Fertilidade do solo

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Ciencias ambientais

Documento 1

Com este trabalho de pesquisa foi possível verificar que apesar de ter diversos benefícios, entre eles o baixo custo e o fácil manuseio, há ainda pouca literatura sobre tal, e ainda menos artigos ciêntificos que confirmem os seus bons resultados na correção da acidez do solo Palavras-chave: Fertilidade do solo. Solos Brasileiros. Calcário Líquido. INTRODUÇÃO O Brasil tem grande potencial para contribuir para aumentar a oferta de alimentos no mundo e, também, para atender à crescente demanda interna de sua população. Isso pode ser alcançado pelo aumento da produção agrícola, seja pelo aumento de produtividade, seja pela expansão da área plantada (BERNARDI et al. O uso adequado de fertilizantes se tornou prática indispensável na luta mundial de combate à fome e subnutrição, promovendo o aumento de produtividade agrícola e protegendo e preservando a flora e fauna nativas (CAKMAK, 2002 apud BERNARDI et al.

Os fertilizantes são um dos mais importantes insumos na agricultura moderna (TISDALE et al. apud BERNARDI et al. Sendo assim, o presente trabalho buscou elucidar o conceito de fertilidade do solo e fertilizantes, bem como aprofundar no desempenho de um tipo utilizado no Brasil e os resultados obtidos até agora. FERTILIDADE DO SOLO A fertilidade é definida como a capacidade do solo de ceder elementos essenciais às plantas, restrito à fase sólida e líquida, e tem como limite a solução do solo perto da fase sólida, a partir de onde são efetuados os processos de transporte (difusão, fluxo de massa), interceptação radicular e absorção. Assim, os fertilizantes são adicionados exatamente para repor os elementos retirados do solo, seja para suprir a necessidade, ou ainda para ampliar o potencial produtivo.

Em outras palavras, eles aumentam a produtividade agrícola. Os fertilizantes são compostos por elementos químicos classificados em macronutrientes, que compõem moléculas essenciais do vegetal, onde é necessária grande quantia e tem função estrutural; e os micronutrientes, que compõem enzimas e tem função reguladora, sendo de menor demanda (CUNHA et al, 2017). Para a legislação brasileira (DECRETO Nº 4. os fertilizantes são categorizados em: mineral, ôganico, mononutriente, binário, ternário, com micronutrientes, mineral simples, mineral composto, mineral misto, mineral complexo, orgânico misto, orgânico simples e organomineral. Atualmente, algumas empresas comercializam corretivos de solo na forma líquida e, de acordo com as mesmas, o resultado é mais rápido e duradouro, em relação ao calcário em pó, porém pesquisas com o uso de calcário líquido são muito escassas no Brasil, sendo necessário averiguar se realmente os calcários líquidos são eficazes na correção da acidez do solo e seu reflexo na nutrição de plantas (BAMBOLIM et al, 2015; GALINDO et al, 2017).

Dentre os principais benefícios do uso do calcário líquido estão: facilidade e manuseio de aplicação, netalização do efeito fitotóxicode alumínio, potencialização do efeito de fertilizantes, aumento do tero de cálcio e magnésio no solo, aumento da saturação de base (EMBRAFER, 2012). O calcário líquido tem como objetivo corrigir a acidez do solo, fornecer Ca2+ e Mg2+, e neutralizar os efeitos fitotóxicos do Al3+ no solo (BURG et al. Figura 2: Exemplos de Calcário Líquido. Fonte: Google Imagens. No caso da pesquisa bibliográfica, a leitura apresenta-se como a principal técnica, pois é através dela que se pode identificar as informações e os dados contidos no material selecionado, bem como verificar as relações existentes entre eles de modo a analisar a sua consistência (LIMA, 2007).

CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante do cenário brasileiro, a calagem é primordial e, até vital em todo o território nacional. Devido ao alto custo e difícil manuseio de outros calcários, nos últimos anos surgiu o calcário em forma líquida. Apesar de ter diversos benefícios, entre eles o baixo custo e o fácil manuseio, há ainda pouca literatura sobre tal, e ainda menos artigos ciêntificos que confirmem os seus bons resultados na correção da acidez do solo. No presente trabalho, das referencias bibliográficas analisadas nenhuma ratificou os benefícios prometidos pelo produto. n. p. jul/set. BERNARDINI, A. C. Y. Ferramentas de Agricultura de precisão como auxílio ao manejo da fertilidade do solo. Caderno de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.

n. p. L. GIACOMELI, R. Efeito do calcário liquido nas características químicas do solo. Anais do Salaão Internacional de Ensino, pesquisa e Extensão, Bagé, v. n. O. MENEZES, F. P. SCHULZ, J. SOARES, L. GERLACH, G. A. X. FERREIRA, M. M. GUARÇONI, A. M. Características da fertilidade do colo influenciadas pelo plantio adensado de café conilon. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. n. EMBRAPA, 2007. Disponível em: https://ainfo. cnptia. embrapa. br/digital/bitstream/CPATSA/35800/1/OPB1291. pdf> Acesso: 11 de Mar. Revista de Agronegócios. Grupo Embrafer apresenta Calcário líquido FERTEC: Revolução e Eficiência. Jul, 2012. Disponível em: https://www.

66 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download