Ferramentas motivacionais nas organizações: a utilização da remuneração variável
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Recursos humanos
Cidade 2019 FERRAMENTAS MOTIVACIONAIS NAS ORGANIZAÇÕES: A UTILIZAÇÃO DA REMUNERAÇÃO VARIÁVEL Nome do autor1 Nome do professor2 RESUMO Essa pesquisa buscou analisar como a remuneração variável pode contribuir como um dos fatores motivacionais na organização. E para alcançar esse objetivo, o procedimento técnico adotado foi através da pesquisa bibliográfica, onde buscou recursos das fontes primarias e secundarias tais como a utilização de artigos, revistas, livros e sites. Dessa maneira permitiu verificar que existem vários aspectos que podem causar motivações para o melhor desempenho dos trabalhadores na organização, mais a remuneração variável possui uma influencia maior de motivação, pois os trabalhadores ficam satisfeitos quando são recompensados conforme vem se desenvolvendo no ambiente de trabalho.
E um dos fatores que vem garantido influencia positiva, e que tem promovido retorno e satisfação tanto para a organização como para os trabalhadores, é quando se retrata da renumeração, pois é algo considerado muito importante e indispensável para o trabalhador. E quando a empresa se preocupa em investir nos funcionários em mantê-los satisfeitos e com qualidade, a organização é bem aceita pelos trabalhadores e torna-se bem produtiva e desenvolvida no mercado. Pensando desta forma surgem então um questionamento será a renumeração pode ser um fator motivacional para as organizações? Considera-se a visão do âmbito organizacional, compreende-se que essa forma de motivação pode ser favorável para um melhor desenvolvimento da empresa. Diante do pressuposto a escolha deste tema proporciona relevância profissional, social, financeira e entre outros aspectos.
Afinal a motivação tem forte influência de causar mudança, e com isso ela consegue propor para as pessoas uma satisfação em trabalhar na organização e assim melhorar o desempenho do mesmo, em querer produzir mais, trazendo como consequência lucratividade para as empresas. Percebe-se que tanto para o acadêmico como para o profissional é importante examinar qual é o papel da empresa quanto a motivação no ambiente organizacional, para assim compreender sobre o assunto e procurar desenvolvê-la da melhor forma possível na empresa, como um diferencial, para garantir um sucesso e estabilidade da empresa no mercado cada vez mais competitivo, e também para propor melhor qualidade no setor do trabalho Para melhor aproveitamento e entendimento do tema, este artigo está estruturado em três capítulos, sendo este a Introdução, na sequência apresenta-se o referencial teórico abrangendo o assunto da motivação, e da renumeração, No terceiro capitulo apresentam-se a conclusão.
REFERENCIAL TEORICO 1. Sem motivação não há crescimento, é a tendência é fraqueza. Sem motivação não haverá equilíbrio, e o desequilíbrio é ter um organização sem obter seus colaboradores motivados. Considera-se que a motivação tem ser algo indispensável para as organizações que desejam que seus trabalhos sejam desenvolvidos com qualidade. Pois a motivação é o que move o trabalhador a exercer o seu trabalho com mais desempenho e com qualidade e só assim empresa ganhara recompensa, por isso vale apena investir na motivação do trabalhador. A IMPORTANCIA DA MOTIVAÇÃO A motivação pode contribuir também para o crescimento de uma organização, pois segundo Chiavenato (2017) a motivação é algo que acontece quando o indivíduo consegue atingir algum objetivo, quando tem um crescimento no seu setor de trabalho e quando existe um reconhecimento profissional, ou seja, a motivação serve como fator de sucesso para o colaborador manter-se no trabalho com mais disponibilidade de fazer as tarefas com qualidade e dedicação.
TEORIA DE MASLOW Essa teoria de Maslow demonstra como o ser humano possui necessidades e resalta as áreas em que o ser humano podem estar satisfeitos e motivados. Por isso é importante analisar quais tem sido essas necessidades. Na figura 1 a seguir será apresentada a pirâmide de Maslow Adaptado de Chiavenato (2011) Onde declaram que essas necessidades precisam ser atendidas para obter pessoas satisfeitas com sua vida e principalmente no seu ambiente de trabalho. Desta maneira percebe-se que o ser humano pode ser motivados e satisfeitos conforme apresenta as suas necessidades, e na organização é um desafio para os administradores, gestores e todos que trabalham no nível superior, alcançar a plena satisfação de todos os seus funcionários, é preciso ter conhecimento e adquirir estratégia para assim alcançar os objetivos e satisfação dos trabalhadores.
