"Nenhuma organização é completamente protegida dos concorrentes; todas as empresas competem pelo dólar americano. Se isso é verdade, nesse caso, não existe monopólio puro. Você reconhece?" (Brue, McConnell, Flynn, 2010). Eu teria que acreditar nessa afirmação. Certamente não acredito que exista um verdadeiro monopólio. Sempre existem alternativas ou substitutos prontamente disponíveis ao optar por comprar produtos ou serviços provenientes de empresas.
O monopólio genuíno existe quando "uma única organização é o único produtor do produto para o qual existem zero substitutos próximos" (Brue, McConnell e Flynn, 2010).
Existem formas menos puras de monopólio e quase monopólios, mas não monopólios inteiramente puros. Existem várias características principais que precisam estar presentes para que exista um verdadeiro monopólio. São eles: fornecedor único, sem substitutos próximos, fabricante do preço de venda e entrada bloqueada. Um monopólio natural é definitivamente um setor em que uma única empresa é a produtora singular de um grande fornecedor específico ou o único fornecedor de seu serviço.
Seu produto específico é excepcional, pois você não encontrará substitutos próximos; portanto, os consumidores que decidem não comprar o produto monopolizado devem ficar sem isso. Muitas pessoas acreditam que os negócios elétricos são monopólios puros. Discordo porque existem alternativas disponíveis: óleo essencial, propano, gás natural, solar e madeira são substitutos que você pode usar como fonte de luz e calor. O monopolista puro controla a quantidade total oferecida e, como resultado, oferece um controle considerável sobre o preço; isso pode ser uma máquina de preços.
O monopolista puro enfrenta a curva de demanda usual de produtos em declive descendente e altera o valor do produto alterando a quantidade de mercadoria que produz. Um monopolista genuíno não enfrenta concorrência rápida porque certos obstáculos mantêm os concorrentes em potencial ao entrar no setor. Essas barreiras podem ser econômicas (econômicas em escala), tecnológicas, legais (patentes e licenças) ou talvez de algum outro tipo. Dentro de um monopólio puro, a entrada é completamente bloqueada.
A maioria das empresas enfrenta rivais destinados à venda de produtos, independentemente de controlar ou não o mercado completo de qualquer produto. O controle sobre uma indústria e uma mercadoria não indica necessariamente que não há concorrência. Mesmo que uma única empresa controle um mercado inteiro e seu produto, sempre há outra empresa que pode produzir um produto, mantendo as mesmas qualidades e está fortemente relacionada à outra. Normalmente, os correios são altamente recomendados quando desejamos enviar uma carta ou talvez um pacote, praticamente todos têm concorrência da FedEx, UPS e DHL.
Se talvez houvesse uma situação em que houvesse um mercado que não precisasse competir com mais um mercado em relação à venda de produtos, geralmente haveria concorrência contínua no que diz respeito à quantidade de dinheiro que eles deveriam trazer. Muitas características devem estar presente para classificar empresas desde monopólios puros. Pode haver variedades menos puras, como: companhia de água, empresa de TV a cabo e organização telefônica da vizinhança, e quase monopólios como: Intel, First Info Corporation e De Beers, no entanto, na verdade, não assumo que o monopólio puro existe.
Quase todas as empresas enfrentam rivais para obter vendas de produtos, controlando ou não o mercado completo de um produto. Ao optar por comprar serviços ou produtos de empresas, sempre existem alternativas ou alternativas disponíveis, mesmo que elas não sejam a primeira escolha.
Referências Brue, S i9000. L., McConnell, C.R. & Flynn, S. (2010). Essentials of Economics (Ashford Custom 2nd ed.). Nova York: McGraw-Hill / Irwin.1