Plano de negócio - Pedagogia - 36 trabalhos feitos para baixar

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INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS

As mudanças em relação ao crescimento do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação faz com que diversas áreas a utilizem para desenvolvimento e facilidades que as mesmas proporcionam. O ambiente educacional é um dos que as tecnologias geram benefícios fundamentais, tanto para a transmissão do ensino quanto para a absorção do conhecimento por parte dos alunos. Tendo em vista o mencionado, torna-se evidente a necessidade da inclusão digital nas escolas. Com isso, o investimento em tecnologia para o ensino e a aprendizagem dos alunos deve ser prioridade?…

Palavras: 4400Páginas: 16

O ATO DE ENSINAR E APRENDER COM AFETO

O AFETO QUE ENSINA E AFETIVIDADE QUE SE APRENDE: O ATO DE ENSINAR E APRENDER COM AFETO 17 páginas…

Palavras: 4675Páginas: 17

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE uma abordagem em meio ao universo do menor infrator

Atualmente as discussões referentes ao direito universal a informação, econômica e cultura, pensando em como a educação pode auxiliar na formação de identidades culturais, formando cidadãos que são abertos a questões da diversidade, são tolerantes e que sabem como usufruir dos direitos civis respeitando os demais. Quando se trata de educação deve-se ter em mente que por meio dela é possível realizar a transmissão de conhecimento, saberes, hábitos, comportamentos nas vivências sociais, podendo-se até moldar as atitudes buscando desenvolver condições para a preservação da cidadania e da identidade cultural de cada um que se faz presente em nosso mundo. …

Palavras: 4125Páginas: 15

O PROCESSO DE INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

O presente trabalho discute a importância da educação especial em um ambiente educacional inclusivo e examina o tópico da educação especial e inclusiva a fim de melhor compreender a educação inclusiva e seus princípios à luz dos novos paradigmas e da legislação recente. De acordo com a LDB, educação especial refere-se a uma forma de educação fornecida no sistema de educação regular para estudantes com deficiências diversas, distúrbios de desenvolvimento, e inteligência ou inteligência excepcional. Os professores devem ser adequadamente treinados a fim de atender às demandas de cada aluno em sala de aula, desde materiais até espaço para as aulas. Antes da proposta atual, entendemos que a educação inclusiva é um sistema educacional híbrido, que combina educação regular com educação especial baseada nos artigos e leis existentes. Assim, a educação inclusiva requer que a Educação Especial seja ministrada em escolas regulares. de reflexão crítica, como resultado da redefinição de sua função de prover cuidados educacionais especializados. Teorias educacionais críticas encaram o currículo como um domínio político que enfatiza a diversidade e a cultura da escola, que constitui a realidade, como resultado de um currículo renovado e ampliado. O conhecimento está intimamente ligado a esta perspectiva. Neste sentido podemos considerar que os PCN’s têm como principal objetivo dentro da educação especial a adaptação curricular e os debates referentes ao currículo na Educação Especial estão inseridos nas determinações legais da BNCC que busca apontar os direitos e objetivos ligados a aprendizagem dos estudantes ao mesmo tempo que procura orientar a produção dos currículos nos sistemas de ensino…

Palavras: 4125Páginas: 15

A NEUROPSICOPEDAGOGIA E A EDUCAÇÃO BÁSICA

O presente trabalho teve a intenção de pesquisar as contribuições e implicações da Neurociência na formação dos neuropsicopedagogos no processo de ensino e aprendizagem na educação básica por isso, estabelecemos os seguintes objetivos: Identificar a influência e a contribuição das Neurociências na formação do neuropsicopedagogo ao lidar com o fracasso escolar no exercício de sua prática. …

Palavras: 4125Páginas: 15

A importância da leitura no contexto escolar

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância de se priorizar o trabalho com a leitura em sala de aula, dada sua importância no desenvolvimento das competências e habilidades dos sujeitos envolvidos. A escola, vista como formadora do conhecimento, tem o papel de fornecer mecanismos para a construção de um aluno autônomo e crítico capaz de refletir sobre a funcionalidade da língua em diferentes contextos de uso. Tomando por base essa premissa, a leitura torna-se indispensável dentro do contexto escolar, porque o ato de ler proporciona ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias a vida em sociedade. Assim, é relevante discutir sobre a importância de se promover um trabalho responsável e coerente de leitura dentro do contexto escolar, bem como refletir sobre sua importância em meio ao processo de ensino e aprendizagem. feito em agosto, em Jundiaí/SP; nota 10…

