O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Dissertação de Mestrado

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

  Palavras-chave: Educação Infantil; Psicopedagogia; Fracasso Escolar.          RESUMEN La educación de la primera infancia es la base referencial de la educación, por lo que es en esta etapa de la educación que a menudo se desarrollan déficits de aprendizaje que pueden conducir a obstáculos significativos a lo largo de la fase de desarrollo del aprendizaje. Ante esto, la psicopedagogía surge de la necesidad de comprender el proceso educativo, buscando los fundamentos de la pedagogía, la psicología y diversas áreas de acción dedicadas al estudio del desarrollo del individuo. Desde esta perspectiva, el presente trabajo busca hacer un breve análisis de la importancia de la Psicopedagogía en el contexto de la educación de la primera infancia, para lo cual se realizará una breve discusión sobre el curso histórico de la psicología y la importancia de esta ciencia para prevenir el fracaso escolar.

Palabras-Clave: Educacion Infantil; Psicopedagogia; Fracaso Escolar.   A Associação Brasileira de Psicopedagogia aponta, nas diretrizes de psicopedagogo no Brasil, define a Psicopedagogia como “a área de conhecimento, atuação e pesquisa que lida com o processo de aprendizagem humana, visando o apoio aos indivíduos e aos grupos envolvidos neste processo, na perspectiva da diversidade e da inclusão” (ABPp, s/d). A psicopedagogia é um campo de estudo recente que tem como um dos objetivos principais a compreensão e intervenção no processo de aprendizagem, ajudando a compreendê-la, colocando a criança como um indivíduo de características próprias para aprender. Cabendo ao professor planejar as suas atividade pensando no desenvolvimento cognitivo da criança, sem dissociá-la dos fatores emocionais e sociais.   A função da psicopedagogia é diminuir o fracasso escolar com uso da práxis psicopedagógica com o conhecimentos dos processo de desenvolvimento da aprendizagem no que diz respeito aos aspectos cognitivos, emocionais e corporais.

Sendo assim, o psicopedagogo pode desenvolver suas atividades interferindo no planejamento da instituição e assim desenvolvendo um trabalho de reeducação. No mesmo período, a psiquiatra italiana, Maria Montessori, cria o Método Montessori de aprendizagem, classificado como sensorial, objetivando o desenvolvimento da educação da vontade e a alfabetização, destinado inicialmente às crianças com deficiência intelectual, mas posteriormente utilizado por todas as crianças em várias escolas. COSTA,PINTO E ANDRADE, 2013).   O método criado por Maria Montessori, que levou o seu nome, foi estendido a todas crianças, sendo até hoje utilizado por muitas escolas. Seu principal objetivo é trabalhar as questões relacionadas com a educação e a alfabetização no que diz respeito a estimulação dos órgãos de sentido, ou seja, sensorial.

  E foi após a Segunda Guerra Mundial, em 1946, que foi implantado o Centro Psicopedagógico, localizado na cidade de Paris, que foi originado a partir de todo os movimentos e estudos desenvolvidos por médicos, educadores e filósofos posteriores que investigavam problemas da aprendizagem. A esta confluência, junta, também, as proposições da psicologia social de Pichon Rivière, mormente porque a aprendizagem escolar, além do lidar com o cognitivo e com o emocional, lida também com relações interpessoais vivenciadas em grupos sociais específicos (França apud Sisto et. al. p.       Os cursos de especialização em psicopedagogia no Brasil eram ofertados por institutos particulares, associação de classes ou por iniciativa pessoal de algum grupo de profissionais. Conforme Costa, Pinto e Andrade (2013) Entre os anos 50 e 70, do século passado, houve uma grande expansão de disciplinas que buscavam enfocar os processos de educação em universidades, institutos de pesquisa e instituições educacionais.

O fator social é motivador não somente no fracasso escolar, mas também na evasão, como por exemplo, o trabalho infantil ocasionada pela carência socioeconômica. Outro fator que está alinhado ao social é a família que consiste na primeira sociedade do indivíduo.   O segundo ponto que deve-se atenção é a escola, espaço este que deve conter um reposicionamento; implica como os conhecimentos são transmitidos e assim como são absorvidos pelos alunos.   Como afirma Dubet (2008) “O fracasso escolar é mais do que um simples acidente de percurso, é o fracasso de toda pessoa, um fracasso social, um fracasso educativo para as famílias e um fracasso subjetivo para os alunos”      A família tem um papel significativo neste processo, que assim como nos demais outros fatores pode-se apontar a motivação dentro do ambiente familiar.

Segundo Martinelli e Sisto (2011) “atentam para os diferentes componentes que atuam sobre a motivação, destacando as diferenças individuais, diferenças situacionais, fatores culturais e sociais e a cognição”. BOSSA, 2000) A autora enfatiza que o psicopedagogo deve ter um olhar crítico a todos elementos que estão ao entorno do aluno, se a criança apresentar um problemas clínico deve-se buscar alternativas para combater-lo, respeitando o limite do campo de atuação do psicopedagogo, em que este deve encaminhar para outros profissionais, que podem partir para outras esferas como a ajuda de um psicanalista ou psicólogo. O pedagogo precisa fazer uso dos mais variados recursos para desenvolver seu trabalho.   A assessoria do Psicopedagogia atende toda a instituição escolar, assim, esse profissional deve-se estar preparado para diagnosticar a raiz do problema e dar respostas adequadas para saná-las e também desenvolver trabalhos que visam a prevenção e organização em prol de um bom funcionamento escolar.

   Partindo dessa reflexão, a presença de um psicopedagogo na atuação da rotina escolar, principalmente dando suporte a educação Infantil, pois essa etapa do desenvolvimento acadêmico é de extrema importância e precisa ser bem alicerçada, pois vários déficits de aprendizagem surgem durante a infância, cabendo ao psicopedagogo identificar onde, como e o que deve-se fazer com tal causa.       CONSIDERAÇÕES FINAIS A educação como um todo vem passando um processo de evolução nos seus mais variados níveis. BOSSA, N. A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. COSTA, A. ISSN 1981-1189. DUBET, François. O que é uma escola justa. A escola de oportunidades. São Paulo: Cortez, 2008. São Paulo: Ed.

T. A. Queiroz Ltda. SAMPAIO, Simaia. Petrópolis, Vozes,  1997. WEISS, M. L. L. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica.

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