Inserção de tecnologias na educação infantil

Tipo de documento:Monografia

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

CIDADE- ESTADO como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de graduado em. Orientadora: Prof. ª: CIDADE- ESTADO 2019 NOME DO ALUNO INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Trabalho de Conclusão de Curso, submetida à coordenação do curso de. pela Faculdade. CIDADE- ESTADO como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de graduado em. This work will carry out a bibliographical analysis to understand how the process of insertion of technologies in children's education occurs and the playful contribution of this process in teaching-learning, having as a problem the importance of the insertion of technologies in teaching children in education child. Key words: Insertion; Technology; Child education; Ludic. SUMÁRIO INTRODUÇÃO. CAPÍTULO I: PROCESSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação Infantil no Brasil.

INTRODUÇÃO As crianças na sociedade contemporânea estão inseridas em uma realidade onde os mais diversos tipos de tecnologias fazem parte do seu cotidiano social, sendo então necessário também participar do processo de socialização e alfabetização na educação infantil, pois as atividades lúdicas de um modo geral têm contribuído com o desenvolvimento das crianças e as tecnologias apresentam suportes essenciais na cultura imagética em que as pessoas estão convivendo. A inserção das tecnologias no ambiente escolar nas turmas de educação infantil na sociedade brasileira surge como uma reflexão sobre os contextos tecnológicos em que as pessoas interagem e relaciona-se na sociedade contemporânea, portanto o trabalho educacional com a utilização de metodologias que inserem a tecnologia na aprendizagem das crianças permite preparar desde a infância os alunos para futuro pessoal e profissional destes cidadãos, pois a maior parte de tudo que o homem precisa adquirir hoje necessita da utilização das tecnologias.

A educação infantil na sociedade brasileira está fundamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) numero nº9. que define esta etapa de ensino como a base de iniciação da educação básica brasileira e objetiva desenvolver a criança de forma integral com relevância aos aspectos psicológicos, físicos, social e intelectual em parceira com a sociedade e a família, portanto a inserção das tecnologias torna-se necessário de acordo com o contexto assegurado na legislação nacional. O desenvolvimento pleno da criança precisa da utilização de tecnologias que desafie a autonomia, criatividade e privilegie experiências diversificadas na construção da aprendizagem no ambiente escolar, pois na educação infantil as crianças precisam ser estimuladas por atividades lúdicas que facilite o processo de ensino-aprendizagem.

Essas instituições surgem durante a primeira metade do século XIX, em vários países do continente europeu, como parte de uma série de iniciativas reguladoras da vida social, que envolvem a crescente industrialização e urbanização. No Brasil a conceituação de educação infantil apresenta uma ideia de frequência a uma instituição escolar numa idade inferior a seis anos de idade para vivenciar práticas pedagógicas fora do seu domicilio, sendo que não se caracteriza como uma modalidade obrigatória, porém essencial para um desenvolvimento satisfatório. A educação infantil é definida como uma modalidade educacional livre da obrigatoriedade e de responsabilidade do estado conforme a Constituição federal art. inciso IV e deve ser assegurada a parceria da família.

A ideia de Pré – escola na sociedade brasileira está fazendo parte da denominação de educação infantil conforme a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) onde são acolhidas as crianças até três anos de idade, sendo que o ensino fundamental da educação básica consiste em um período de nove anos regulamentado na Lei no 11. destaca que: Cabe ao professor individualizar as situações de aprendizagem oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais, cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas. Isso significa que o professor deve planejar e oferecer uma gama variada de experiências que responda, simultaneamente, às demandas do grupo e as individualidades de cada criança.