Palavras: 8525Páginas: 31

MODELAGEM MATEMÁTICA O USO DA GEOMETRIA PLANA EM METODOLOGIAS DE ENSINO

MODELAGEM MATEMÁTICA O USO DA GEOMETRIA PLANA EM METODOLOGIAS DE ENSINO…

Palavras: 8250Páginas: 30

RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS ALUNOS

A relação entre família e escola é um assunto polêmico e de extrema importância para os estudantes, onde a necessidade de participação da família como um todo é fundamental. Porém, como se dá a importância de uma boa relação entre família e escola para os alunos?…

Palavras: 4675Páginas: 17

PROJETO EDUCATIVO TCC

TCC …

Palavras: 4400Páginas: 16

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA TEORIA E PRÁTICA

O pedagogo está realmente preparado para atender um aluno com deficiência?…

Palavras: 2475Páginas: 9

O USO DE TECNOLOGIAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

O desafio é inserir as Tecnologias Digitais de Informação e comunicação (TDIC) na sala de aula de maneira que contribuem com o trabalho do professor e que atendam às necessidades do aluno. …

Palavras: 2750Páginas: 10

A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Tcc, Pedagogia …

Palavras: 1650Páginas: 6

A influência da Gestão Escolar no desenvolvimento da escola e de seus alunos

Texto e referências em formato APA, podendo ser editado para ABNT. O presente trabalho aborda a questão da influência da gestão escolar no desenvolvimento da escola e de seus alunos, principalmente em relação aos alunos com necessidades especiais. …

Palavras: 7975Páginas: 29

BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA A APRENDIZAGEM

O presente artigo tem como principal objetivo aprofundar conhecimentos sobre o brincar e as brincadeiras, apontando sua importância para o desenvolvimento da criança. Através da brincadeira são desenvolvidos o raciocínio lógico, resolução de problemas e a interação social, além da exposição e processamento de variadas emoções. O objetivo é discutir a importância das brincadeiras em sala, apresentando o processo e seu reflexo na formação do indivíduo. Justifica-se a escolha do tema pela relevância que apresenta na aprendizagem, para contribuição de material de estudo e pesquisa. O resultado da pesquisa indicou que a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança. É uma ferramenta primordial no desenvolvimento integral da criança, que merece atenção dos pais e dos educadores, pois é através delas que a criança descobre a si mesmo e o outro, além de ser um elemento significativo e indispensável para que a criança possa aprender com prazer, funcionando como exercícios úteis e necessários à vida. Para isso foi feita uma pesquisa bibliográfica tendo como referência autores estudiosos do tema…

Palavras: 6050Páginas: 22

O desafio da inclusão de crianças especiais na escola pública

Trabalho acadêmico para conclusão de graduação em Educação Inclusiva. Esse trabalho trata de uma Revisão bibliográfica sobre a educação inclusiva e a formação dos professores. O processo de Inclusão é uma luta mundial, para que haja na íntegra uma educação de todos, porém que essa inclusão seja feita de forma correta e humanista, não é necessário apenas garantir que o aluno esteja inserido na sala, mas que ele esteja sendo instruído de forma diferenciada respeitando seus limites e capacidades. Sendo assim, surge o problema: Como se dá a educação inclusiva de crianças especiais em escolas públicas? Tendo como objetivo geral: compreender acerca da educação inclusiva. E objetivos específicos: descrever a escola pública e apreender acerca da educação inclusiva em escolas públicas. Por meio desse estudo foi possível perceber que a educação inclusiva não é uma tarefa fácil, ela exige muito tanto do aluno, como da instituição e do professor, mas é uma tarefa muito gratificante, em virtude dos fatos mencionados é possível concluir que o trabalho alcançou os objetivos propostos…

Palavras: 3025Páginas: 11

TCC - A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS TIREI NOTA 10.00 TCC FEITO EM 10/10/2021 FACULDADE ANHANGUERA…

Palavras: 8250Páginas: 30

O SUPERVISOR ESCOLAR NA ORIENTAÇÃO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA INCLUSIVA

Supervisão escolar. Qualidade da educação. Matemática inclusiva…

Palavras: 13750Páginas: 50

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL A PRODUTORES DE BASE FAMILIAR

