PROJETO DE COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA ESCOLA MUNICIPAL IRACY DA SILVA ALMEIDA, NO JARDIM VISTA ALEGRE NO MUNICÍPIO DE RIBAS DO RIO PARDO MS

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Ciencias ambientais

Documento 1

Com a coleta e a seleção de resíduos sólidos produzidos dentro da escola, uma equipe gestora será encarregada de destiná-los para a Associação de Catadores do Município, revertendo os recursos provenientes de sua venda, para a Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Iracy da Silva Almeida. Espera-se coletar 10 toneladas por ano, equivalente a R$ 10. aproximadamente, que serão investidos para a manutenção do projeto e, possivelmente, para levar o projeto para todo o entorno da escola, atendendo o máximo de residências possíveis. APRESENTAÇÃO DO PROJETO O projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos consiste em utilizar os conceitos de educação ambiental, principalmente junto aos alunos da Escola Municipal Iracy da Silva Almeida, a partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos que determina que a implantação da coleta seletiva é de obrigação dos governos municipais e devem constar nos planos gestores de cada um deles e, desta forma, podendo ser desenvolvido em uma escola municipal.

Após a observação de que todo o lixo da escola ISA não ser separado, ou seja, resíduos recicláveis e orgânicos depositados nos mesmos recipientes, percebemos a possibilidade de iniciar a separação deles e dar a destinação correta, gerando receita para a comunidade e também o respeito ao meio ambiente. Estima-se, desta forma, que temos a possibilidade de atingir a marca de 40 toneladas de resíduos sólidos recicláveis produzidos pela comunidade da escola ISA anualmente. PROPOSTA DO PROJETO O projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos da escola ISA propõe colocar em prática o respeito ao meio ambiente, com a participação de toda a comunidade envolvida e, futuramente, a expansão no entorno da escola ISA ou até mesmo em todo o município de Ribas do Rio Pardo.

Os descartes dos resíduos deverão ser realizados por tipo resíduos e depositados em recipientes identificados por cores e tipo de resíduo: • Azul para papel; • Vermelho para plástico; • Amarelo para metal; • Verde para vidro; • Marrom para lixo orgânico. Para acondicionamento destes resíduos serão necessários, inicialmente, a instalação de quatro conjuntos de coletores, com rodas para transpor e tampa basculante, cada um com recipiente para papel, plástico, metal e vidro. Para o lixo orgânico serão mantidos os atuais cestos. PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA A previsão orçamentária está vinculada junto à Secretaria Municipal de Educação, em rubrica prevista para melhorias de unidade educacional, necessitando somente da análise do corpo gestor e da aprovação da verba pela referida secretaria.

Como o projeto de coleta de resíduos sólidos na escola ISA é auto-sustentável não existe a necessidade de dotá-lo como despesas do orçamento municipal, mas, evidentemente, com a prestação de contas, mensais e anuais, das receitas e das despesas oriundas desta atividade. A estimativa é coletar 1. quilos de resíduos sólidos por mês, vendidos a aproximadamente R$ 0,25 por quilo, resultando ao final de cada mês, aproximadamente R$ 1. O gasto mensal com a aquisição das sacolas plásticas para coleta será de R$ 150,00. RECURSOS MATERIAIS E SERVIÇOS O projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos da escola ISA necessitará de: • Quatro conjuntos de coletores, com rodas para transpor e tampa basculante, cada um com recipiente para papel, plástico, metal e vidro; • 100 sacolas plásticas coloridas por mês.

Os custos envolvidos serão: • R$ 2. referente a aquisição de quatro conjuntos de coletores com rodas para transpor e tampa basculante; • R$ 150,00 referente a aquisição de 100 sacolas plásticas (25 de cada cor). Os demais itens que compõe a operacionalização deste projeto já são previstos nas atividades cotidianas da escola ISA, como, materiais de limpeza, uniformes e equipamentos de proteção individuais, entre outros. EXECUÇÃO DO PROJETO   PREPARAÇÃO EXECUÇÃO   Meses Dias ATIVIDADES 1º 2º 3º 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Conscientização dos alunos X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Instalação dos coletores     X                                         Treinamento dos funcionários     X                                         Início da coleta seletiva       X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Separação dos resíduos       X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Destinação dos resíduos                         X                   X Inicialmente o projeto deverá ser desenvolvido em sala de aula, com todos os alunos da escola ISA, por meio de temas transversais incluídos em todas as disciplinas de todos os anos da educação básica fundamental, capitaneado pela coordenadora pedagógica e pela diretora geral e executado pelo corpo docente, com duração de até três meses.

Porém, é esperado que a totalidade dos resíduos sólidos da escola ISA sejam coletados, selecionados e destinados corretamente, provocando a responsabilidade de preservação do meio ambiente em toda a comunidade do entorno da unidade educacional. Espera-se, ainda, que o projeto seja multiplicado, gerando uma rede positiva na conscientização para o descarte de resíduos sólidos. CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao final deste trabalho fica evidente que o projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos na escola ISA promoverá junto à toda a comunidade ganhos imensuráveis, uma vez que a promoção da educação ambiental tem prazo de validade indeterminado. É certo que os alunos da escola ISA levarão estes conhecimentos para a vida. E o melhor, com investimento de pequena monta, sem onerar os cofres públicos e promovendo a sustentabilidade econômico e financeira do projeto, com a possibilidade de expansão para toda a comunidade e até para as demais escolas do município de Ribas do Rio Pardo.

ESCOLAS: Escola Municipal Iracy da Silva Almeida. Disponível em: <https://www. escol. as/256852-em-iracy-da-silva-almeida>. Acesso em 26 set 2020. PANORAMA 2020 MUNICÍPIOS IBGE. Censo 2010. Disponível em: <https://cidades. ibge. gov. São Paulo: Rideel, 2008.

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