A aprendizagem das crianças acontece em ritmos diferente, sendo necessário na educação infantil o professor proporcionar metodologias de ensino de acordo com as necessidades dos alunos e visando estimular a condições favoráveis e a inserção de métodos lúdicos e tecnológicos com vista ao contexto social vivenciado na sociedade contemporânea. O processo de ensino-aprendizagem na educação infantil enfrenta o desafio de conhecer, reconhecer e compreender que cada criança tem sua própria forma de ver as coisas que acontecem em sua volta, sendo que a inserção social desta criança deve acontecer independentemente da cultura, raça, etnia ou outros fatores do cotidiano, pois está assegurado conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p. A criança desde seu nascimento precisa ser estimulada para um bom desenvolvimento físico e mental, portanto na escola as práticas pedagógicas devem incluir os mais diferentes métodos que possa contribuir com a aprendizagem da criança e sua socialização, sendo que diante da evolução tecnológicas é necessário utiliza-se desses recursos a favor da educação.

Para tanto é preciso que o espaço seja versátil e permeável à sua ação, sujeito a modificações propostas pelas crianças e pelos professores em função das ações desenvolvidas. O ambiente de trabalho para funcionamento da educação infantil apresenta forte influencia no desenvolvimento das crianças, porém o trabalho do educador neste espaço é relevante e pode desenvolver metodologias de aproveitamento de situação para fortalecimento do processo de ensino – aprendizagem. As ações pedagógicas em sala de aula com a educação infantil devem organizar-se de maneira a construir a autonomia e desenvolver habilidades nas crianças, sendo que elas possam criar suas regras próprias para agir e relaciona-se com outras crianças e com os adultos. O professor ao trabalhar com crianças de educação infantil deve cotidianamente se organizar para conhecer e compreender seus alunos para que seja possível trabalhar com base nas características identificadas e possibilitar o estabelecimento de atividades lúdicas e a inserção das tecnologias de acordo com as necessidades de aprendizagens das crianças.

O desenvolvimento das práticas pedagógicas com as crianças necessita um olhar sobre os comportamentos e identificar as brincadeiras que possa envolver todas as crianças e/ou atividades que as deixam tranquilas ou que tiram a tranquilidade das mesmas para então estruturar as ações que representam maior significado no aprender dos alunos da educação infantil. As crianças desde os primeiros anos de vida convivem com as mais variadas formas tecnológicas, sendo então necessário utilizar-se deste para estimular o conhecimento nas atividades educacionais como escrever, desenhar, leitura e brincadeiras tecnológicas que divulgam estratégias para colaborar com a vida educativa das crianças. De acordo com Moran, 2007: A educação para os meios começa com a sua incorporação na fase de alfabetização.

Alfabetizar-se não consiste só em conscientizar os códigos da língua falada e escrita, mas dos códigos de todas as linguagens do homem atual e da sua interação. A criança, ao chegar à escola, já sabe ler histórias complexas, como uma telenovela, com mais de trinta personagens e cenários diferentes. Essas habilidades são praticamente ignoradas pela escola, que, no máximo, utiliza a imagem e a música como suporte para facilitar a compreensão da linguagem falada e escrita, mas não pelo seu intrínseco valor. “Voltemos nossa atenção, portanto, às crianças: elas lidam muito bem com a tecnologia, têm pressa e consideram evidente que o mundo seja colorido e dinâmico. Isso não significa, contudo que elas saibam aquilo que têm de aprender na educação infantil, ou seja, continuam precisando e muito da escola para construir sua identidade e autonomia, desenvolver a coordenação motora, construir valores de respeito e cooperação, conhecer o mundo letrado, perceber e experimentar, expressar-se e ter acesso à Cultura, entre muitos outros objetivos absolutamente relevantes”.

Staa, 2011, p. A utilização das tecnologias em sala de aula deve passar por uma análise e organização na coletividade das instituições de ensino envolvendo professores, coordenadores, secretários de educação e diretores, sendo necessário saber quais as vantagens para o processo de ensino-aprendizagem a utilização tecnológica em sala de aula, pois o contexto escolar e dos seus alunos devem ser respeitado onde a inserção tecnológica apresenta-se como agente a contribuir na melhoria das metodologias educacionais. A reflexão da equipe escolar sobre como utilizar as tecnologias de forma produtiva na aprendizagem das crianças se faz necessário, pois conforme o nível de domínio técnico dos docentes realiza-se um equilíbrio com o objetivo lúdico exigido para o estimulo a aprendizagem das crianças na educação infantil.

