Definição:
Criação ou uso de recursos (como benefícios, preço de venda, qualidade, estilo de cabelo, serviço etc.) que os clientes significam que o produto vê como diferente e desejado. A publicidade e promoção do seu produto são baseadas em suas características distintivas. Fornecimento: http://www.businessdictionary.com/definition/product-differentiation.html
Hoje, o mercado está definitivamente cheio de marcas semelhantes, clamando pela atenção dos compradores. Para que todas as suas marcas se destaquem, as empresas se esforçam muito para fazer com que todas pareçam diferentes das marcas concorrentes. Isso é diferenciação do produto.
A diferença de produto é um objetivo que uma empresa pode tentar atingir por meio de sua publicidade. Qualquer empresa deve tentar diferenciar os produtos dos concorrentes, para obter uma "vantagem competitiva" sobre eles, atraindo mais clientes. Essa diferença pode ser alcançada alterando-se a renderização do produto, melhor do que a do concorrente, ou talvez seja "percebida", como uma boa identificação da marca desenvolvida dentro da campanha de publicidade promocional.
Necessidade de diferenciação de mercadorias: geralmente os clientes são incapazes de diferenciar os produtos concorrentes - daí a necessidade de diferenciar o desenvolvimento de benefícios competitivos
Foco e diferenciação
Um produto ou serviço pode possuir muitos atributos; no entanto, é essencial prestar atenção apenas a alguns atributos.
Por exemplo: segurança Volvo, desempenho BMW: mas realmente não ' isso implica que a Volvo não funciona ou talvez a BMW geralmente não seja segura. Eles apenas se concentraram nas facetas de seus produtos. Portanto, seus produtos provavelmente serão diferenciados em relação a esse crédito específico. Se uma mercadoria afirma se tornar boa em qualquer coisa, você corre o risco de os consumidores não acreditarem realmente em suas palavras, mesmo que possa ter todos esses atributos. Quando um produto é concentrado: 1) ainda mais credível 2) os clientes certamente pensam que são tão bons em outras áreas.
O que distinguir:
A maneira mais fácil de diferenciar é no custo, mas é definitivamente menos poderoso, pois a concorrência pode copiar constantemente com facilidade. Caso em questão: o mercado indiano de laptops incluía empresas como HCL e IBM. Nesse caso, veio o Siva de computadores originais que serão vendidos, na verdade, computadores a um preço mais barato. Consequentemente, outros seguiram o exemplo e, depois disso, a Siva foi obrigada a identificar ainda mais seu produto, a fim de atrair os clientes porque os produtos concorrentes tinham preços semelhantes. Portanto, é melhor diferenciar em outras qualidades, como características, desempenho geral, confiabilidade, reparabilidade, design, design, desempenho e assim por diante.
Exemplos:
1) Blackberry - Diferenciado pela adição de BBM em seus iphones. Embora existissem telefones inteligentes adicionais com sites de mensagens instantâneas, o Blackberry foi o primeiro a oferecer esse tipo de serviço aos consumidores como padrão em seus dispositivos. Sua própria competição não teria esse serviço no momento. Isso fascinou os clientes. 2) Promessa - As pessoas pensavam que a garantia era totalmente diferente de outros cremes dentais, pois possuíam azeite de cravo, mas possivelmente outros cremes dentais tinham óleo de cravo, mas apenas a Garantia focava nesse atributo e, portanto, era considerada uma característica diferenciadora. 3) Motocicletas Hero Honda - diferenciadas em termos de eficiência energética - "encha-a, esqueça-a
Diferenciação de marketing e mercadoria
A personalização é uma maneira de diferenciar produtos. Indústrias como as empresas de vestuário e tabaco, por exemplo, usam a marca de maneira extremamente eficaz, pois os produtos nessas seções geralmente são muito semelhantes e têm muito pouco a se diferenciar. A marca ajuda a manter a lealdade do cliente. Caso: fumantes, são muito específicos de sua marca e acreditam que simplesmente nenhuma outra marca pode satisfazê-los. Em um experimento, trezentos fumantes leais a três grandes marcas receberam uma amostra não identificável de cada marca para fumar e foram solicitados a identificar sua marca específica.
O resultado real: apenas 35% conseguiram reconhecer as marcas; e sob a lei das médias, suposições reais representavam um terço das identificações corretas. A razão disso é que os tipos de cigarro da mesma categoria (mentol destinado, por exemplo) variam muito parcialmente em termos de força, sabor e preferência, e é difícil para um fumante separá-los de verdade. A razão pela qual um fumante é dedicado a uma determinada marca é uma propaganda.Por exemplo: Charminar: "é necessário o charminar para satisfazer uma pessoa como você" enfatiza que apenas o Charminar pode satisfazer o homem que fuma essas pessoas!
Diferenciação de produto versus USP
USP definitivamente não é o mesmo que diferenciação de item.
A USP se refere à publicidade para comunicar a diferença de um produto, enquanto a diferenciação de mercadorias pode ser o processo de explicar as diferenças entre produtos ou serviços.
Tipos de diferença:
Diferenciação Horizontal: é pela preferência / gosto do cliente por determinadas características do produto. (Mesmas qualidades / preço, estilo / sabor / cor diversificados) O valor percebido permanece o mesmo. (por exemplo: tons diferentes de batom) Vertical: os produtos diferem em algumas características que geralmente todos os compradores concordam que são mais benéficas. Baseado na qualidade. Os preços variam conforme o valor identificado é diferente (por exemplo: marcas diferentes de batom: Mac, Lakme, Lipice) A diferenciação horizontal refere-se aos desejos e preferências pessoais dos consumidores, enquanto a diferenciação para cima e para baixo visa a disposição dos consumidores em financiar a qualidade.
Lembre-se:
NÃO ofereça uma diferenciação muito alta que o mercado não desejará. (por exemplo: sabão de limpeza para homens de alto preço "Aramusk não teve sucesso por causa do preço)
NÃO negará diferenciação benéfica e expansiva simplesmente focando em outras partes com o pacote de assistência ao produto. Deve estar em adição às expectativas mínimas. ¨Exemplo: acomodações sofisticadas com serviço inadequado
O item não é realmente diferenciado antes que o CLIENTE perceba a diferença. A percepção do consumidor é o que importa.
1