ARTE E MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO- O presente trabalho objetiva apresentar um estudo sobre o ensino da música aplicado no componente curricular Arte na educação infantil como ferramenta de desenvolvimento integral da criança, desta forma, buscou-se investigar os aspectos favoráveis, que o ensino e aprendizagem da música pode proporcionar aos educandos na educação infantil nos seus aspectos cognitivo, motor e social. Para tanto, partiu-se de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico analisando como o ensino de arte está prevista nos documentos oficiais e a importância do papel do professor neste processo. Com este trabalho, pretende-se levar ao profissional da educação e demais interessados uma reflexão de um fazer pedagógico voltado para atividades que visem o desenvolvimento da sensibilidade e criticidade do educando, sendo a música uma importante ferramenta neste processo.

Assim, tais habilidades devem ser desenvolvido desde a educação infantil, em prol da formação de cidadãos preparados para atender as mais diversas demandas sociais. Diante dessa reflexão, deparou-se com o questionamento: De que forma deve-se trabalhar com a música na educação infantil, de modo que os conteúdos trabalhados sejam significativos para o desenvolvimento do aluno? Partindo dessa reflexão, o presente trabalho apresenta como objetivo primordial apresentar uma discussão sobre a importância da música na educação infantil. Como objetivos específicos pretende-se promover uma reflexão no professor da necessidade auto avaliar-se sobre no que diz respeito ao seu papel como mediador do conhecimento em sala de aulas, especificamente como educador de Artes. Além disso, analisar e discutir através de uma pesquisa bibliográfica, entre elas a legislação que rege a educação básica, prevê o ensino e aprendizagem do componente Arte e o ensino de música na educação.

Com esse estudo, professores e demais estudiosos possam partir das reflexões apresentadas e buscar um aprofundamento sobre a importância do ensino de arte na educação e como esse componente curricular articulado com o ensino da música pode ser trabalhando de maneira que contribua para o desenvolvimento do aluno, além disso despertar no educador o compromisso que temos enquanto professores diante da missão de educar. Para tanto discorreremos como a arte e a música estão prevista na legislação que rege a educação, sobre a importância desse componente no desenvolvimento do aluno, e além disso, discutir sobre o cenário da formação do professor em arte. Desta forma, em seu Art. no parágrafo 6 a LDB ressalta que: “As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.

” Alterada em 2016, a lei passa a valorizar as quatros linguagem da arte entre elas a música.    Os Paramentos Curriculares Nacionais (PCN) que tinham como objetivo indicar o que se deveria ser trabalhando e todas as definição de cada seguimento educacional e os objetivos a serem alcançados. Este documento apresenta uma definição e formaliza o ensino das linguagens artísticas. BRASIL, 1998, p. Com isso, o documento enfatiza os objetivos da música no meio educacional que está relacionado a estimular a percepção e sua sonora, rítmica. No entanto também o professor de arte, juntamente com a escola, devem fazer uso de práticas de conscientização dos alunos para que estes recebam novos estilos musicais proporcionando ao aluno um leque de conhecimento. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) elabora em 2019, sintetiza de maneira detalhada as habilidades de cada ano do ensino em cada componente curricular, entre eles o ensino de Arte.

A base ainda propõe mudanças de concepção no ensino e aprendizagem, colocando o aluno como protagonista e centro do processo na construção do conhecimento bem como na sua aprendizagem. De acordo com a BNCC (2019) na educação infantil, no campo de experiência dos “traços, sons, cores e formas”: Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc. a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras. Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca.

Portanto, a Educação Infantil precisa promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo que se apropriem e reconfigurem, permanentemente, a cultura e potencializem suas singularidades, ao ampliar repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas. BRASIL, 2019, p. Abordar essas ideias é uma tentativa de tornar visível a interpretação que os próprios licenciandos constroem acerca da escola de educação básica como um espaço de atuação profissional na área de educação musical. DEL BEN, 2012, p. Diante dessa reflexão nos posicionamos diante do questionamento: como o professor pode, através do ensino de arte, trabalhar como conteúdo a música de maneira que desperte em seu aluno o desejo pelo conhecimento e com isso usá-lo de maneira crítica frente a sociedade? Neste sentido, Assano (2000, p.

afirma que “todos os professores e professoras deveriam saber que sabem música e, a partir daí, contribuir para a formação musical das crianças, principalmente na sensibilização delas para o ouvir/compreender”. O autor ressalta que o professor, mesmo não tendo a formação técnica em música deve inseri-la em suas planejamento didático, o que não limita o educador a buscar conhecimento sobre essa linguagem da arte. Além da troca de experiência com outros professores, existem instrumentos que tornam a prática pedagógica rica e dinâmica. MAZIEIRO, 2019) Quanto a formação de professores para a educação infantil, o professor deve além de abordar o conteúdo proposto, relacionar com os elementos já conhecidos pelo aluno e atrai a sua atenção para o que está sendo trabalhado.

De acordo com Ostetto (2011, p. A criança por sua vez consiste e se coloca como o protagonista de todo o processo aqui abordado. Assim, é importante que a organização do espaço possibilite transparecer o foco dado a ela, suas experiências, bem como suas descobertas. Trabalhar com a música na educação infantil contribuí com a formação integral do educando, uma vez que, possibilita desenvolver conceitos, habilidades, como também hipóteses. Segundo os documentos Referencial Curricular para a educação infantil: A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc.

BRASIL, 1998, p. Vale ressaltar também que a música é uma ferramenta eficaz no processo de interação social, pois possibilita a interação entre aspectos afetivos, sensíveis, cognitivos e estéticos. Somente assim com professores treinados juntamente com toda a equipe pedagógica pode levar para a educação um ensino de arte voltado para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, objetivando formar cidadãos conscientes do seu papel social. REFERÊNCIAS ASSANO, Christiane Reis Dias Villela. Um pequeno divertissement de garrafas, sapatos e cacarecos. In: GARCIA, Regina Leite. Org. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. Disponível em: http://www. v. Brasília MEC/SEF 1998 CARVALHO, Rosane de. LIMA, Beatriz dos. A música e o desenvolvimento cognitivo infantil.

I Seminário PIBID/Sudeste e III Encontro estadual do PIBID/ES. Revista da ABEM, Londrina, v. n. p. jul. dez 2012 FERRAZ, Maria Heloísa de Toledo, FUSARI, Maria Felisminda de Rezende. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma, 2011.

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