Não devemos lutar contra o uso dela. Temos, sim, de lutar para que este uso aconteça de forma crítica e estabelecer para as crianças limites, regras e horários para o uso da tecnologia. Isso significa explorar a tecnologia sem cercear o direito das crianças à acessibilidade”. Vilhete, 2009, p. A educação infantil deve ser a protagonista da inserção tecnológica na construção do conhecimento das crianças com práticas metodológicas que utilize o auxilio das mídias no cotidiano escolar possibilitando a aprendizagem e socialização no contexto social digital globalizado presente na vida das crianças. As mídias apresentam-se como atividades importantes no desenvolvimento intelectual das crianças, assim como compreendemos que o lúdico contribui para o crescimento sadio da criança, por isso se faz necessário que os jogos sejam à base das atividades físicas durante o período escolar, pois como benefício intelectual, estimula a sensibilidade visual e auditiva da criança, diminui a agressividade, exercita a imaginação, aperfeiçoa a inteligência emocional e contribui ainda para superação da timidez, sendo que como benefício social, o brincar tem sido visto como a maneira ideal para inserir a criança a sociedade, pois através do brinquedo, representa situações que simbolizam uma realidade que não pode alcançar.

A relação com lúdico conforme Feijó (1991) afirma que: “É uma necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente, faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana”. Com isso percebemos que as práticas de ludicidade torna possível fazer com que a criança aprenda com prazer, alegria, é muito importante que os jogos físicos ou tecnológicos sejam educativos e as brincadeiras apresentem características que sejam definidas como raciocínio, emoções e social, para que o desenvolvimento infantil ocorra da melhor forma possível. Segundo Vygotsky como também Piaget asseguram que: O desenvolvimento não é linear, mas evolutivo e, nesse trajeto, a imaginação se desenvolve. Uma vez que a criança brinca e desenvolve a capacidade para determinado tipo de conhecimento, ela dificilmente perde esta capacidade.

ALMEIDA, 2000, p. A tecnologia mais presente e atrativa para as crianças está direcionada as mídias visuais nas quais as imagens em formas animadas atraem com uma forte intensidade os alunos da educação infantil e cria um ambiente propicio para desenvolvimento físico e mental. As linguagens presentes no meio social caracterizam-se como uma necessidade que as tecnologias têm proporcionado espaços que colaboram com a facilitação dos meios de aprendizagem sobre as mesmas desde a infância onde as tecnologias trazem muitos suportes para mediar o conhecimento, portanto contribui com o trabalho do docente. Para maiores informações sobre o referido texto, ler STAA, Betina Von. Aproveitando a tecnologia para promover o desenvolvimento das crianças. existe uma necessidade de preparar um ambiente de trabalho favorável com: [.

autonomia no processo de ensino, criação de um ambiente que propicie o jogo simbólico e o refinamento na criação de conceitos, a não exposição à violência e, ainda, a indicação de alguns cuidados técnicos ao conceber esses dispositivos informatizados. Na educação infantil os docentes objetivam desenvolver as crianças de forma integral, sendo então necessário possibilitar que os alunos neste nível de ensino sejam estimulados a ganharem autonomia em suas atividades, portanto a tecnologia inserida nas aulas da educação infantil devem apresentar características específicas direcionadas ao trabalho educacional. Os educadores nas turmas de educação infantil deve realizar a inserção tecnológica como um recurso pedagógico que torne eficiente o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, sendo que; O trabalho com as múltiplas linguagens nesta etapa da educação permite o estabelecimento de redes de relações, as quais permitem aos alunos reestruturar suas significações anteriores, produzir boas diferenciações e construir outras/novas significações.