RESUMO Este trabalho apresenta a importância da assistência técnica e extensão rural a produtores de base familiar. Foi possível constatar que a adoção de um novo modelo de desenvolvimento pelo Brasil, e a consequente criação e aumento de políticas públicas voltadas para a inclusão e a promoção do desenvolvimento rural sustentável, para o agricultor familiar. Com o objetivo de avaliar o efeito da utilização de assistência técnica sobre a renda mensal dos agricultores familiares. A qualidade dos alimentos orgânicos, tornando-se essencial para o acesso ao mercado consumidor e para garantir a credibilidade desses produtos e, assim, consolidar a agricultura orgânica como instrumento para o desenvolvimento da agricultura familiar. Neste sentindo, ainda têm diversos desafios para o desenvolvimento rural. A expansão da política, associada às análises sistêmicas para seu constante aperfeiçoamento, é, deste modo, um caminho promissor para o desenvolvimento econômico da agricultura familiar no Brasil. PALAVRAS-CHAVE: Agricultura familiar, Desenvolvimento rural, Políticas públicas. …

Palavras: 7975Páginas: 29

TCC Impactos da Modernização Agrícola

Um TCC sobre os impactos da modernização agrícola na sociedade, vantagens e tipos de investimento…

Palavras: 4950Páginas: 18

Artigo científico para pós em educação especial e inclusiva

Artigo científico com 16 páginas, título: O PAPEL DO PROFESSOR NO SUCESSO DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DISLEXIA. Com capa e folha de rosto só preencher. Taxa de similaridade em 8%…

Palavras: 3575Páginas: 13

O LÚDICO E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Neste trabalho, temos como objetivo analisar o lúdico, a brincadeira e os contos de fadas no desenvolvimento da criança. O jogo internaliza e esquematiza a estrutura do desenvolvimento do aluno no processo escolar e social. Mostramos também neste artigo que é no desenvolvimento da educação infantil e no vínculo que o aprendizado de cada criança se dá no processo educativo. O conto de fadas torna-se interessante e significativo para a criança, porque ao perder o interesse, a atividade deixa de ter significado e o jogo morre como tal. A brincadeira e as histórias tem motivação e isso torna uma ferramenta poderosa para o crescimento e desenvolvimento pessoal. Finalmente, veremos os diferentes jogos, que de acordo com Piaget, são fundamentais para o desenvolvimento de cada sujeito…

Palavras: 11000Páginas: 40

A IMPORTÂNCIA E A PRÁTICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO INFANTIL

As histórias em geral abordam a imaginação, aquilo que compõe o processo de desenvolvimento humano. A prática de contar histórias, além de contribuir para a emoção, é considerada também um método lúdico que ensina e socializa, assim como informa e educa. A contação de histórias desenvolve a capacidade cognitiva na estrutura mental das crianças, favorecendo assim, a estimulação da imaginação e da observação e favorece a expressão de ideias, e pode ser um significante método de trabalho para o docente, um caminho novo para o ensino infantil e para a formação de um aluno leitor. Assim sendo, o presente estudo, produzido por meio de pesquisa bibliográfica, tem o objetivo de analisar a importância da contação de histórias para o ensino e aprendizado infantil, a associação da contação de histórias com o professor, ressaltando a visão pedagógica da contação de histórias como prática educativa. Conclui-se assim que a prática de contar histórias faz com que a criança adentre no mundo da imaginação, compreendendo e formulando seu conhecimento e suas atitudes para a vida, despertando a curiosidade e aguçando a imaginação, desenvolvendo assim a autonomia e o pensamento. Trabalho apresentado a Uninter em 2020 avaliado com nota máxima…

Palavras: 4675Páginas: 17

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. …

Palavras: 9075Páginas: 33

7. ALIMENTAÇAO_SAUDAVEL_PARA_AEDUCAÇÃO_INFANTIL

A alimentação é fundamental no desenvolvimento da criança e deve se tornar um habito a criança ter uma alimentação adequada e equilibrada. Para que isso ocorra, é importante conscientizar desde a infância sobre os benefícios que uma boa alimentação trará, e os malefícios que uma má alimentação pode causar. …

Palavras: 2750Páginas: 10

NEUROEDUCAÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

O trabalho investiga a neuroeducação e as dificuldades de aprendizagem. Neuroeducação é um campo interdisciplinar que combina a neurociência, psicologia e educação para decifrar processos cognitivos e emocionais que originem melhores métodos de ensino e currículos…

