TIC no ensino de Química
Tipo de documento:Produção de Conteúdo
Área de estudo:Gestão de projetos
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ATUALIDADE 18 1. MÉTODOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 18 2. MÉTODOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA 18 2. ASPECTOS HISTÓRICOS SOBRE O USO DE SOFTWARE VOLTADOS PARA O ENSINO 18 2. O USO DE SOFTWARE VOLTADOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA 18 3. • Descrever a aplicação desses softwares no ensino de química. • Aplicar o software nas aulas de química orgânica. • Analisar a metodologia tradicional frente o emprego de TIC's. • Apontar os benefícios do uso de software na escola METODOLOGIA Esse estudo tem por finalidade realizar uma pesquisa aplicada, uma vez que utilizará conhecimento da pesquisa básica para resolver problemas. Para um melhor tratamento dos objetivos e melhor apreciação desta pesquisa, observou-se que ela é classificada como pesquisa descritiva.
Insatisfeito, 10% Não opinaram, 50% Satisfeitos. O problema foi direcionando a pesquisa para as áreas de aprendizagem de compostos orgânicos e ainda a pesquisa como estudo de caso, sendo este com a aplicação de software de construção de moléculas orgânicas uma análise geral como forma de favorecer a aprendizagem de química orgânica. Em que será feito ao pesquisar como os softwares para o ensino funcionam afirmando que objetivo geral: Apontar de que forma a aplicação de software de construção de moléculas orgânicas auxilia na aprendizagem de compostos orgânicos, com a finalidade de demonstrar o benefício de aprender as diferentes funções orgânicas na escola ________________ com alunos da 3ª série do ensino médio. embasamento térico VISÃO SOBRE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Segundo Veloso (2016), pode-se afirmar que as tecnologias de informação e comunicação representam os avanços tecnológicos e são empregadas em diversas áreas profissionais assumindo assim variados significados e podem ser representadas por diversos métodos e ferramentas atuais.
É notório, neste contexto, que elas objetivam por meio do seu emprego a solução de problemas. Em seguida, vem o domínio técnico-pedagógico, saber usar cada ferramenta do ponto de vista gerencial e didático, isto é, na melhoria de processos administrativos e financeiros e no processo de ensino e aprendizagem. MORAN, 2007, p. Conforme verificado, essas mudanças estão relacionadas a melhoria de processos, inclusive, de ensino e aprendizagem pois se trata inegavelmente de novas perspectivas para a educação atual. Seria um erro, porém, não atribuir a devida importância a tecnologia que se reveste por seu emprego nos sistemas de ensino e a abrangência de sua ação na atualidade. Sob essa ótica, ganha particular relevância a análise crítica das funções das instituições de ensino e suas interações com esse fenômeno tecnológico que influência nas relações sociais e nos modos de aprender e ensinar (JOLY, 2002).
É preciso ressaltar que é necessário para o profissional que lida com essa ferramenta o preparo técnico, mas, infelizmente, há aqueles que receosos com o papel e sem entender a importância do avanço tecnológico não aceitam o seu uso. MÉTODOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA O processo de ensino e aprendizagem se beneficia com o uso de computadores e todas as ferramentas computacionais utilizada com a finalidade de cumprir os objetivos concernente à educação, permite-se por meio de seu emprego a construção de filosofias, hipóteses, conceitos e assim por diante (HORNINK ET AL, 2018). Para ajudar na resolução de problemas relacionado a aprendizagem de conteúdos de química a utilização de softwares é uma solução, como afirma Hornik Et al (2018, p.
as tecnologias ampliam as possibilidades de interação de aprendizagens e saberes entre aluno e professores". De acordo com Junior e Cirino (2016, p. Em vista disso, conforme citado acima se percebe que os problemas com o emprego e a utilização em aula das tecnologias computacionais perpassam por diversos fatores que contribuem e também dificultam, embora, sejam objetos de relevância social e mudança nos espaços e oportunidades eles apresentam precariedades (STINGHEN, 2016). Deste modo, ganha particular relevância o estudo das ferramentas computacionais no processo de ensino-aprendizagem. Entre os recursos computacionais que se voltam para a causa do ensino, os softwares ganham espaço pois auxiliam em fenômenos de aprendizagem como, por exemplo, as visualizações no ensino, conforme afirma Cavalcanti et al (2017, p. A utilização de softwares educativos em sala de aula, sem dúvida alguma, precisa se tornar um auxiliar no processo ensino aprendizagem e [.
A utilização desse artifício computacional no ensino de química orgânica auxiliará os alunos a compreenderem a construção dos compostos orgânicos e, assim, impulsionar ao aprendizado capaz de influenciar o cotidiano dos alunos nos quais as moléculas estão presentes e possuem importância. MÉTODOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 2. MÉTODOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA 2. ASPECTOS HISTÓRICOS SOBRE O USO DE SOFTWARE VOLTADOS PARA O ENSINO 2. O USO DE SOFTWARE VOLTADOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA 3. CONHECENDO OS MÉTODOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA 3. Curitiba: Pucpr, 2017. p. Disponível em: <http://educere. bruc. com. R. A. A Tecnologia no ensino: Implicações para a aprendizagem. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
Monografia (Especialização) - Curso de Bacharel em Ciência da Computação, Faculdade Lourenço Filho, Fortaleza, 2003. Disponível em: <http://www. pucrs. br/ciencias/viali/tic_literatura/monografias/monografia-rommel-xenofonte. pdf>. Florianópolis: UFSC, 2016. p. Disponível em: <http://www. eneq2016. ufsc. D. S. C. CARVALHO, B. G. Acesso em: 02 out. VELOSO, R. D. S. Tecnologias da Informação e comunicação: desafios e perspectivas.
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