De acordo com este paradigma, não basta utilizar os recursos informáticos, é preciso problematizá-los e produzir novas relações numa pedagogia reflexiva. A inserção tecnológica significa uma democratização do conhecimento onde as competências e habilidades das crianças desenvolvem-se em um contexto onde os educadores podem auxiliar seus estudantes de forma interdisciplinar como mediadores da construção do processo de ensino-aprendizagem. O professor precisa ter condições para poder utilizar o ambiente digital no sentido de transformar o isolamento, a indiferença e a alienação com que costumeiramente os alunos frequentam as salas de aula, em interesse e colaboração, por meio dos quais eles aprendam a aprender, a respeitar, a aceitar, a serem melhores pessoas e cidadãos participativos. Kenski (2001, p. As crianças estão inseridas em um contexto cultural que apresentam forte influencias sobre sua formação humana e a partir dessa formação torna-se colaboradores dessa cultura, pois a relação da criança com sua cultura é necessário para seu desenvolvimento, sendo que na sociedade contemporânea os povos em sua maioria convivem com a presença tecnológica a todo momento, portanto as crianças desde sedo sente a necessidade de aprender e interagir com esse contexto.

A sociedade precisa preparar as crianças para serem protagonista do seu próprio processo histórico, sendo que a educação é uma ponte transformadora do individuo no meio social onde a inserção tecnológica possibilita uma dimensão bastante intensa no crescimento e desenvolvimento integral das crianças desde a educação infantil. As metodologias de inserção tecnológicas devem ser pensadas conforme características de cada grupo de criança valorizando as especificidades para que fator venha contribuir com as ideias de ensino na educação infantil, sendo que dessa forma quando o professor coloca a criança para brincar ele proporciona que ela possa agir de uma maneira imaginária criando o seu próprio mundo de imaginação, extravasar as suas tristezas e alegrias vai embora todas as agressividades e se juntas com os colegas e se conhece e conhece os outros.

A interação é uma ferramenta fundamental para a memória e necessidade de um indivíduo para melhorar a sua linguagem comunicação, entender o lado do outro aprender a ser amigo, ter afetividade, ser compreensivo parceiro, amigo tudo isso faz a criança crescer tendo a sua própria estrutura cognitiva, assim como também existe a necessidade de construir práticas inovadoras que estimule as crianças a buscarem se apropriar dos conhecimentos como nos casos que envolvem a tecnologia nas turmas de educação infantil. O professor da educação infantil deve ser consciente que é por meio de brincadeiras e jogos que o sujeito aprende tudo que ver tudo que quer para a sua vida escolar, o educador deve a cada momento incentivar ao aluno sobre a brincadeira que é a principal fonte de melhoria que auxilia a sua aprendizagem, aprendendo a enfrentar desafios e solução para a sua dificuldade, portanto a inserção das tecnologias em sala de aula não busca desfazer práticas que já existem, mais almeja colaborar significativamente com essas ações metodológicas existentes e acrescentar inovações na medida do possível.

De acordo com o referencial curricular nacional da educação infantil (BRASIL, 1998, p. v. O trabalho do professor na sociedade contemporânea se apresenta em um contexto onde fica complicado pensar nas práticas docentes sem a utilização das inovações tecnológicas, tendo em vista que estas trazem uma enorme diversidade de possibilidades para se trabalhar com as crianças nas turmas de educação infantil com foco no desenvolvimento integral dos alunos através de métodos prazerosos e atrativos para professores e estudantes. O educador nas turmas de educação infantil desenvolve o trabalho sabendo que cada criança tem um nível de aprendizagem diferenciado e, portanto é necessário desenvolver metodologias que facilitem o desenvolvimento individual além das atividades coletivas, sendo que as tecnologias possibilita ao docente desenvolver essas ações no cotidiano escolar.

Para maiores informações sobre o referido texto, ler KENSKI, V. M. O papel do professor na sociedade. O entendimento de tecnologias digitais tem haver com o conhecimento construído a partir de ferramentas eletrônicas e da microeletrônica, para que essas passam nos tempos de hoje em períodos de constantes transformações, tendo como características, o fato de não serem materializadas por algum tipo de equipamento ou máquina esses podem ser encontrados em espécies de planos virtuais, sendo tudo desenvolvido por ele de forma única dele como linguagem, modo de interagir e de se comunicar com as capacidades seja perceptivas, emocionais, cognitivas dos seres. O grande avanço que se deu com a tecnologia nos últimos anos contribuiu para o aumento do número de possibilidades para que pudesse ser desenvolvidas as tecnologias da comunicação e informação, como sendo a possibilidade de construção e andamento dessas informações, assim como relatou Lévy (2010): “[.

