Medicina tradicional chinesa
Tipo de documento:Monografia
Área de estudo:Medicina
Leão Sampaio ABA – Associação Brasileira de Acupuntura SEU NOME MEDICINA TRADICIONAL CHINESA CIDADE, ANO. BANCA EXAMINADORA _________________________________ _________________________________ ___________________________________________ RESUMO Introdução: A medicina tradicional chinesa é uma forma de pratica médica muito antiga, tanto quanto a própria humanidade (raspa da silva); a mesma é vista como uma forma natural de tratar disfunções, já que a medicina ocidental preconiza a dicotomia da diagnose e terapêutica, com aspectos bem definidos e pré determinados. A MTC hoje, representa à medicina praticada na China e em muitos lugares do mundo, ancorada em uma serie de tradições ancoradas e complexas, o mundo ocidental começou a demonstrar se interesse vigente na pratica da MTC a partir do aparecimento de algumas técnicas. Esta revisão tem como objetivo trazer um apanhado gral a respeito das características principais da medicina tradicional chinesa e como ela se insere no contexto da medicina oriental.
Metodologia: Para a identificação dos estudos incluídos ou considerados nesta revisão, foi realizada uma estratégia de busca detalhada para os bancos MEDLINE e Biblioteca Cochrane nos últimos 10 anos cujo idioma fosse o inglês, espanhol ou o português. However, traditional Chinese medicine presents us with an extremely broad field that is not yet known in its entirety, we must recognize that we still have a long way to go in relation to the full understanding of all the effects and possibilities of treatment offered by it. Keywords: Traditional Chinese medicine; Acupuncture Therapy; Yin-Yang; Yang energy deficiency; Yin Energy Deficiency. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA 8 2. OBJETIVOS 10 2. CINCO ELEMENTOS 20 5. MERIDIANOS 20 5. Trajeto do meridiano do Pulmão 21 5. Trajeto do meridiano do Intestino Grosso 21 5. Meridiano do Estômago : 21 5.
ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA DOR 25 8. CONCLUSÃO 28 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 29 1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA A medicina tradicional chinesa é uma forma de pratica médica muito antiga, tanto quanto a própria humanidade (raspa da silva); a mesma é vista como uma forma natural de tratar disfunções, já que a medicina ocidental preconiza a dicotomia da diagnose e terapêutica, com aspectos bem definidos e pré-determinados. COUTINHO, B. D et al 2015) A medicina chinesa, diferentemente da ocidental se expressa por meio de vertentes, a baseada em obras clássicas daoistas que corresponde a medicina clássica , a medicina tradicional chinesa (abordada com mais detalhes nesta revisão) que se trata de uma forma reformulada da primeira e por fim, a medicina chinesa contemporânea que surgiu a partir da unificação com a medicina ocidental.
et al 2003) Segundo alguns estudiosos, a MTC pode ser dividida em várias vertentes tais como: medicina clássica chinesa que é norteada pelos conceitos de Dao, Yin e Yang e os cinco elementos, que serão abordadas por esta revisão; a MTC (medicina tradicional chinesa), que é basicamente uma reformulação da MCC (medicina clássica chinesa) porém sem descaracteriza-la, ou seja, ainda gerida pelos mesmos pensamentos principais (Dao, YIN E YANG, cinco elementos); e por fim a medicina chinesa contemporânea que surgiu a partir da união da MTC à medicina flexneriana ocidental, que busca a tradução da linguagem da acupuntura para a linguagem cientifica do ponto de vista fisiológico e neurológico, desmerecendo alguns conceitos (Yin e Yang). Diniz Coutinho, B. et al 2015) A MTC hoje, representa à medicina praticada na China e em muitos lugares do mundo, ancorada em uma serie de tradições ancoradas e complexas, o mundo ocidental começou a demonstrar se interesse vigente na pratica da MTC a partir do aparecimento de algumas técnicas como: acupuntura e shiatsu em países ocidentais; ganhou real força no início dos anos 70 junto com os movimentos do final dos anos 60 (Jaques, L.
M. OBJETIVOS 2. o que a norteia, não é o compreendimento da constituição do corpo humano, com seus sistemas e órgãos e a forma como eles se relacionam, mas sim o modo como este corpo é estimulado. Segundo a mesma, o corpo não se comunica através dos sistemas formados pelos órgãos existentes e por fluidos (sanguíneo, linfático), mas cor energias denominadas meridianos. Fróio L. A acupuntura é uma técnica de tratamento originada da MTC que busca a obtenção de saúde através da estimulação de pontos específicos e predeterminados no corpo(Batista de Góis, A. L. A partir daí, houve o aparecimento das “nove agulhas”(agulhas fabricadas em nove formas distintas, para diferentes usos), que constitui um símbolo do desenvolvimento técnico e teórico da acupuntura e são: Chan(punciona a superfície da pele); Yuan( com a cabeça redonda, para massagens); Chi(para pressionar); Feng(para sangrar); Pi(para extrair pus); Yuanli(com corpo redondo e ponta aguda, para urgências); Filiforme(amplo uso); longa(para regiões de muita musculatura e inserir com mais profundidade) e grande(tratar articulações); no decorrer da evolução da técnica, alguns tipos de agulha se desenvolveram e outras caíram em desuso; as mais utilizadas atualmente são derivados da filiforme e da agulha de três faces (para sangrar) que é equivalente à agulha Feng antiga.
