Modelos de Gestão, Gestão de Projetos, Empreendedorismo, Homem, Cultura e Sociedade Legislação Social e Trabalhista e Seminário de Projeto Integrado I

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Gestão de projetos

Documento 1

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 MODELOS DE GESTÃO 4 2. CARACTERÍSTICAS DO MODELO BUROCRÁTICO 4 2. MODELO PARTICIPATIVO DE GESTÃO 5 2. MODELO ORIENTADO PARA RESULTADOS 5 3 GESTÃO DE PROJETOS 6 3. EAP (ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO) 6 3. Diferentemente do modelo burocrático, na atualidade, usa-se mais a gestão participativa. Outro ponto que vale ressaltar, é que as empresas estão adotando medidas preventivas na gestão de seus projetos, preocupando-se em buscar todo um planejamento observando os riscos existentes e formas de melhor praticar o empreendedorismo colocando em prática, planos de ação de forma eficaz que favoreça no seu crescimento de forma sustentável. Observando ainda, o cenário tanto interno quanto esterno. Nesse aspecto, o trabalho exposto é de grande relevância ao tratar de modelos de gestão, gestão de projetos e empreendedorismo como também assuntos voltados ao homem, sociedade e cultura e as novas legislações sociais e trabalhistas.

Para uma maior compreensão do estudo em questão, tem como objetivo trazer uma situação prática a ser discutida, de uma empresa do setor moveleiro, (A MÓVEIS HEMEJAN) que precisa de consultorias voltadas aos assuntos abordados para que possa está se expandindo em seus empreendimentos. As pessoas não falam além do necessário, não se comunicam, não se conhecem. Conhecem o Diretor de Operações, mas não conhecem a pessoa que dirige o departamento de operações. Este tipo de comportamento leva a uma outra característica do modelo burocrático, que é o profissionalismo, onde as competências técnicas tem muito mais valor do que competências interpessoais. CANTIDIO, 2012 p. Como se observa nas palavras de Cantidio, às principais características do modelo Burocrático mostra-se pelo formalismo que causa o engessamento da autonomia, com isso não há espaço para os demais funcionários serem autônomos, necessário para as decisões importantes a serem tomadas.

GESTÃO DE PROJETOS A HEMEJAN através do Sr. Rubens sendo o dono da empresa pretende preparar a empresa para ser mais competitiva e quer abrir novas filiais. Então, precisa de consultor com conhecimento de gestão de projetos para aplicar ferramentas necessárias a esse propósito. As ferramentas escolhidas para esse processo foram: Estrutura Analítica do Projeto (EAP), Matriz RACI do projeto e Plano de Riscos. Abaixo, nos subtópicos que se seguem trata sobre elas. Contratação da equipe de reforma 1. Execução da reforma 1. Mobilização da equipe 1. Definição da equipe da nova filial 1. Adequação dos cargos conforme plano de cargos da HEMEJAN 1. Nesse caso pode ser realizada uma análise qualitativa como a mesma traz o diagnóstico abaixo. Fazendo a análise qualitativa: pode levar a perdas financeiras e denegrir a imagem organizacional.

A solução mais adequada seria a contratação de um especialista em inteligência de mercado que mitigue as chances de aluguel de um local inapropriado. Risco 2: nova equipe inadequada para desempenho das funções da nova filial. Nesse caso, de acordo a análise qualitativa: uma equipe de baixo desempenho poderia levar a resultados abaixo do esperado na filial. Essa questão produz grande impacto empresarial, em termos de custos com mão de obra, controle administrativo e processos jurídicos. Por fim, a última medida é a de redução da carga tributária, que afeta os resultados de muitos negócios, e teria grande impacto direto sobre os lucros. Dentre os principais fatores são: as características Gerais da Organização como (tamanho da empresa, idade, entre outros fatores), estratégia competitiva da organização, estrutura da empresa, cultura organizacional, time gerencial e áreas funcionais.

CULTURA DE INOVAÇÃO A cultura de inovação tem como objetivo promover a competitividade neste cenário atual aonde vai se destacar quem inovar, a cultura de inovação da à empresa mais agilidade para se alcançar metas e objetivos. O Manual Oslo 3º edição (2006) traz conceitos de inovação referindo-se as mudanças caracterizadas nos seguintes aspectos; a) A inovação está associada à incerteza sobre os resultados das atividades inovadoras. No exemplo apresentado, a comunicação saudável pode ser usada para resolver tal conflito. AUTONOMIA DE KANT Conforme a teoria estudada, Kant (1724-1804) foi um dos maiores filósofos de todos os tempos. Este filósofo alemão contribui com muitas correntes de pensamento, incluindo o conceito da autonomia. Para Kant, a autonomia representava a liberdade para agir ou fazer algo, de forma determinada.

Falando sobre a liberdade, de acordo com Kant, Uma vontade livre e uma vontade sujeitas a leis morais podem ser consideradas a mesma coisa, na medida em que uma vontade absolutamente boa é aquela que em sua máxima pode sempre em si conter a lei universal. da CLT o teletrabalhador, de modo a retirar a proteção à jornada, desconsiderando o grande avanço tecnológico que permite atualmente aos empregadores controlar a localização exata do trabalhador, as atividades que estão sendo desempenhadas e os horários de início e fim. Assim, para se atribuir uma interpretação conforme à Constituição, de modo a compatibilizar os dispositivos da CLT, o inciso III do art. deve ser compreendido como: encontram-se excluídos da proteção da jornada os teletrabalhadores que não possuem nenhuma forma de controle do tempo de trabalho.

Isto é, aqueles empregados que iniciam e terminam suas atividades no horário que bem entenderem, com total liberdade. A cobrança patronal é feita por meio de metas e resultados, sem acompanhar os momentos em que a atividade está efetivamente sendo desempenhada. Na época contemporânea em que vivemos, já não surte mais o efeito esperado pelas mudanças ocorridas em todo o globo. O modelo de gestão que satisfaz conforme a pesquisa realizada é a gestão participativa. Um dos exemplos foi a empresa HEMAJAN do Sr. Rubens que estava passando por problemas de comunicação e tomadas de decisões, pois ainda estava adotando um modelo burocrático e de forma centralizada, onde só o Sr. Rubens sendo o proprietário tomava as decisões e com isso dificultava todo o processo.

de 17 de dezembro de 1998. ed. atual. E aum. São Paulo: Saraiva, 1999. HUPFFER, Haide Maria. O princípio da autonomia na ética kantiana e suarecepção na obra direito e democracia de Jürgen Habermas. Disponível em:<http://www. anima-opet. com. MELO, Geraldo Magela. O teletrabalho na nova CLT. Disponível em: https://www. anamatra. org. Acesso em 07 de maio de 2018. Project Management Institute. Guia PMBoK. ª Ed. Saraiva, 2014. br (30/03/2019). Gestão Participativa: uma nova realidade. Disponível em: < http://www. rh. com.

43 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download