MARKETING DIGITAL: ESTRATÉGIAS E PROCESSO NO NOVO MERCADO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Marketing

Documento 1

A partir de pesquisadores foi possível traças um embasamento teórico a fim de relacionar as principais técnicas utilizadas pelo perfil analisado e qual a taxa de interação dos seguidores. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, documental, qualitativa e de observação para obtenção dos dados. Ao final da pesquisa, os dados apontam qual o melhor conteúdo para interação na rede social e como ela é utilizada pelo perfil analisado. Palavras-chave: Marketing Digital. Redes Sociais. INTRODUÇÃO O atual cenário de um mundo tecnológico, com a ascensão das tecnologias digitais e a popularização da internet tem casado transformações significativas no processo comunicacional. Em especial, as redes sociais¹1 colaboram de forma direta na mudança de comportamento da sociedade e no modo de consumo.

Essa nova forma de comunicação possibilita o fácil acesso de busca e até mesmo produção de conteúdo. Desta forma, o mercado vê nesta ferramenta uma possibilidade de transformar o marketing tradicional em digital, no qual as empresas passam a ter uma relação direta com seu cliente e potencial consumidor. Dentro deste contexto, surge o Instagram, que é conhecido por ser uma espécie de vitrine virtual. O trabalho também é proposto no ensejo de mitigar os efeitos da chegada das redes sociais, uma vez que, o comportamento de consumo foi modificado a partir de novas apresentações de produtos e serviços pela plataforma. Do ponto de vista teórico, o trabalho justifica-se por produzir uma análise sobre técnicas de marketing digital no Instagram segundo estudos de comunicadores e profissionais da área.

É também uma oportunidade de produzir conteúdo extremamente relevante que impacte positivamente em negócios de qualquer área, em especial, aos voltados à psicologia. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA De acordo com Krishnamurthy (2006) a tecnologia desempenha um papel vital na melhoria da qualidade dos serviços prestados por unidades de negócios. Segundo Kleina (2010), o marketing eletrônico (EM) é uma transferência de bens ou serviços do vendedor ao comprador envolvendo um ou mais métodos ou meios eletrônicos. O custo de uma plataforma de mídia social é tipicamente inferior a outras plataformas de marketing, como vendas presenciais ou vendas com a ajuda de intermediários ou distribuidores. Além disso, o marketing de mídia social permite que as empresas alcancem clientes que podem não estar acessíveis devido a limitações temporais e locacionais dos canais de distribuição existentes.

Geralmente, a principal vantagem de mídia social é que ela pode permitir que as empresas aumentem o alcance e reduzam os custos (Cavalcante, 2015. p. De acordo com Maccari (2009), o marketing de mídia social envolve incentivar a comunicação com o cliente próprio site da empresa ou através de sua presença social. Elias (2015) afirma que a forma de abordagem e as características intrínsecas são o diferencial do Marketing Digital: • Inclui publicidade online, email, mídias sociais, mensagens de texto e otimização de mecanismos de busca; • Interação com o público; • Os resultados são, em grande medida, fáceis de medir; • Campanhas publicitárias são planejadas em curto período; • Maneira razoavelmente barata e rápida de promover os produtos ou serviços.

Segundo Okada (2011), os meios de publicidade que podem ser usados ​​como parte da estratégia de marketing digital de uma empresa para incluir esforços promocionais feitos via Internet, mídia social, e outdoors eletrônicos. O marketing digital é um sub-ramo do marketing tradicional e usa canais modernos para a colocação de produtos, e principalmente, para se comunicar com partes interessadas, por exemplo clientes e investidores sobre marca, produtos e progresso do negócio. No contexto mediado por um rápido desenvolvimento tecnológico, o marketing digital mudou o comportamento de compra dos clientes e trouxe inúmeras vantagens para os consumidores. Segundo Elias (2015), as tecnologias de marketing digital permitem que os consumidores fiquem com as informações da empresa atualizadas. Segundo Elias (2015), os usuários de internet continuam a gastar mais tempo com sites de mídia social do que qualquer outro tipo.

As redes de marketing de mídia social incluem Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e Google+. Através destas redes socias a empresa pode aumentar o conscientização e visibilidade de sua marca e compartilhar informações com outras pessoas. É também uma forma para que os clientes e potenciais consumidores possam visualizar e obter mais informações sobre os produtos e serviços. As redes sociais estão presentes na vida de usuários da internet diariamente e para as empresas, elas são uma excelente oportunidade de publicidade, pois permitem que os usuários possam interagir, compartilhar e trocar informações. Todos os anúncios em Instagram são colocados no feed do usuário, tanto no aplicativo como no navegador. Existem três tipos de anúncios no Instagram: um anúncio que contém uma foto, um anúncio em vídeo e várias fotos inseridas em um anúncio.

O Instagram oferece também uma variedade de objetivos diferentes de campanha que pode ser otimizada. Os objetivos da campanha que podem ser escolhidos são os seguintes: construir consciência de marca, alcançar novos usuários, atrair tráfego, promover postagens existentes e conversão (em um site ou em um aplicativo). METODOLOGIA A princípio o percurso metodológico envolverá estudo bibliográfico aprofundado nas áreas de marketing digital e a rede social Instagram por meio de autores especialistas nas temáticas apresentadas. A fim de colocar em prática a percepção das estratégias de marketing digital no Instagram o objeto de análise da presente pesquisa é o perfil Viver da Psicologia no Instagram. O perfil foi criado em 20 de janeiro de 2019 por duas psicólogas de Campinas que buscam ajudar outros profissionais da área a aumentar sua cartela de pacientes através de técnicas de marketing digital nas redes sociais.

Atualmente o perfil conta com 4. seguidores e possui cerca de 179 publicações. O primeiro item a ser observado é o estabelecimento da biografia, nele há uma breve descrição sobre o objetivo do perfil e ainda coloca a disposição um link de um e-book gratuito sobre como ter um consultório de sucesso. A publicação foi feita no dia 27 de maio de 2020, tem quatro comentários e 26 curtidas. Todos os post do perfil seguem uma paleta de cores que envolvem o branco e o rosa e grande parte deles fazem o uso de, no mínimo, quatro hashtags. Assim, é possível observar que o vídeo possui um alcance maior do que em relação ao as publicações em imagens estáticas. Outro critério importante de ser analisado em relação às postagens é o aumento significativo na interação por meio de curtidas e comentários em uma imagem que possui uma pergunta, ou seja, uma publicação que oferece um gatilho tende a ser mais interativa com o público-alvo.

CONCLUSÃO A presente pesquisa propôs a identificação das estratégias de marketing digital aplicadas pelo perfil do Instagram chamado Vivendo de Psicologia. ELIAS, M Fundamentos Básicos e Avançados de SEO (Português) Capa Comum – KDP Amazon, 2013 KLEINA, Nilton. Conheça a história do primeiro banner publicitário da internet, bhtd. ed. KOTLER, Philip, KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. n. p 46-72, jan. abr. PENA, Rodolfo Alves. Paripiranga, 2010.

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