Tang, C. et al 2003) A medicina tradicional chinesa é uma prática muito antiga, podendo ser considerada como tão antiga quanto a própria humanidade, portanto possui uma história extensa, que compreende registros históricos escritos e somente falados, ou seja, possui uma tradição enraizada e muito forte; faremos agora um resumo sucinto da evolução histórica desta prática (da Silva A. R. Tang, C. • (1979): especialistas de doze países no seminário Inter-Regional da OMS de 2012 publicaram uma lista de enfermidades que passaram a poder ser tratadas pela acupuntura (Batista de Góis, A. L. A acupuntura é uma modalidade de tratamento derivada da MTC, que não pode ser separada da mesma; além da mesma a MTC utiliza uma vasta gama de ervas, massagens, exercícios físicos, dietas, normas higiênicas e de conduta (de Souza E.
F. A. et al 2003) Em 1981, foi implantado o Departamento de Acupuntura no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco; em 1983 a Universidade de Pelotas abriu um polo de estudo de acupuntura na instituição; a partir desse momento houve um movimento dinâmico das instituições para se adequar à crescente demanda por tratamentos com MTC,; em 1984 começou-se a discutir a implementação na rede hospitalar do Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência social (INPS); em 1990 começaram os debates acerca da regulamentação da acupuntura, reconhecimento que ocorreu devido ao aumento da popularidade da prática, que foi finalmente reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil como ato médico em 1992 e como especialidade em 1995. de Souza, E. F. A. A. Quando avaliamos a possibilidade de que interação da medicina chinesa e a ciência e biomedicina possa aperfeiçoar a medicina chinesa, nos deparamos com uma incerteza, uma vez que a imposição de critérios necessários para o reconhecimento definitivo da biomedicina em relação a MTC seria necessário uma classificação prioritária de doenças e tratamentos específicos para cada tipo de doença, terapêutica, pontos de acupuntura pré-selecionados, tudo organizado de forma padronizada e classificado de acordo com os resultados obtidos com o uso de equipamentos de alta tecnologia.
Diniz Coutinho, B. et al 2015) 5. DAO/TAO Pode ser considerado como a energia indispensável do universo, que o norteia e define suas vertentes e guia os fundamentos do ser e do não ser nos indivíduos, não possui forma ou ação; possui como característica principal a presença de um ato cíclico, ou seja, presença de padrões que se repetem incessantemente que deu ideia às ideias e guias que levaram a descrição do Yin e Yang que se apresenta como uma estrutura precisa que com a descrição de opostos polares pretende organizar e explicar a ciclicidade do movimento tão. Raspa da Silva, A. Visto que o conceito da teoria do Ying e Yang nos leva a contemplar uma visão de equilíbrio entre os sistemas do corpo e do mesmo como universo e os acontecimentos que o rodeiam, logo concluímos que a doença em si, seria um resultado do desequilíbrio entre Yin e Yang; doenças agudas, fortes, agitadas possuem características de Yang, já doenças crônicas, calmas, fracas, lentas, tem características de Yin.
Raspa da Silva, A. Pertencer ao Yīn ou ao Yáng não é muito relativo, visto o fato de que todas as relações entre eles devem se complementar para formar um ser harmônico, como em uma vida saudável, em que o Yáng deve ser equilibrado pela ação de uma outra atividade Yīn. Coutinho, B. D. Onetta, R. C 2005) 5. Trajeto do meridiano do Intestino Grosso Inicia-se na região externa do dedo indicador, sobe pelo dorso da mão, sobe até o dorso lateral do cotovelo, continua no braço pela borda lateral do músculo bíceps braquial e tríceps braquial até o ombro. Onetta, R. C 2005) Segue para a região supra escapular, sobe pela borda lateral do músculo esternocleidomastóideo até a mandíbula, seu último ponto, fica entre a linha inferior do nariz e da linha nasolabial.
Onetta, R. C 2005) 5. Meridiano do coração : O ramo principal sai do coração e sobe pelo pulmão até o centro da fossa axilar, passa pelo pulso entre o quarto e quinto metacarpo da mão e chega em seu último ponto, situado no ângulo ungueal externo do quinto dedo. Raspa da Silva, A. Onetta, R. et al 2014) )(Onetta, R. C 2005) 5. Meridiano dos rins : Seu primeiro ponto fica localizado posteriormente à articulação metatarso falangeana entre o segundo e terceiro metatarso, sobe pelo lado ínfero-medial da cabeça do primeiro metatarso, seguindo pelo lado medial do osso cuboide, região póstero inferior do maléolo medial e ao longo da borda medial do músculo gastrocnêmio, na região póstero medial do joelho e medialmente à coxa e percorre seu caminho até o tórax, na depressão entre a clavícula e a primeira costela, lateralmente ao manúbrio do esterno.
