Gestão compartilhada

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

As primeiras escolas surgiram historicamente junto com as primeiras civilizações, com a ascensão do ser humano, eram voltadas para o aperfeiçoamento de guerreiros, escribas e outras funções que seriam úteis para a comunidade como um todo, daí surgia a necessidade de uma participação da sociedade já que os resultados a se desenvolverem influenciariam diretamente na mesma, no entanto demorou a se consolidar essa participação social de maneira realmente eficaz. Nos dias de hoje essa distribuição de fins didáticos acaba se perdendo criando assim uma problemática na educação como um todo, podendo se encaixar em vários aspectos desde a metodologia aplicada em sala de aula até a perspectiva econômico-social voltada para a realidade dos alunos. Essas problemáticas acabam levando a questões mais complexas as quais podemos estipular que o meio escolar necessita de uma melhor gestão, e assim como na antiguidade uma gestão que permeie as necessidades da sociedade atual, diante disso surge a gestão compartilhada.

A gestão compartilhada se enquadra no conceito de ser uma gestão comunitária, ou seja com participação da sociedade como um todo, ao determinar as normas e ações que seriam colaborativas para todo o desencadear de um sistema, ao se perceber isso, é notório o fato de que as medidas tomadas sempre inserem uma abrangência de eventos que conseguem colocar dentro do ambiente escolar a própria comunidade. A participação da sociedade nas decisões tomadas na gestão escolar é participativa em certo ponto, fica por base responsável a tomada de decisões muitas vezes pelo conselho escolar, conselho esse formado por discentes que ajudarão e guiarão os princípios e direcionamentos para uma melhora na educação. Perante a necessidade de impor uma sociedade colaborativa a tal maneira que se facilitaria seus pressupostos resultados, já que consta em seus índices a necessidade acerca da participação da vida pública, perante uma necessidade sócio democrática, que se encaixa nos padrões morais da sociedade, uma vez que sua participação influência diretamente nos resultados e no aprimoramento dos quesitos escolares.

Escola pública é uma designação que encerra dois termos amplamente discriminados, tanto no plano governamental, via políticas públicas agressivas e de ataque à qualidade sociocultural, quanto no plano do imaginário coletivo que por parca visão crítica ou por uma introjeção de interesses e ideais burgueses, são incapazes de ver os fatos além do palpável e reproduzem o modo de pensar e de agir de determinada liderança política. Gestão Escolar: Conceitos, Práticas e Expectativas. Pág_ 10) A capacitação de cada indivíduo se faz relevante ao pensamento coletivo, uma vez que as classes dominantes tendem a aprender desde as primeiras socializações para continuar assim sendo dominantes, enquanto a trabalhadora é criada visando os aspectos comuns do pensamento coletivo, essa hierarquia histórica se representa ao associarmos as relações educacionais, pois o interesse mutuo por parte dos dominantes é continuar com o pensamento favorável a eles, ou seja seria perigoso criar um pensamento crítico individualista, podemos perceber essa sobreposição por parte da Elite ao compararmos as escolas de diversos países do mundo, muito em sua maioria sendo subdesenvolvidos apresentam como sendo as escolas públicas de menor desenvolvimento, pois abrangem o pensamento estipulado para manter a ideologia de classes, essa mesma ideologia acaba por ser pejorativa, pois ajuda a manter um sistema retográdo ao qual a dependência de um meio único de consumo acaba por permitir maior alienação dos indivíduos como um todo, pode-se referir isso nos estudos de caso de Durkheim por exemplo grande sociólogo que determinou essas resignações de dependência trabalhista.

Ao analisar a emergente sociedade moderna, que se desenvolve a partir de movimentos migratórios do campo para cidade e da incorporação desta nova população como mão de obra nas fábricas e indústrias, Durkheim percebe que o trabalho começa a se especializar; ele se dá conta que quanto mais especializado é o trabalho, mais laços de dependência se formam. Vieira Pontes[2]_Disponivel em :http://www. gestaouniversitaria. com. br/artigos/gestao-compartilhada-desafios-e-perspectivas--2#:~:text=A%20gest%C3%A3o%20compartilhada%20%C3%A9%20caracterizada,que%20permeiam%20o%20processo%20escolar. GESTÃO COMPARTILHADA: AUTONOMIA DA ESCOLA_Eusébia de Araújo Pereira Nolêto _ Disponível em: https://consad.

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