As pessoas geralmente recorrem à religião para entender a comunidade e incluir algo em que acreditar. Na sociedade atual, na qual a Internet e a mídia gozam de um papel tão considerável na vida das pessoas, muitas lidam com filmes porque mais do que apenas entretenimento. Para essas pessoas, que envolvem esses filmes em suas vidas diárias e se encontram com outras pessoas para discuti-las, o que elas veem se torna uma espécie de religião. Eles aprendem a viver de acordo com as regras dos personagens imaginários e promovem a solidariedade com outras pessoas que se sentem da mesma maneira. Dois exemplos dessas "religiões" que abriram são o Dudeism, baseado no filme The Big Lebowski, bem como nos grandes fãs do seriado Crepúsculo. Ambos os filmes têm impacto sobre grandes grupos de seguidores e se assemelham a movimentos religiosos.
O principal Lebowski, um filme de 1998 dos irmãos Coen, contém uma grande popularidade, e as ofertas deram origem a uma pseudo-religião chamada Dudeism. "Para os [dudistas], não basta assistir ao filme, citar seus aforismos parecidos com pedras preciosas, ou talvez analisar os inúmeros erros linguísticos intrigantes que passam despercebidos no diálogo, mas esses fãs de dudley sentem vontade de fazer algo para indicar e mantenha-se no estado de espírito da Garota no real "(Andrus, 2016, 114). Este "Cara", a parte principal do filme, é descontraído, suave e enigmático, e muitos fãs do filme adotaram seus maneirismos e personalidade. Que eles "relaxem" e tenham um site para inspirar as pessoas a se tornarem membros do movimento. Apesar de se tornar um simples filme engraçado, The Big Lebowski é um estilo de vida para vários desses seguidores. Eles insistem que o dudeísmo é realmente um movimento religioso legítimo ao qual qualquer pessoa é acessível. No entanto, a maioria dos Dudeists é cara, já que The Dude é visto como uma figura assertiva. Por suas características difundidas e a realidade que se concentra em um físico que as pessoas parecem imitar, o dudeísmo é extremamente semelhante a várias crenças comuns. As pessoas costumam ter um objetivo na vida e compartilhar sua experiência com os outros.
Apesar de significativamente menos abertamente baseado na fé do que o dudeísmo, os fãs da série A série Crepúsculo parecem quase adorar os livros e filmes. "Novas tecnologias de mídia de massa se transformam em um espaço para obter a formação, o ambiente e o desempenho da auto-identidade e as negociações de valores, crenças e regras para novas usuárias" (Petersen, 2013, 84). Nesse caso, são principalmente as fãs de garotas que podem ter criado muitos seguidores em torno desta série. On-line, os fãs de Twilight podem criar sites e conteúdo em fóruns da comunidade para compartilhar seus sentimentos particulares em relação à série. Além de apenas um conjunto simples de quatro publicações ou filmes, essa história direta de amor entre um humano e um vampiro pode ser pensada e reagida diariamente por simples jovens. Eles moldam sua personalidade em torno de quem eles querem que o protagonista acabe, e escrevem artigos extensos criticando ou elogiando partes da história para a qual são atraídos. O grande aspecto do enredo, misturado com os empreendimentos românticos clássicos, oferece a todos eles algo em que confiar e se relacionar. Ao contrário de Dudeists, os fãs da série Twilight tendem a não considerar seus seguidores para fazer parte de um movimento religioso, no entanto, eles os conectam e compartilham mais significado em suas vidas diárias.
Esses dois itens diferentes destinados a filmes demonstram como a mídia pode ser construída para moldar a personalidade de alguém. Ambos os grupos de fãs ajudam a fazer desses filmes seu modo de vida e seguem os exemplos que eles dão. Enquanto The Big Lebowski é focado em fãs do sexo masculino e é mais um movimento religioso legítimo, os fãs de Twilight ainda moldam a vida inteira sobre isso. No mundo de hoje, muitas vezes devemos procurar a mídia de massa para encontrar algo em que acreditar.