Onetta, R. C 2005) 5. Onetta, R. C 2005) 6. EFICACIA DA ACUPUNTURA Ao entrar no âmbito da eficácia do tratamento com acupuntura comparada com placebo (acupuntura falsa) em alterações de saúde, estudos comprovaram que a utilização de acupuntura manual e eletro acupuntura prevaleceram sobre outras técnicas e procedimentos da acupuntura. A real eficácia de tratamentos com acupuntura, porém, foi evidenciada em alterações especificas, tais como: período pós-operatórios em adultos, náusea e vomito advindo de quimioterapia e gravidez, alivio da dor em diversas alterações, como: odontalgia pós operatória, cólica menstrual, epicondilite e fibromialgia; uma série de outras aplicações para tratamentos com acupuntura são sugeridas porem lhes falta comprovação cientifica. Onetta, R. A pesquisa em acupuntura é muito importante para explanar os fenômenos associados ao seu mecanismo de ação, mas também pelo potencial de descobertas e aclaramento de novos aspectos desconhecido ou não explorados da fisiologia humana.
Acupontos são por definição uma região da pele onde existe uma concentração de terminações nervosas em relação intima com nervos, vasos sanguíneos e tendões, eles possuem propriedades excepcionais em relação as áreas teciduais circundantes, como: condutância elevada, menor resistência, padrões de campo organizados e diferenças de potencial elétrico. Altman, 1992). Pontos de acupuntura são regiões em que existem maiores quantidades de receptores nervosos (terminações livres, fusos musculares, órgão tendinoso de Golgi, mastócitos e capilares), isso facilita o potencial de ação em fibras nervosas locais; o que torna os acupontos extremamente sensíveis a estimulação e de certa forma reativos à ação do tratamento de acupuntura, que se caracteriza pela inserção de agulhas em pontos pré-determinados.
KENDAL, 1989 ap ud Onetta, R. ComCiência [online]. n. pp. ISSN 1519-7654. DA SILVA, Alexander Raspa. ISHIKAWA, Neli M. Estimulação elétrica transcutânea do nervo (TENS) na dor oncológica: uma revisão da literatura. Rev Bras Cancerol, v. n. p. DE CARVALHO, Maria Amélia; JÚNIOR, Alfredo Pereira. Nutrição e estados de humor: da medicina chinesa antiga à neurociência. JACQUES, M. J. CARVALHO, Luís Alfredo Vidalde. n. p. BEVILACQUA, Ana Amélia et al. Os efeitos da acupuntura auricular em cefaléia tensional primária. XII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 2008. SPAETH, F. J. SANCHES, M. Curso de Pulsologia Chinesa, Tibetana , Ayurvedica , Coreana,SP, Ed. Quinto Caminho, 1992 Tang, Charles, Fernando Bulhões, and Yann Duzert.
Okada, Daniel Mochida, Ektor Tsuneo Onishi, Fernando Ioriatti Chami, Andrei Borin, Nicolle Cassola, and Viviane Maria Guerreiro. O uso da acupuntura para alívio imediato do zumbido. Rev Bras Otorrinolaringol 72, no. Fontanella, Fabrício, Frederico Pires Speck, Anna Paula Piovezan, and Irene Clemes Kulkamp. Conhecimento, acesso e aceitação das práticas integrativas e complementares em saúde por uma comunidade usuária do Sistema Único de Saúde na cidade de Tubarão/SC. de Góis, Ana Luzia Batista. Acupuntura, especialidade multidisciplinar: uma opção nos serviços públicos aplicada aos idosos. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 10, no. Luz, Madel T. Cultura contemporânea e medicinas alternativas: novos paradigmas em saúde no fim do século XX. Uso da acupuntura nas síndromes articulares: primeira ou última opção.
Acta Science Veterinary 35, no. Mendonça, Caroline Miranda, and Jean Vrabic. Eficácia da acupuntura sobre a dor e a qualidade de vida em mulheres com fibromialgia. Rev PIBIC 3, no. Silvério-Lopes. Estudo comparativo entre as técnicas de a acupuntura auricular, craneoacupuntura de Yamamoto, eletroacupintura e cinesioterapia no tratamento da lombalgia crônica. Rev. Bras. Terap. Acupuntura: prática e riscos. Ciência Hoje, São Paulo 36, no. De Simoni, Carmem, and Iracema Benevides. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS-PNPIC SUS Trajetória de avanços e desafios. Revista de APS 10, no. Saito, L. T. S. Silvério-Lopes, S. R. Práticas Integrativas e Complementares com ênfase em acupuntura no âmbito da atenção básica: SUS. São José dos Campos (2011). Vieira, Andreia Raquel Soares.
Efeito da acupuntura auricular na ansiedade de estudantes universitários antes da época de exames. Fernandez, R. Jadad, Lixing Lao, and Betsy B. Singh. Is acupuncture effective for the treatment of chronic pain? A systematic review. Pain 86, no. Berman, Brian M. Rheumatology 46, no.
143 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes