RESENHA CRÍTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Dezembro de 2009. Disponível em: <https://portaldapartes. wordpress. com/2010/01/04/o-estagio-supervisionado-e-sua-importancia-na-formacao-docente/> Acesso em 28/03/2018 O artigo O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente, visa discutir sobre as contribuições do Estágio Supervisionado para com a formação de graduandos de licenciatura, buscando demonstrar e discutir o quão importante são as experiências vivenciadas durante esse processo, para as futuras práticas dos docentes que ao final de sua jornada acadêmica se encontrarão em uma sala de aula, com o papel de desenvolver práticas que busquem se encaixar da melhor forma na realidade de seus alunos. No que condiz o embasamento teórico, o autor utiliza as teorias de três pesquisadores, sendo eles Oliveira e Cunha (2006), Paulo Freire (2002), Pimenta e Lima (2004) e Perini (2006). Inicialmente, no resumo, as principais ideias do texto são postas para que seja realizado uma introdução ao tema a ser abordado, conduzindo o leitor ao breve conhecimento de detalhes que serão expostos posteriormente. Em uma suposta introdução – digo “suposta”, pois o autor não especifica tal parte em seu texto com um subtítulo, então, apenas pressuponho – há a discussão inicial sobre as mudanças sociais e suas influências no que diz respeito às melhorias/mudanças no processo de ensino-aprendizagem e sobre a importância de projetos que busquem intervir de maneira positiva, afim de contribuir para tais avanços. Agnaldo Pedro Filho, demonstra em seu texto que a prática e teoria estão interligadas e são interdependentes, e, dessa forma, são vistas como fatores que são de extrema importância no processo do estágio supervisionado, gerando experiência e aprimoramento das habilidades exigidas para formação de profissionais da educação, que necessariamente precisam estar aptos para lidarem com as especificidades de seus alunos no momento em que estiverem sendo responsáveis por suas próprias turmas de discentes.

O autor, após o momento das especificações em relação ao que fora citado anteriormente (prática e teoria), conceitua o Estágio Supervisionado e evidencia sua importância novamente, colocando em foco a questão do olhar crítico do estagiário durante suas práticas educativas, que são desenvolvidas de forma conjunta com o que fora vivenciado (de forma teórica) durante todo o seu processo de graduação. Como ponto principal, também, há a discussão em relação ao respeito do educador para com as experiências internalizadas nos alunos, além do que diz respeito à diversidade de cultura, tradição e credo desses sujeitos. Apesar do texto apresentar um tema de suma importância no tocante da educação, o mesmo não é explorado de forma aprofundada.

É possível notar que ainda há muito o que ser desenvolvido sobre o que fora abordado como conteúdo central. Por fim, devo acrescentar que o autor expõe suas ideias de maneira superficial, sem se debruçar na criticidade, e isso contraria a ideia inicial do texto, que se trata de discutir os temas, falta problematização, além de que, nota-se uma lacuna no texto, há a ausência de um desfecho, uma conclusão que retome as ideias e finalize-as.

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