O MARKETING DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE MERCADO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Marketing

Documento 1

SUZANO 2023 LUCIANA PRISCILA DA SILVA O MARKETING DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE MERCADO Trabalho aprovado como requisito parcial para obtenção do título de bacharel no curdo de Pós-graduação em Administração Hospitalar e Gestão Pública, área de concentração, FARESE- Faculdade da Região Serrana. Banca examinadora: Orientador: __________________________________________________ Título, Nome Instituição de Origem Co-orientador: ___________________________________________________ Título, Nome Instituição de Origem Membro: ___________________________________________________ Título, Nome Instituição de Origem Suzano, Data RESUMO DE LINGUA VERNÁCULA O marketing digital é uma maneira de efetivar mais possivelmente a comercialização de um produto ou serviço. Para tal, as organizações se equipam de variados apetrechos, como os algoritmos computacionais em redes. É notório que o poder virtual empoderou os meios de comunicação atualmente e, consequentemente, exigiu adaptações empresariais para o sucesso no mercado.

Torna-se função do marketing digital promover uma forma inovadora de se comunicar com o lead, propiciando flexibilidade de escolha e opiniões diretas para os consumidores. It becomes the job of digital marketing to promote an innovative way to communicate with the lead, providing flexibility of choice and direct opinions to consumers. That is, digital marketing aims to uncover positive perceptions for people, creating and fostering attractive appearances for your products and services, making efficient use of technology. With the growing use of smartphones, as well as the significant expansion of social networks, management bodies have realized the opportunity and need to adapt their business behaviors to the current scenario. One of these benign examples is iFood, which will be the object of study in this paper, so that it will be possible to glimpse practical aspects of digital marketing as a market strategy.

Keywords: Digital marketing. Destarte, o trabalho buscará relacionar as metodologias práticas do marketing digital como possibilidade real de crescimento empresarial, especialmente em uma época revolucionária no mundo, onde a influência tecnológica se alastra nos âmbitos sociais, governamentais, econômicos e comerciais. Por conseguinte, para transparecer a utilidade tecnológica no funcionamento do marketing, serão escrutinados os comportamentos da empresa iFood nos últimos anos, englobando uma adaptação diante da angustiante crise sanitária da Covid-19. Dentro desse contexto, vale lembrar que os efeitos da pandemia se alastraram vigorosamente nos corpos jurídicos que, por sua vez, tiveram seus desempenhos afetados de modo considerável. Como malefícios, muitos empreendedores optaram pela desistência de um progresso ou mesmo da abertura de comércios. Assim, torna-se imprescindível alertar sobre os desafios, consequências e reações mercadológicas que as instituições padecem quando olvidam princípios importantes da administração, fundamentalmente do marketing digital.

Isto é, o marketing digital almeja descortinar percepções positivas para as pessoas, criando e fomentando aparências atrativas para seus produtos e serviços, usufruindo-se eficientemente da tecnologia. Segundo Saraiva (2019, p. Isso pode ser possível porquê: Atualmente, a internet tem sido um meio de comunicação muito utilizado para fins pessoais e profissionais. Pode-se observar que em vista da agilidade e da rapidez, características desse recurso, grandes e pequenas empresas dela vêm fazendo uso para divulgação de seu nome e de seus produtos, ao mesmo tempo que desenvolvem seu marketing on-line. O novo consumidor assiste a menos televisão, ouve menos rádio e opta por ver as notícias pela internet, onde são mais atualizadas em um espaço menor de tempo. são descritos como: 1º P, de pesquisa: envolve a questão de a empresa buscar fatos sobre seu consumidor, como hábitos, preferências, etc.

