AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DE PESSOAS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NAS ORGANIZAÇÕES

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

Portanto, o presente artigo objetiva mostrar a gestão de pessoas como diferencial competitivo, tendo como ponto principal o desenvolvimento do funcionário dentro da organização, já que este é um dos seus ativos principais, tendo o poder indiscutível em relação do bom desempenho da organização. Para a coleta de dados, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica em livros, em artigos e em sites da internet. Por meio da análise qualitativa, foi possível conduzir a pesquisa com intuito de agregar valor à área de estudo abordada. Nota-se a importância de buscar novas ferramentas para desenvolvimento da gestão de pessoas, já que neste campo é possível lidar com muitas variáveis, tendo em vista a particularidade de cada indivíduo e o que pode motivá-lo, em que o papel do gestor e da equipe de recursos humanos é buscar métodos que agreguem crescimento e destaque ao seu ativo primordial: as pessoas.

Palavras-chave: diferencial competitivo; gestão de pessoas. Essas transformações são originadas por mudanças organizacionais que podem ser internas ou externas devido ao ambiente acirrado e competitivo no qual as empresas se encontram. Neste ambiente de intensa competitividade, as empresas têm procurado por pessoas que tenham iniciativa e que trabalhem em prol da empresa. É muito importante que as empresas valorizem e se preocupem com as pessoas, sobretudo com seus colaboradores, além de oferecer toda estrutura possível para que todas as funções possam ser bem desenvolvidas. Por isso a gestão de pessoas é tão importante, porque as empresas são feitas exclusivamente de pessoas das quais dependem para seu desenvolvimento. Ter uma equipe de funcionários felizes e motivados pode trazer benefícios e consequentemente maior produtividade e melhores resultados para a organização.

A afirmação acima de Lira e Bussi (2015) confirma a ideia de Isatto de que uma das características das empresas é o seu ambiente competitivo e que devido a “velocidade e magnitude com que ocorrem as mudanças na arena competitiva são uma marca dos ambientes de negócio atuais” (Isatto, 2016, p. Para Chiavenato (1999, p. as “pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro das organizações, e estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar o sucesso”, ao mesmo tempo que, “as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões” (Chiavenato, 1999, p. Sendo assim, há uma relação direta de interdependência entre as pessoas e as organizações, e, portanto, a necessidade da Gestão de Pessoas dentro das organizações.

Diante de tais constatações, fica explícita a necessidade da Gestão de Pessoas nas empresas, não apenas para sobrevivência da organização, mas também para inserção e fortalecimento delas como um diferencial em meio a característica competitividade de seu meio. A partir de tal mudança e constatação de oportunidades de melhoria de performance através da capacitação dos colaboradores nas empresas se observa o impacto da capacitação na produtividade nas empresas. “O tema capacitação é atual e é característico das demandas empresariais hoje, que reclamam por grandes investimentos em tempo e dinheiro, para poderem sobreviver e progredir num mercado cada vez mais exigente. É importante salientar a preocupação que hoje cada vez mais têm as empresas com a formação de seu quadro de empregados, com o aperfeiçoamento de seus dirigentes e a insistência moderna no investimento de recursos humanos e sua reciclagem permanente” (SCHNEIDER e HENDGES, 2006, p.

Ao investir em capacitação para seus colaboradores, a empresa produz melhores resultados e maior produtividade, isso ocorre porque a partir de treinamentos e cursos, os colaboradores podem desenvolver habilidades e conhecimentos específicos necessários e/ou que agregam valor á suas atividades, realizando-as de forma mais eficiente, eficaz e/ou efetiva, otimizando os processos e procedimentos, e logo, produzindo mais, gastando menos e promovendo capital intelectual de seus colaboradores e, consequentemente, o capital humano da empresa. O capital cultural é o “conjunto dos conhecimentos e informações possuídos por uma pessoa ou instituição e colocado ativamente a serviço da realização de objetivos econômicos” (Xavier, 1998, p. Para isso, a gestão de pessoas procura conscientizar esse colaborador de que suas ações devem ser respaldadas nos seguintes princípios: desenvolvimento responsável e ético de suas atividades; capacidade de atuação baseada nos princípios da gestão empreendedora; capacidade de realização de tarefas que incorporem inovações tecnológicas; capacidade de trabalhar em rede; capacidade de atuar de forma flexível; conhecimento da missão e dos objetivos institucionais das organizações em que atuam; dominar o conteúdo da área de negócio da organização; capacidade de atuar como consultor interno das organizações em que trabalham, entre outros (SOVIENSKI e STIGAR, 2008, p.

A fim de alimentar o capital intelectual dos colaboradores, e consequentemente da empresa, a Gestão de Pessoas promove a partir da capacitação, o desenvolvimento e evolução pessoal e profissional de seus colaboradores, e que os mesmos não só adquiram mais conhecimento e informação, mas também os transmitam de maneira corporativa e colaborativa para o crescimento da organização, massificando e agregando o capital intelectual dos colaboradores e o capital humano da empresa. SUCESSO ORGANIZACIONAL No dicionário online encontramos a palavra sucesso como sinônimo de êxito, fato, fortuna, felicidade, ocorrência, caso, acontecimento, prosperidade, vitória, sendo que a expressão “ter sucesso” significa conseguir algo de maneira favorável: obter um resultado positivo, dentre seus significados encontramos: • Consequência exitosa, positiva: carreira de sucesso.

• Acontecimento favorável; resultado feliz; êxito: projeto de sucesso. • Algo ou alguém que obteve êxito; que possui excesso de popularidade: esta atriz é o sucesso da atualidade. Também evidenciou-se a capacitação e a promoção do capital cultural como contribuições da Gestão de Pessoa como diferencial e fortalecimento das organizações para sobrevivência, destaque e evolução das mesmas. Conclui-se assim que as funções e responsabilidades da Gestão de Pessoas contribuem para a sobrevivência, manutenção e desenvolvimento da empresa, visto que trata e gerencia o maior bem intangível da organização, e que tais contribuições, não são apenas diferenciais competitivo nas organizações, mas também ferramenta e gerenciadora de recursos humanos para o sucesso organizacional. BIBLIOGRAFIA CHIAVENATO, Idalberto.

Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999. ed. Barueri: Editora Manole, 2014. ISATTO, Eduardo Luis. Análise do Ambiente Competitivo e a Formulação de Estratégia Empresarial. Disponível em: https://www. LARA, Consuelo Rocha Dutra de. A atual gestão do conhecimento: a importância de avaliar e identificar o capital intelectual nas organizações. São Paulo: Nobel, 2004. LIRA, Messias Rocha; BUSSE, Angela. Gestão de Pessoas: Uma nova perspectiva. Balanced Scorecarde a gestão do capital intelectual: alcançado a performance balanceada na economia do conhecimento. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. SCHNEIDER, José Odelso; HENDGES, Margot. Educação e Capacitação Cooperativa: sua importância e aplicação.

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