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RESENHA: CONTRERAS, J. - “A Autonomia de Professores”, Resenha (Crítica), Pedagogia

Id tarefa
5257
Disciplina
Criado
2 de junho 2019
Concluído
2 de junho 2019
Preço
R$ 667,00
Tenho problema com Pedagogia. Encomendo urgente até pedagogia. Tem só 1 dia Título do pedido «RESENHA: CONTRERAS, J. - “A Autonomia de Professores”».
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aderlan
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aderlan
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Escritor
Páginas: 12
R$ 667,00
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Na obra “Autonomia de Professores”, o autor José Contreras Domingo procura “esclarecer o significado da autonomia de professores” (2002, p. 24), o qual se refere a uma “forma de ser e estar”, em relação à sociedade, tanto do ponto de vista político quanto educacional.
O texto é apresentado em três partes, sendo que a primeira se dedica ao problema do profissionalismo docente (capítulos 1, 2 e 3), que será resumido neste texto. A segunda parte discute três tradições da profissionalização de professores (capítulos 4, 5 e 6) e na terceira parte (capítulos 7 e 8) estabelece uma “visão global” do que se deve entender por autonomia.
O autor classifica a terceira parte como “núcleo fundamental” (p. 26) da obra, onde analisa os contextos políticos e ideológicos das reformas educacionais em curso, elaborando uma advertência acerca da ilusão envolvida na retórica reformista atual.
Este trecho do livro “A autonomia de Professores” está dividido em três capítulos denominados: “A autonomia perdida: a proletarização dos professores”, onde se discute o debate sobre a proletarização, a diferença entre proletarização e profissionalismo, a proletarização no contexto atual e o papel do controle ideológico e técnico do ensino.
No segundo capítulo, chamado “A retórica do profissionalismo e suas ambiguidades”, pretende-se discutir o profissionalismo enquanto ideologia, o controle profissional e do conhecimento, as “armadilhas” e a “autonomia” do profissionalismo.
CONTRERAS, J. - “A Autonomia de Professores”. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cor...
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