º P, de planejamento: nessa fase as informações levantadas com a pesquisa sobre o consumidor, são usadas para a elaboração de estratégias de marketing, como por exemplo, a criação de websites; 3º P, de produção: envolve a execução das ações elaboradas no planejamento; 4º P, de publicação: envolve o conteúdo que será disponibilizado pela empresa para o consumidor no mercado; 5º P, de promoção: está relacionado à criação de campanhas, hotsites promocionais, entre outros; 6º P, de propagação: está relacionado ao trabalho envolvendo redes sociais, fóruns, blogs que possibilitam a propagação do conteúdo da empresa de consumidor para consumidor; 7º P, de personificação: envolve o relacionamento com o cliente, utilizando e-mail e redes sociais para fidelizar o mesmo e consequentemente divulgar as promoções da empresa; 8º P, de precisão: consiste na mensuração dos resultados obtidos através da utilização do marketing digital pela empresa.

“O uso constante das redes sociais pelo público tem se mostrado um excelente meio de propagação, sendo confiáveis e de fácil acesso para as organizações” (SARAIVA, 2019, p. Conforme Faustino (2019, p. “Beneficiando-se desse momento, as empresas utilizam redes sociais para montarem suas estratégias de marketing”. Ainda em relação aos cupons, Marques (2019) realizou uma pesquisa muito útil e cabível para o contexto até então deliberado. Ao comparar uma pesquisa via Google Trends, identifica-se que o termo “cupom ifood” é o mais buscado em relação ao Uber eats e rappi. Fonte: Marques (2019) O cupom está entre as principais ferramentas de promoção, pois ele oferece ao consumidor a vantagem de um desconto, que poder ser em um produto ou serviço especifico. No caso do iFood, os cupons de desconto são enviados acompanhados de uma mensagem, via push marketing notifications que permitem que o consumidor identifique a marca, e experimente opções dentro do aplicativo, que sem o cupom talvez ele não tivesse a curiosidade, a coragem ou desejo de experimentar.

Os cupons de desconto podem ser resgatados online no ato da compra digital, via aplicativo mobile. Além disso, Um dos grandes focos da sua gestão é a cultura conhecida pela frase I'm a Lover destrinchada nos seguintes valores: inovação, meritocracia, all together, empreendedorismo e resultados. Ademais, o iFood tem como missão ser a maior e melhor plataforma de delivery da América Latina, facilitando a vida do seu consumidor com mais opções e agilidade na hora de pedir comida. Para zelar pelos quase 3 milhões de usuários ativos, o iFood usufrui de 1. colaboradores na área de tecnologia. No decorrer da pandemia, a empresa teve demasiado crescimento com toda a equipe trabalhando de modo completamente remoto. Isso pode ser realizado através das sete atitudes estratégicas deliberadas neste trabalho, a lembrar: Marketing de conteúdo; Marketing nas mídias sociais; Marketing viral; E-mail marketing; Publicidade on-line; Pesquisa on-line; e Monitoramento.

A partir dessas premissas, não se pode deixar de mencionar os 8Ps do marketing digital como eficiente estratégia de mercado: pesquisa; planejamento; produção; publicação; promoção; propagação; personificação e precisão. Como aplicação apropriada do assunto, o trabalho delineou ações marqueteiras do iFood na estratégia de diferenciação no mercado. Com específica atenção a crise sanitária da COVID-19, a empresa precisou remodelar suas ferramentas, bem como alguns objetivos de trabalho. Em outras palavras, tornou-se foco do iFood crescer de modo sustentável e responsável e, para isso, campanhas com foco em produção, comunicação, organização e infraestrutura tiveram forte impacto no cotidiano institucional. n. p. DOS SANTOS, Marcos Romualdo. EU SEI ONDE VOCÊ ESTÁ: O PODER DA TECNOLOGIA DE GEOLOCALIZAÇÃO NO MARKETING.

Enaproc, v. p. ROGERS, David L. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. Autêntica Business, 2017. SANTOS, João Miguel Martins Marques dos. ª Ed. São Paulo: Novatec, 2009. VAZ, Conrado Adolpho. Os 8Ps do marketing digital: O seu guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2011.

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