RENUMERAÇÃO Para saber se a renumeração pode ser um dos fatores motivacionais é necessário conhecer o que seja a palavra renumeração. Isso significar aumentar à recompensa dos mesmos através de salários, comissões, bonificações e tudo aquilo que for favorável para que os mesmo sintam-se como parte importante da organização. Segundo Araujo (2016) A renumeração variável trata-se de um conjunto de recompensa que a empresa utiliza alem do salário fixo como forma de motivação pelo trabalho executado. Isso significa que os administradores podem oferecer ao empregado uma pequena recompensa que seja um bônus, um prêmios, entre outros, sendo considerado algo que contribui ao aumento de sua renda fixa. Compreende-se que a renumeração variável é algo que as empresas podem utilizar como foco nas pessoas, no qual pode muito contribuir como um fator motivacional que esta dando certo, e tem proporcionado sucesso para as organizações obterem funcionários mais satisfeitos no trabalho.
A satisfação também é importante para um melhor desenvolvimento da organização, por isso vale apena as empresas adquirir o sistema de renumeração variável. Diante deste contexto é possível garantir um melhor desempenho do trabalhador,só é preciso descobrir esse meio para motivação. Uma renumeração variável bem planejada dar uma melhor disposição para os trabalhadores. RENUMERAÇÃO COMO VANTAGEM COMPETITIVA Ter vantagem competitiva nos negócios tem torna as empresas um diferencial no mercado, e com a utilização da renumeração como vantagem competitiva nas empresa, tem oferecido um melhor desempenho dos trabalhadores como também contribui para o melhor relacionamento dos mesmo. Isso significa que as empresas deve procurar sempre estratégia para manter seus funcionários satisfeitos. Pois prepara os trabalhadores a se desenvolver da melhor forma possível a empresa ganhara credibilidade e lucratividade, e quando só funcionários são recompensados pelos resultados alcançados, torna-se uma vantagem competitiva que os trabalhadores não desejaram ir para outra empresa, ou seja irão torna-se fieis a organização.
A renumeração pode sim ser um dos fatores motivacionais para os trabalhadores, afinal todos desejam sempre o melhor tanto no sentido pessoalmente como no sentido organizacionalmente. Conforme apresenta Robbins (2016) as pessoas motivadas se desenvolvem melhor do que as desmotivadas, e essa motivação pode está envolvidos vários aspectos inclusive a renumeração. A IMPRTANCIA DE UMA BOA GESTÃO DE PESSOAS NO AMBEINTE DE TRABALHO A Área de gestão de pessoas pode ser considerada como uma ferramenta indispensável para as empresas. Está, portanto busca desenvolver um processo onde o planejamento, a organização, a direção e o controle sejam desenvolvidos, com o propósito de alcançar os objetivos organizacionais, de forma favorável, sendo, pois, considerada uma área onde depende dos profissionais obterem sabedoria e conhecimento para promover o desempenho dos funcionários com eficiência e qualidade.
No entanto é preciso planejar, saber desenvolver, obter informações necessárias de maneira e adquirir conhecimento para que a motivação seja desenvolvida, juntamente com a vontade de querer produzir mais e melhor, causando uma mudança no comportamento, para que os trabalhadores se desenvolva de forma continua. Alcançá-la vem se tornando o grande anseio do ser humano, que busca tudo que possa proporcionar maior bem estar e o equilíbrio físico, psíquico e social. Desta forma, a qualidade de vida pode ser compreendida como algo indispensável para o todo individuo, pois se trata do bem estar referente às necessidades individuais, considerando o aspecto físico, mental, social, econômico e em geral a expectativa de vida do cidadão. Dentro de uma organização acontece da mesma forma, pois, o trabalho faz parte da vida do ser humano, sendo uma das realizações profissionais, e este procura constantemente viver de maneira sadia, confortável e com qualidade.
Dessa maneira, considera que a qualidade de vida no trabalho é indispensável para a organização que se preocupa com a saúde e o bem estar dos funcionários, pois têm a QVT como instrumento que procura atender as necessidades do trabalhador quanto à melhoria nas condições de trabalho. Quando os indivíduos estão em um lugar onde se sinta bem com certeza haverá crescimento tanto pessoal como organizacional. E analisando o bem estar do individuo alguns estudiosos procuram o melhor modelos de QVT que demonstram quais os fatores que trazem benefício e satisfação tanto para o empregado como para a empresa em seu âmbito geral. DESEMPENHO ORGANIZACIONAL Para as empresas que querem obter um desempenho favorável para a organização necessita investir em seus colaboradores para que esse investimento aconteça.
As maiorias das pessoas trabalham melhor quando tem algo que o motive, seja nos aspectos pessoas como também organizacional. De acordo com Chiavenato (2017) o desempenho organizacional depende muito da maneira como administradores têm conduzido às organizações. Por tanto diante deste contexto percebe-se que a responsabilidade do crescimento da organização depende principalmente da administração dos seus clientes extremo como dos seus colaboradores internos. C. G. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. São Paulo. Altas 2016. Introdução à teoria geral da administração. ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2011; FERNANDO Everton; Programas e ações em qualidade de vida no trabalho. Artigo, Revista INTERFACEHS – v. n. C. A. Introdução a Administração. º Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
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