um mundo virtual, no sentido amplo, é um universo de possíveis, calculáveis a partir de um modelo digital. Ao interagir com o mundo virtual, os usuários o exploram e o atualizam simultaneamente. Quando as interações podem enriquecer o modelo, o mundo virtual torna-se um vetor de inteligência e criação coletivas. A tecnologia como um ponto a ser destacado se torna bem frequente por os métodos tecnológicos serem elementos que estão completamente inseridos no dia a dia das crianças e isso acaba por influenciar o modo que os mesmos agem e pensam, ao que é visto no processo de aprender desse aluno e se relacionar com o mundo. “As crianças hoje passam horas de seu dia assistindo a televisão, jogando no computador e conversando nas salas de bate papo.

Ao fazê-lo, processam quantidades enormes de informação por meio de uma grande variedade de tecnologias e meios. Elas se comunicam com amigos e outras pessoas de forma muito mais intensa do que as gerações anteriores, usando a televisão, o MSN, os telefones celulares, os iPods, os blogs, os Wikis, as salas de bate-papo, a internet, os jogos e outras plataformas de comunicação, utilizando tais recursos e plataformas em redes técnicas globais, tendo o mundo como quadro de referência. ” (VEEN; WRAKKING, 2011, p. Um dos pontos que a aprendizagem colaborativa traz para as crianças é o desenvolvimento de um conhecimento diversificado, esses são adquiridos de maneira a vir ampliar os conhecimentos aos quais as crianças interagem por meio da troca de conhecimentos. O conhecimento só se concretiza com a utilização da TDICs, visto que essas dão a possibilidade de acesso à informação e divulgação proporcionando a construção de novos saberes baseadas no compartilhamento, o que causa aproximação no grupo de crianças assim criando novas identidades sociais.

“A partilha e a troca de experiência, ideias e questões sobre o mundo fazem avançar o desenvolvimento psicológico e social de quem aprende, enfatizando o potencial da comunicação como motor do conhecimento e do envolvimento em percurso de pesquisa. ” (FOLQUE, 2011, p. A criança quando é possibilitada a estar em um ambiente que seja de seu interesse, que haja de acordo com suas necessidades e motivações, isso irá implicar em um desenvolvimento e aprendizado com pontos maiores de qualidade, então como visto que as crianças de hoje tem as tecnologias como principais pontos de distração quando essa é incorporada à educação consequentemente as atividades que são integradas com os meios tecnológicos se destacaram mais nas turmas de educação infantil. A partir dessa concepção que se tornou tão importante adotar as TDICs como prática pedagógica no contexto da educação infantil, significando um maior desenvolvimento progressivo e integral da criança, pelo fato de quando se trabalha as tecnologias no ambiente escolar, esse ambiente estará dando a possibilidade de inserir os usos sociais dentro do contexto de sua didática, pelo motivo de: “[.

nos deparamos com a necessidade do educador dirigir sempre sua prática pela intencionalidade baseada no conhecimento das peculiaridades da criança e de seu desenvolvimento, pois o lugar que a criança ocupa nas relações sociais de que participa exerce força motivadora no desenvolvimento de sua inteligência e de sua personalidade. Portanto, nossa concepção de criança condiciona o desenvolvimento das crianças que educamos, uma vez que condiciona a atividade que lhes propomos, na perspectiva histórico-cultural, quanto mais consciente é nossa relação com a teoria, mais ampla, rica e diversificada pode ser a experiência que propomos à criança e maior o rol de qualidades humanas de que ela pode se apropriar. ” (MELLO, 2010, p. Por mais que quando é estudado o contexto da vida real não se observe esse ponto da mesma forma que devem ser, pelo fato de muitas das escolas não estarem atendendo ao esperado, cabe a escola e a todos os outros locais necessitam proporcionar a esses estudantes, vivência tida por base propostas que irão ser essenciais para o desenvolvimento pleno do aluno.

