MIGRAÇÃO NO BRASIL: UMA QUESTÃO DE GESTÃO E SEGURANÇA

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:História

Documento 1

BETIM, MG 2018 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO. p. VENBRAS SOLIDÁRIO ATRAVÉS DO MODELO CANVAS. p. Conhecimento/ Educação. p. Diversidade Cultural. p. Sustentabilidade. p. INTRODUÇÃO Inúmeros são os motivos que levam uma pessoa ou um grupo de pessoas a migrar de um país para outro. De fato, situação econômica desfavorável, crise política, perseguição religiosa, guerras e até mesmo fatalidades ambientais são fatores que fazem com que a ideia de sair do seu lugar de conforto em busca de oportunidade em terras longínquas e, muitas vezes, desconhecidas, se torne uma opção real, ou até mesmo a única opção. A Organização das Nações Unidas estima que cerca de 244 milhões de pessoas residam em outro país que não o seu de origem.

O cenário da migração internacional apresentou um crescimento de 41% nos últimos 15 anos, sendo que 20% deste contingente se encontra na condição de refugiado. Estima-se que 800 pessoas provenientes da Venezuela adentrem território brasileiro todos os dias3, gerando uma crise humanitária sem precedentes, particularmente com a sobrecarga na saúde pública do estado e despreparo nas políticas públicas para receber tamanho número de pessoas buscando abrigo. Fora isso, a incidência de doenças erradicadas no Brasil proveniente desse alto deslocamento de migrantes, como o sarampo, tem preocupado bastante as autoridades locais. O índice elevado de migrantes, o aumento na taxa de criminalidade, entre outros, tem feito com que o sentimento de xenofobia tenha crescido consideravelmente na população local. O estado de Roraima encontra-se em situação econômica delicada e mais do que nunca se faz necessária a ação da sociedade civil para suavizar os impactos ocasionados pela necessidade real de fuga de um país mergulhado na fome, miséria e regime ditatorial, e tomando iniciativas para que esses migrantes tenham uma vida mais digna em nosso país.

Pensando nisso, é proposta aqui a criação de uma ONG voltada para a comunidade de refugiados venezuelanos no estado de Roraima, intitulada “VenBras Solidário”. Para que tanto a comunidade venezuelana quanto a brasileira estejam sempre atualizadas quanto à agenda da ONG, serão utilizados como canais o site da ONG, mídias sociais, anúncio na rádio, nos jornais impressos e na televisão. Nosso público alvo (ou, em outras palavras, nosso segmento de clientes) serão os venezuelanos migrantes, a população local e empresas locais, que serão certamente favorecidas pela profissionalização destes refugiados e também serão alvo de workshops e palestras contra a xenofobia também no ambiente de trabalho. Nosso relacionamento com os clientes será feito através de interação humana, e-mail institucional, telefone e o Fale Conosco disponibilizado no site.

Dessa forma, acredita-se que seja possível desenvolver uma comunicação eficiente e estabelecer um canal de acesso para que nossos clientes possam expor suas dúvidas, reclamações e sugestões para que o trabalho da ONG seja realizado com sucesso. Temos como recursos principais necessários: recurso físico (local para a sede), virtual (site), humano (voluntários que se disponham à causa), financeiros (doações e patrocínio) e recursos intelectuais (pessoas capacitadas para atuar nas ações sociais, tais como dentistas, médicos, músicos, professores, etc. Conhecimento/ Educação Acreditamos que o conhecimento do outro e a educação são a base para a dissolução da ignorância que, muitas vezes, leva a conflitos entre os povos. Dessa forma, estaremos encorajando um comportamento ético e contrário à xenofobia, racismo, dentre outros.

Diversidade Cultural Buscaremos promover uma aproximação através de ações de valorização da identidade cultural dos venezuelanos. Sustentabilidade Comprometemo-nos no desenvolvimento sustentável de nossas atividades, sempre respeitando o meio ambiente e utilizando nossos recursos de forma racional, tendo em mente a preservação ambiental. Transparência Nossa organização, como uma ONG sem fins lucrativos, prezará pela transparência nas informações a respeito do uso dos recursos financeiros a nós confiados através de doações e patrocínios, assim como dos resultados de nossas ações. Dessa forma, pode-se perceber claramente em que fase o projeto se encontra e as atividades que posteriormente serão gerenciadas. Este projeto contará com o apoio financeiro de nossos doadores e parceiros interessados na realização desta ação de capacitação, como as empresas contratantes e o SEBRAE Roraima.

CONCLUSÃO É bem verdade que o alto fluxo de migrantes pode trazer alguns malefícios. Onde há maior concentração de população, há um crescimento considerável no índice de violência, e em um estado onde a infraestrutura já é precária para sua própria população dificilmente terá como dar suporte suficiente para migrantes necessitados. Naturalmente, em uma situação caótica como essa, em que o Estado falha em prover o necessário até mesmo para os seus, os sentimentos de ódio, como xenofobia e racismo, se afloram contra aqueles que vem buscar abrigo em terras de outrem. org/numero-de-migrantes-internacionais-chega-a-cerca-de-244-milhoes-revela-onu/> Acessado em: Maio de 2018. OLIVEIRA, Antônio Tadeu. Um panorama da migração internacional a partir do censo demográfico de 2010. In: Revista Internacional de Mobilidade Humana.

Brasília: Ano XXI, n. Disponível em: < http://www. bibliotecas. sebrae. com. br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.

83 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download