e FAM em investir no atacante tem muito a ver com a visibilidade que a marca ganha com a boa fase do clube. Enquanto a marca crescer dentro desse patrocínio que realiza ao Palmeiras, o investimento tende sempre a aumentar. Somos palmeirenses e investimos em divulgação de mídias eletrônicas, rádio e TV e nunca investimos no futebol. Para o então técnico Oswaldo de Oliveira (2016), que foi quem reconheceu o talento do atacante: Todos no clube já falavam dele. Era muito corajoso, não fugia das divididas, era muito rápido e com faro de gol.

Ele tinha que ser trabalhado, ainda era precoce. Tivemos que queimar algumas etapas, manter a calma e conter a pressão. Em dezembro de 2016, porém, a grande revelação do Palmeiras tinha caminho certo para o Manchester City, clube inglês. O Palmeiras, em meio a sua reformulação, precisou de patrocínios fortes que ajudassem na reestrutura do clube. O grande acerto da diretoria alviverde foi fechar os patrocínios com a Crefisa, empresa de crédito pessoal, e a FAM, Faculdade das Américas. Nós tivemos, em 2015, reconstrução esportiva, reorganização administrativa e financeira. A participação da Crefisa e da FAM neste processo foi muito intensa, muito importante, fundamental para a Sociedade Esportiva Palmeiras. é uma satisfação poder divulgar que nós, neste momento, temos o maior patrocínio entre todos os clubes da América do Sul (GALIOTTE, Maurício, Presidente do Palmeiras, 2017).

Recentemente, em fevereiro de 2017, Palmeiras e Crefisa acertaram a renovação do patrocínio, que prevê, até 2018, um valor de R$150 milhões na camisa do clube, porém esse valor pode chegar até R$200 milhões. O novo contrato ainda prevê o pagamento de um bônus caso o Palmeiras venha a conquistar algum título. Entre FAM e o time alviverde, a parceria rende grandes frutos para o programa de sócio torcedor do clube. A marca, que já é estampada no uniforme dos jogadores, juntamente à marca da Crefisa, disponibiliza 25% de desconto nas mensalidades dos cursos presenciais para quem é Sócio Avanti. O desconto cedido pela faculdade aos sócios fez até mesmo com que torcedores dos clubes rivais se afiliassem ao Palmeiras para garantirem a mensalidade mais baixa. Os 25 jogadores contratados para compor o elenco e ajudar o time a brigar por títulos fizeram jus aos seus contratos e corresponderam às expectativas.

Com uma gestão agressiva, o presidente Paulo Nobre abriu o caixa. Buscou Alexandre Mattos, bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, para ser diretor de futebol e saiu à caça de reforços. Foram nada menos do que 25 contratações para retornar à briga por títulos. O Palmeiras também se transformou administrativamente. A campanha é incrível até no número de gols: o time marcou 62 vezes e sofreu com apenas 32 gols marcados durante toda a temporada. Estádio – Allianz Antes de se chamar Allianz Parque e ser um estádio considerado arena, o estádio do Palmeiras se chamava Palestra Itália. A história conta que a Companhia Antarctica Paulista, entre os séculos 19 e 20, queria um espaço de lazer para os seus funcionários e, pensando nisso, criou o Parque da Antarctica, um terreno com 300 mil metros quadrados, área verde, lago, parque infantil, restaurante, choperias, local para bailes e reuniões e uma área para prática esportiva.

O futebol vinha se expandindo cada vez mais e o Parque da Antarctica começava a ser cobiçado pelos clubes para o exercício do esporte. A empresa detentora do terreno, então, passou a lugar o campo de futebol para equipes profissionais de futebol. O nome Allianz Parque foi decidido por meio de votação. A transformação do antigo estádio Palestra Itália demorou longos quatro anos, mas a moderna arena erguida no local e que chama a atenção de quem passa pelo bairro da Pompeia, na Zona Oeste de São Paulo, precisou de apenas um ano para se fixar como um dos novos pontos turísticos da cidade (ZITO, Felipe, 2015). Com a arena, o Palmeiras garante, ainda, mais dinheiro. Além do dinheiro da bilheteria, que é integralmente do clube alviverde, o Verdão tem uma porcentagem de 20% nas receitas de aluguel para shows e eventos, porcentagem essa que aumenta 5% a cada ano, chegando a um montante final de 45% ao final de 30 anos, tempo de contrato entre Palmeiras e WTorre.

REFERÊNCIAS http://www1. lance. com. br/futebol-melhor/idolos-experiencias-beneficios-clubes-inovam-atraem-socios. html GASPAR, Marcos Antonio et al. Marketing Esportivo: Um Estudo das Ações Praticadas por Grandes Clubes de Futebol do Brasil. v3i1. lance. com. br/palmeiras/crefisa-incomoda-com-acao-avanti-nao-paga. html http://globoesporte. palmeiras. com. br/historia/titulos https://blogdoipe. com. br/2014/12/30/todos-os-numeros-de-2014/ https://blogdoipe. uol. com. br/esporte/2017/05/1881238-desconto-na-faculdade-faz-torcedor-de-time-rival-virar-socio-do-palmeiras. shtml?mobile http://www. palmeiras. html http://zh. clicrbs. com. br/rs/esportes/noticia/2016/09/a-historia-de-gabriel-jesus-o-craque-do-palmeiras-que-encanta-o-brasil-7413888. html http://globoesporte.

34 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download