Palavras: 7425Páginas: 27

OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA

No decorrer do trabalho, com base em pesquisas bibliográficas, será descrito acerca dessa temática, com o intuito de compreender como é e como pode ser o planejamento e gestão escolar de forma democrática, quais os desafios enfrentados pela instituição para torná-la efetiva. Além disso, compreender também a construção do Projeto Político Pedagógico e a importância da participação de todos para organizá-lo, pois é quando a comunidade escolar, principalmente professores, tem acesso às informações e participam das decisões que envolvem os alunos, considerando a cultura, história, ambiente e condição social em que estão inseridos, os métodos de ensino são específicos e alcançam com mais facilidade os objetivos e metas para o ensino e aprendizado dos alunos. …

Palavras: 5775Páginas: 21

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Este trabalho foi realizado afim de mostrar a importância da disciplina da educação física dentro do contexto escolar, bem como qual a sua importância no processo educativo e se disciplina está ligada a um momento histórico e se faz parte de uma necessidade social das pessoas. A além de promover um momento de socialização, a educação física escolar tem por objetivo Este trabalho foi realizado afim de mostrar a importância da disciplina da educação física dentro do contexto escolar, bem como qual a sua importância no processo educativo e se disciplina está ligada a um momento histórico e se faz parte de uma necessidade social das pessoas. A além de promover um momento de socialização, a educação física escolar tem por objetivo …

Palavras: 5500Páginas: 20

A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), para Graduação em Pedagogia…

Palavras: 11000Páginas: 40

LÚDICIDADE

Este trabalho tem o objetivo de analisar a importância do brincar no desenvolvimento da criança e os desafios desse processo na transição da educação infantil para o ensino fundamental. Data 12/12/2018 nota 9,00…

Palavras: 6875Páginas: 25

TCC Inédito - Pode ser utilizado em graduação ou pós de pedagogia

O presente trabalho tem por objetivo apresentar as inúmeras possibilidades de atuação do pedagogo fora do ambiente escolar, demostrando que ele atua em todos os lugares onde ocorra aprendizagem, os desafios que encontra para trabalhar fora do ambiente escolar e o uso do seu conhecimento para atuação em lugares diversificados. Já está formatado nas normas abnt. Inserir somente a capa e a folha de rosto com seu nome ;)…

Palavras: 4125Páginas: 15

Violencia nas escolas - reflexo da sociedade?

Tcc de pedagogia abordando a violência nas escolas com base no livro "O Brasil fugiu da escola", do autor Sergio Kodato…

Palavras: 5775Páginas: 21

Bullying escolar: como combater este fenômeno

A violência escolar é uma realidade que traz intranquilidade e insegurança por parte de todos aqueles que estejam relacionados com a educação, principalmente no que se refere bullying. O bullying é um termo de origem inglesa utilizado na maioria dos países para classificar atos intencionais, repetitivos e violentos contra uma vítima ou um grupo de vítimas que estejam em julgo desigual de poder causando para o mesmo uma série de prejuízos, tais como: evasão e retenção escolar, doenças psicossomáticas, depressão e até mesmo o suicídio. Este trabalho foi realizado por meio de revisão bibliográfica e tem como principal objetivo compreender a intervenção dos educadores diante desta realidade que diariamente tem causado um enorme sofrimento por parte de todos os evolvidos, bem como pontuar as suas consequências. nota 10…

Palavras: 4400Páginas: 16

A importância da brincadeira na alfabetização

TCC PARA graduando em pedagogia ou áreas afins. …

Palavras: 8250Páginas: 30

A Neurociência no Ensino Superior

Este projeto destaca a relevância da Neurociência como ferramenta de apoio ao Educador, frente aos desafios de sua profissão e as dificuldades em sala de aula. O presente trabalho ainda contribui para a compreenssão da estrutura cerebral e diagnóstico de dificuldade de aprendizagem de crianças especiais.O trabalho foi apresentado á faculdade UCAMPROMINAS como artigo para defesa de Pós Graduação, com nota 7,5 em setembro de 2015…

Palavras: 2750Páginas: 10

Avaliação: instrumento integrante no processo ensino-aprendizagem

O trabalho visa mostrar a importância da avaliação de aprendizagem como mecanismo integrante na evolução do educando, desmistificando que a avaliação é apenas somativa ou punitiva…

Palavras: 11000Páginas: 40

TCC - A VALORIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DA SECRETARIA ESCOLAR: GESTÃO DEMOCRÁTICA

Esta pesquisa problematiza o campo em que se situa a institucionalização do atendimento dos secretários, que norteia os princípios da Gestão democrática assegurada como princípio da educação pública desde 1988, através da Constituição Federal. …

Palavras: 3575Páginas: 13