COMPETITIVIDADE E EFICIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO O capital humano tem sido visto como um bem precioso nas organizações, tendo um papel fundamental na gestão estratégica das mesmas, que buscam manter a competitividade através da capacitação e qualificação de seus colaboradores. Através de um levantamento bibliográfico, composto por livros e artigos científicos publicados no tema Gestão Estratégica de Pessoas, este artigo procurou abordar a importância da capacitação dos servidores de uma universidade pública, considerando a qualificação profissional como uma forma de conferir competitividade aos negócios, tanto em empresas privadas, quanto nas públicas. A qualificação profissional pode melhorar consideravelmente a qualidade do ambiente corporativo e como resultado, há um aumento na eficiência dos serviços prestados, que consequentemente, incorre no aumento da satisfação do cidadão tomador do serviço público.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão de Pessoas no Serviço Público. Os objetivos específicos foram: a) apresentar os processos fundamentais atendidos pelo setor de Gestão de Pessoas nas organizações; b) citar a importância da capacitação profissional dos colaboradores para o desempenho organizacional; e c) relacionar o investimento na qualificação de servidores públicos com a melhoria dos processos internos e consequentemente, a maior satisfação do cidadão tomador dos serviços públicos. A justificativa para a realização deste trabalho consiste na importância da conscientização tanto dos servidores, quanto da gestão, para a necessidade de atender as prerrogativas impostas quanto a relevância das mudanças na área de Gestão de Pessoas, conferindo atualização e melhorias de processos e sistemas.

Trata-se de um levantamento bibliográfico, composto por livros e artigos científicos publicados na área, tendo como base a Gestão Estratégica de Pessoas. É uma pesquisa Descritiva, com abordagem Qualitativa. DESENVOLVIMENTO Nesta seção, são apresentados os conceitos a respeito da Gestão de Pessoas nas organizações, pautando a importância da capacitação e da qualificação dos profissionais na busca pelo alcance dos objetivos organizacionais. Objetivo é recrutar e selecionar os candidatos com melhor perfil para o cargo; Aplicar pessoas Após o processo de recrutamento e seleção, os novos colaboradores devem ser integrados à nova rotina na empresa. Divide-se em: orientação ao novo participante, socialização onde ocorre a troca de conhecimentos com a cultura proveniente do colaborador e a encontra na realidade corporativa, e a modelagem do trabalho, que delimita e demonstra como será o novo trabalho; Remunerar pessoas Refere-se as gratificações que o colaborador recebe pelo trabalho executado; Desenvolver pessoas Um dos processos primordiais em uma organização, será este meio que elevará os níveis dos empregados e consequentemente sua satisfação na organização, trazendo desta forma melhores resultados e lucro.

É importante que a organização invista em treinamento e desenvolvimento de seus integrantes; Manter pessoas Esse processo está relacionado ao ato de criar e estabelecer um ambiente de trabalho que seja satisfatório para os trabalhadores, sendo que esse feito ampliará a sua produtividade em suas horas de trabalho. A criação de um ambiente seguro e salubre, livre de ruídos e contaminações, cria uma situação de conforto para o trabalhador e evita que o mesmo sofra algum acidente que o impossibilite de continuar o trabalho por um período de tempo, evitando assim, novos custos à organização. Monitorar pessoas O último processo é o responsável por medir e acompanhar os resultados obtidos de cada colaborador por meio de ferramentas de mensuração de resultados e banco de dados com informações de períodos anteriores, sobre o banco de dados, (Chiavenato, 2010, p.

Os desafios enfrentados pelas organizações em um mundo globalizado, onde o principal ativo das empresas é o capital humano, pedem que as pessoas sejam capacitadas e eficientes para poder enfrentá-los. Assim, é vital que o setor de Recursos Humanos tenha uma área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) estruturada, formando sintonia com as demais áreas da empresa (CHIAVENATO, 2010). O treinamento de recursos humanos, notadamente os de natureza técnica, envolve a coordenação de recursos materiais e humanos qualificados para oferecer condições de estimular a qualidade nos serviços, a criatividade e a habilidade técnica, somadas ao desenvolvimento intelectual. O “treinamento é o processo de assimilação cultural a curto prazo que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho” (MARRAS, 2011, p.

O autor deixa claro que o treinamento visa melhorar o dia a dia do colaborador na organização, pois através dele as habilidades são aprimoradas. O autor frisa que ambos, treinamento e desenvolvimento (T&D), são processos de aprendizagem, e que através deles “a pessoa pode assimilar informações, aprender habilidades, desenvolver atitudes e comportamentos diferentes e desenvolver conceitos abstratos” (CHIAVENATO, 2010, p. COMO O INVESTIMENTO EM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PODE MELHORAR O ATENDIMENTO EM UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL Com relação às empresas privadas e públicas, cita-se a diferença entre elas no tocante à contratação de pessoal, ou seja, seus processos de seleção, recrutamento e contratação, onde nas primeiras, estes processos são realizados mediante alguns interesses específicos da organização que cobram determinadas qualidades, formações e até diferenças pessoais entre os candidatos, enquanto que nas empresas públicas, os processos são democráticos, onde todos podem participar, desde que atendam às condições mímicas de que os cargos exigem.

Dentre as mudanças que têm sido aplicadas nos serviços públicos, nos últimos anos, além da reforma administrativa, inseriu-se as novas abordagens nas práticas de gestão e capacitação de pessoas, objetivando promover eficiência e transparência na gestão do pessoal e na obtenção de melhorias no desempenho efetivo do funcionalismo público (CAMÕES; FONSECA; PORTO, 2014). A mudança que cabe ao setor público não depende somente de políticas e instrumentos institucionalizados, mas cabe a cada unidade, dentro da gestão de pessoas das instituições e organizações, ter um olhar estratégico sobre o seu setor, realizando as mudanças necessárias de forma gradual, contribuindo assim, para que a profissionalização tanto dos servidores, quanto dos gestores, seja pautada na atualização técnica e na busca de soluções inovadoras para os interesses organizacionais (CAMÕES; FONSECA; PORTO, 2014).

Nesta perspectiva e considerando, neste artigo em particular, os servidores públicos de uma universidade pública, os seus funcionários tornam-se os agentes principais do processo de modernização e da efetiva implementação das novas práticas de gestão de pessoas. O capital humano é importantíssimo para as organizações públicas e privadas no atual cenário competitivo. Buscar melhorar as práticas voltadas ao gerenciamento deste ativo é valorizar os colaboradores, mas também significa promover eficiência nos serviços prestados. REFERÊNCIAS ÁVILA, Lucas Veiga; STECCA, Jaime Peixoto. Gestão de pessoas. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Rede e-Tec Brasil, 2015. In: Estudos em Gestão de Pessoas no serviço público. Cadernos ENAP. Brasília: 2014, p. SILVA, Thiago B.

da. VILAS BOAS, Ana Alice; ANDRADE, Rui Otávio B. de. Gestão estratégica de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

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