O GESTOR E SUA ESSENCIALIDADE NO AMBITO DA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Dentre os tópicos discutidos neste artigo, conclui-se que a expansão da jornada escolar precisa ser vista como muito mais do ampliação de horas, gestão escolar precisa enxergar além da práxis, abraçar a comunidade, os alunos e o ambiente a sua volta, para obter sucesso em suas ações. Palavras chave: Educação integral. Gestão escolar. Participação. Introdução Nos últimos anos, o tema da educação em tempo integral nas escolas públicas ganhou grande atenção e reconhecimento. A relevância do tema se dá ao fato de que com o aumento da jornada escolar, há muitas hipóteses que precisam ser consideradas, como o intervalo entre as aulas, as atividades de lazer, a alimentação, o ensino e muitos outros pontos importantes que não devem ser negligenciados.

Assim como afirma o autor Gonçalves (2006, p. é necessário que haja uma divisão da função educadora para que se possa ter um maior alcance por parte da direção escolar, dos educadores, e da comunidade de forma a atingir uma divisão eficaz, segundo o autor isso significa distribuir o poder que está muitas vezes concentrado, para uma divisão conjunta de responsabilidades e exercício de uma autonomia em progresso. Desenvolvimento [. “O diretor escolar, responsável maior pelo norteamento do modo de ser e de fazer da escola e seus resultados” (LÜCK, 2009, p. Portanto, segundo Teixeira o seu funcionamento seguiria o seguinte critério: Primeiramente era necessário que os alunos fossem matriculados nas quatro escolas-classes no qual estes passariam uma parcela de tempo na escola-classe e na outra parte do tempo passariam na escola-parque, o período escolar teria 9 horas diárias divididas em dois turnos, manhã e tarde com 4 horas cada, com um intervalo de uma hora entre os dois turnos.

Durante o período da escola-parque dividiram os alunos de acordo com as idades e participaram de atividades no quais eles demonstraram alguma aptidão. Nesse sentido, as atividades relacionadas à educação física, educação social, artistas, organizacional, e biblioteca faziam parte do grupo de atividades que os alunos deveriam participar. TEIXEIRA, 1967). Embora o modelo de escola apresentado pelo educador tivesse como foco diminuir a desigualdade a partir da participação em atividades diversas, apresentando a escola com um espaço de criação, a mesma não produz o resultado que era esperado. A nova PNE em sua atual gestão vem apresentar 20 metas que devem ser alcançadas até o ano 2024, tratasse de um conjunto de 20 pontos que contemplam todos os níveis de formação desde a educação infantil a até o ensino superior, além da formação continuada de professores indo até à gestão das escolas.

A 6°meta traz algumas orientações com relação a oferta do ensino em tempo integral, segundo o parecer no mínimo 50% das escolas públicas deverão oferecer matrículas integrais, e pelo menos 25% dos alunos da educação básica devem ser atendidos. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Educação (2020), no ano de 2019 o número de matrículas na modalidade em tempo integral teve um aumento considerável. Já entre os anos de 2011 e 2015 o crescimento desse percentual apresentou-se de forma contínua alcançando uma média de 44,6%. Todavia, a partir do ano de 2016, houve um declínio dessa porcentagem, então em 2019, uma a cada três escolas públicas de ensino básico ofertaram matrículas em tempo integral. Com tudo é importante observarmos que nas últimas décadas a educação vem ganhando novos segmentos, o mundo está mudando e essas transformações vêm acontecendo cada vez mais rápido, devido à globalização e o avanço da tecnologia as necessidades dos colégios também mudaram.

Uma boa gestão escolar faz uma grande diferença na proposta de educação integral, o núcleo gestor precisa saber gerenciar muito bem os recursos humanos, financeiros e físicos da escola, um dos seus mais importantes objetivos é relacionado ao existo nas áreas pedagógicas e financeiras, logicamente todos os seus bons resultados estarão ligados. O núcleo gestor de uma instituição escolar é formado por diversos setores que se interligam como uma grande engrenagem, um setor funcionando dentro do outro. Pode- se citar 4 áreas centrais: gestão administrativa, gestão de recursos financeiros, e gestão de eficiência, ambas precisam estar em plena sintonia para que a instituição funcione de maneira eficiente. Segundo Franco et al. Pág. Nesse cenário o diretor escolar tem um papel primordial na mediação entre o fazer pedagógico e os sujeitos que compõem a comunidade escolar, e também nas tomadas de decisões.

Deve o mesmo considerar a ampliação do tempo de ensino de acordo com as experiências prévias dos estudantes, dos professores, e da comunidade, e tornar essa ampliação optativa, assim mantendo a autonomia da escola, e também o diálogo entre administração geral e a local com relação à implementação das políticas públicas. É fato incontestável que algumas regiões do país irão se beneficiar dessas propostas de ampliação do tempo de ensino enquanto outras saíram prejudicadas por não possuir as mesmas condições estruturais, sociais, ou econômicas, principalmente em áreas com maior índice de escassez de recursos, população majoritariamente carente, e com a proposta de tempo integral essas escolas ampliam em 7 horas algo que não estava funcionando bem nem em 5 horas.

É nesse sentido que voltamos a salientar a importância de uma gestão democrática dentro das escolas, para garantir um ensino de qualidade e que a comunidade escolar seja ouvida. Ed. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: [s. n. FRACO, C. Educação & Sociedade, v. p. GONZALEZ, W. BERNARDO, E. A gestão democrática em espaços não formais de ensino. PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, v. p. TEIXEIRA, A.

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