A simples tarefa de brincar com aparelhos tecnológicos, como celular, tablet, computador, lousas digitais, nos diversos jogos e em sites educativos, mesmo os que são faz de conta, proporciona a criança o aprendizado por meio dos jogos simbólicos, algo que irá desenvolver a capacidade imaginativa; e sua autonomia. De acordo com o entendimento de Vygotsky: “No brinquedo o pensamento está separado dos objetos e a ação surge das ideias e não das coisas: um pedaço da madeira torna-se um boneco e um cabo de vassoura torna-se um cavalo. A ação regida por regras começa a ser determinada pelas ideias e não pelos objetos. Isso representa uma tamanha inversão da relação da criança com a situação concreta, real e imediata, que é difícil subestimar seu pleno significado.

” (VYGOTSKY, 1989, p. Nesse contexto, o professor é incentivado a tornar-se um animador da inteligência coletiva de seus grupos de alunos em vez de um fornecedor direto de conhecimento. ” (LÉVY, 2011, p. A formação é um processo pelo qual tanto os alunos e professores que estão inseridos no ambiente de ensino tornam-se aprendizes, pelo motivo de nesse ambiente haver a cooperação e colaboração a respeito das aprendizagens, tendo a compreensão de saber qual a funcionalidade dos meios, sendo uma dessas a possibilidade de comunicação e diálogos tendo como ponto as realidades sociais e culturais dos indivíduos que participam desse ambiente e tentam transformá-la. Esse período é o que a geração de crianças têm habilidades diversas, como manusear aparelhos eletrônicos antes até mesmo desses saberem falar, esse significa o ponto que necessita de a escola desenvolver tarefas baseadas nas TDICs, com um foco desde os anos iniciais, favorecendo a essas crianças um aprimoramento dessas habilidades que serviram como recurso para seu desenvolvimento.

Diante desse mesmo ponto o mesmo pode desenvolver sua coordenação motora, como a também propicia a construção de valores como cooperação, respeito, conhecimento de mundo, assim como vários dos objetivos que contribuem para essa formação do desenvolvimento da criança. A respeito do mesmo compreendemos que os conceitos que a mídia tem sobre infância, são de uma variedade muito grande, e está inserido diretamente no processo de construção e formação da criança o que irá possibilitar a mesma ter autonomia e facilidade diante das mídias. Para que possa ser observado resultado quanto o uso das mídias em prol do desenvolvimento das crianças é necessário que esta seja acompanhada por um adulto que leve essa por um lado que traga benefícios.

Contudo o crescimento da criança conjunto com o uso das mídias e recursos tecnológico pode vir a contribuir ou regredir, isso pode ser de acordo como estar sendo a relação construída entre esses, e como o conteúdo estudado está sendo processado pela criança. Para maiores informações sobre o referido texto, ler FOLQUE, Maria da Assunção. Educação Infantil, tecnologia e cultura. Brasília: Ministério da Educação, 2000. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. S. Práticas Cotidianas na Educação Infantil: Bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Ministério da Educação.

Secretaria de Educação Básica. Coordenação geral de Educação Infantil. UFSM – Universidade Federal de Santa Maria. Rio Grande do Sul. DEWEY, J. La Búsqueda de la Certeza: un estudio de la relación entre el conocimiento y la acción. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1952. São Paulo em Perspectivas, 2000. KENSKI, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Trabalho apresentado na XX Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, setembro de 1997. Moysés. Educando a infância brasileira. LOPES, E. M. T. p, 1999. LÉVY, Pierre. Cibercultura. ed. São Paulo, 2010. eca. usp. br/prof/moran/midias_educ. htm Acesso em: 21 Mar. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vozes, Petrópolis, 2002. SOUZA, C. B. Crianças e computadores: discutindo o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Infantil.

STAA, Betina Von. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. VIGOTSKY. L. S. As Tecnologias Digitais na Educação da Infância. Disponível em:www. omepms. org. br/.

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