A TEORIA DA AUTOPOIESE E SUA RELEV NCIA PARA A RETOMADA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Neste paper, discutiremos como a compreensão da teoria da autopoiese pode ser útil para a retomada do processo de ensino-aprendizado no período pós-pandemia. Palavras-Chave: Autopoiese. Ensino. Aprendizado. INTRODUÇÃO A pandemia do COVID-19 causou mudanças significativas na forma como as pessoas aprendem em todo o mundo. Por fim, proporemos uma solução equilibrada para a retomada do processo de ensino-aprendizado no período pós-pandemia com base na teoria da autopoiese. O objetivo deste trabalho é examinar como a teoria da autopoiese pode ser aplicada para compreender a retomada do processo de ensino-aprendizado no período pós-pandemia, considerando exemplos práticos de como ela pode ser utilizada para compreender como os alunos se adaptam ao ensino a distância e como eles podem ser apoiados para se manterem coerentes em seus processos de aprendizado durante esse período de incerteza.

Além disso, proporemos uma solução equilibrada para a retomada do processo de ensino-aprendizado no período pós-pandemia com base na teoria da autopoiese, oferecendo sugestões para como os alunos podem ser apoiados em seus processos de aprendizado e como as instituições de ensino podem se adaptar e se manterem coerentes em períodos de mudança. Este trabalho também busca contribuir para o conhecimento sobre como a teoria da autopoiese pode ser aplicada no contexto do ensino, apresentando uma perspectiva original e inovadora sobre o assunto, e estabelecer uma posição clara e argumentada sobre a relevância da teoria da autopoiese para a retomada do processo de ensino-aprendizado no período argumentação com evidências empíricas e teóricas. pós-pandemia, apoiando a REVISÃO DA LITERATURA A teoria da autopoiese é um conceito desenvolvido por Humberto Maturana e Francisco Varela que se refere à capacidade de um sistema de produzir e reproduzir sua própria estrutura.

Apesar de a teoria da autopoiese ter sido desenvolvida há algumas décadas, ela ainda é objeto de pesquisa ativa e tem sido utilizada em diversos contextos, incluindo o ensino e a aprendizagem. Alguns estudos têm demonstrado que a teoria da autopoiese pode ser útil para compreender como os alunos se adaptam ao ensino a distância e como eles podem ser apoiados para se manterem coerentes em seus processos de aprendizado. Por exemplo: Em um estudo realizado por Chen e Chen (2020), os autores examinaram como a teoria da autopoiese pode ser aplicada para compreender a adaptação dos alunos ao ensino a distância durante a pandemia de COVID-19. Os resultados do estudo sugerem que a teoria da autopoiese pode ser útil para compreender como os alunos se adaptam a essa forma de ensino e como eles podem ser apoiados para se manterem coerentes em seus processos de aprendizado.

Em outro estudo, realizado por Huang et al. No entanto, é importante lembrar que a teoria da autopoiese é apenas uma ferramenta entre muitas outras que podem ser utilizadas para compreender o processo de ensino-aprendizado, e que ela deve ser utilizada de forma crítica e com outras fontes de informação. Em conclusão, a teoria da autopoiese é uma ferramenta útil para compreender como os alunos se adaptam ao ensino a distância e a outros contextos de aprendizado, bem como para propor soluções para apoiá-los em seus processos de aprendizado. No entanto, é importante lembrar que a teoria da autopoiese é apenas uma ferramenta entre muitas outras que podem ser utilizadas para compreender o processo de ensino-aprendizado, e que ela deve ser utilizada de forma crítica e com outras fontes de informação.

MÉTODO A fim de utilizar a teoria da autopoiese para reiniciar o processo educacional após a era pós-pandêmica, buscamos na literatura trabalhos recentes. Utilizamos Google Scholar, Web of Science e Scopus para encontrar artigos e trabalhos publicados de 2017 a 2022. Além disso, a teoria da autopoiese também pode ser útil para compreender como os alunos se adaptam ao ensino a distância e como eles podem ser apoiados para se manterem coerentes em seus processos de aprendizado durante esse período de incerteza. Por exemplo, alguns estudos sugerem que os alunos podem ser apoiados por meio de estratégias de feedback e orientação (Tôrres et al. bem como por meio de um ambiente de aprendizado que promova a reflexão e a autoaprendizagem (Sousa et al.

Em resumo, a teoria da autopoiese pode ser uma compreensão relevante para entender como os sistemas de ensino se adaptam e se mantêm coerentes em períodos de mudança, como ocorreu durante a pandemia de COVID-19. Ela pode fornecer insights úteis para a retomada do processo de ensino-aprendizado no período pós-pandemia, ajudando as instituições de ensino a se adaptarem ao ensino híbrido ou mesmo ao ensino presencial, bem como a apoiarem os alunos em seus processos de aprendizado. et al. A teoria da autopoiese e o ensino de ciências: uma reflexão sobre a possibilidade de seu uso na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, 24(91), e351319. Luhmann, N. A teoria da autopoiese. Sarmento, M. Autopoiese e ensino: possibilidades de aplicação.

Revista Brasileira de Educação, 11(31), 167-180. Sousa, D. et al.

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