SEQUÊNCIA DIDÁTICA TEMA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IDENTIDADE - HISTÓRIA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

A compreensão ou a tentativa dela, ainda que mínima de se localizar nos espaços, tempos, relações sociais e de iniciar um processo curioso de buscar entender as transformações a sua volta, bem como o modo pelo qual podem se tornarem partes integrantes do processo de transformação, seja por via da possibilidade da manipulação ou na busca incessante de apreender o que ocorre em seu entorno. Deste modo a Educação Infantil impreterivelmente carece promover experiências que instiguem a curiosidade, permita o processo de manipulação, investigação, exploração, criação de hipóteses, consulta de fontes, interpelações e desta maneira desenvolva oportunidades para que as crianças ampliem os conhecimentos do mundo físico a sua volta e iniciem um processo de “localização” no espaço sociocultural em derredor.

Exatamente por compreender tal necessidade, que o Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil deve ser entendido como indispensável. Esta sequencia didática dará enfoque ao desenvolvimento do campo de experiência: O Eu e o Outro e o Nós; existente na Base Nacional Comum Curricular (2019) e consonante com o plano de curso, outrora apresentado, cuja intitulação da sequencia didática que aqui será desenvolvida estava abordada do seguinte modo: • Objetivo Geral: Conhecer a si mesmo percebendo o outro, reconhecendo a diversidade existente entre as pessoas e estabelecendo relações com o cotidiano. • Conteúdo: Reconhecer sua história, valorizar sua cultura e origem. Avaliação: A avaliação será gradual, ao longo do processo dialógico. Recurso: Os recursos utilizados nesta etapa serão os mais básicos possíveis (lousa e piloto) ou a depender da turma, nenhum recurso será necessário.

AULA 2 Tema: Fonte histórica da minha família Duração: 2h Objetivo Específico: Compreender -se no espaço social Conteúdo: Compreensão de si mesmo no espaço social Público alvo: Alunos da Educação Infantil Atividades: Os alunos deverão trazer fotos de familiares (o máximo possível), é interessante também que nessa atividade seja deixado bem claro, que nesse ínterim também podem/devem ser trazidas fotos de pessoas que fazem parte do contexto familiar (considerados da família), ou que tiveram papel importante de formação familiar, para assim abranger uma conceituação de família mais próxima da realidade do educando. Na sala, os alunos apresentarão os familiares das fotos, afirmando o nome destes, quem são (tio, avó, pai.

e em seguida, falarão um pouco de suas melhores histórias vividas com eles e do que sentem ao lembrar disso. AULA 4 Tema: Imaginação social Duração: 2h Objetivo Específico: Trabalhar a imaginação, criatividade e coletividade. Conteúdo: Interação com o outro no espaço social e imaginação social. Público alvo: Alunos da Educação Infantil Atividades: A classe deve ser dividida em grupos com quatro alunos, e professor deverá distribuir papel, lápis de cor ou cera e apresentar a tarefa: Os alunos deverão desenvolver uma história através de desenhos, nestes eles deverão criar personagens, qual a relação destes um com o outro, e que essas estórias tenham inicio, meio e fim. Após a confecção de todas as estórias os alunos irão socializá-las, apresentando cada detalhe para as demais equipes, nesse ínterim o professor pode realizar intervenções, como: “Esse personagem conhece este?”, “Onde eles estão?”, enfim, o professor deve através dessas indagações, escuta ativa e observações buscar entender o grau de compreensão que os alunos tem a respeito de si, do outro, do espaço, tempo e nós, ou seja, uma compreensão social.

Avaliação: Neste ponto das aulas, o professor deverá situar sua avaliação em todo o processo evolutivo do aluno, associando se este já consegue ter compreensões que no inicio desta sequencia didática não possuía. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. HOFFMANN, Jussara. Avaliação em ciências, história e geografia. In: HOFFMANN, Jussara (org.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download