EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Tal investigação será sustentada em uma revisão bibliográfica profunda e minuciosa. Nesse contexto, aprender-se-á que a Lei De Diretrizes e Bases Da Educação Nacional – LDBEN defende que as sociedades indígenas poderão desfrutar de suas línguas maternas no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, será visto que apesar do Brasil ter progredido bastante com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ainda há estorvos consideráveis que bloqueiam uma efetivação educativa de qualidade para a comunidade indígena. Breve histórico da educação escolar indígena. A educação dos povos indígenas ainda no Brasil Colônia com a chegada dos jesuítas não foi vista como uma educação escolar, mas como uma escolarização voltada totalmente para a catequese.

Educação indígena X educação escolar A educação indígena intitula a educação laborada pelas próprias sociedades indígenas de acordo com seus ritos e costumes. Já a Educação Escolar Indígena é uma categoria da educação básica cedida pelo Governo do Estado aos indígenas. Esta modalidade de ensino se flexiona conforme as peculiaridades indígenas. A diferença entre as especificidades está sobretudo na metodologia administrativa e pedagógica que é adotada. Baniwa (2019) postula que a educação indígena se conecta ao ponto de vista filosófico da natureza humana, regendo regras e tradições dos povos e suas descedências. estão no ensino médio. Segundo Oliveira et al (2016, p. Hoje, as crianças indígenas, quando terminam o 5º ano, têm que se deslocar quilômetros a pé ou às vezes em péssimas condições de transporte público para estudar em escolas não indígenas na vizinhança, sofrendo todo o tipo de preconceito, racismo e violência, além das dificuldades financeiras para pagar um ónibus e tudo mais.

Ainda baseado no Censo, há, atualmente, 3. escolas indígenas, sendo a maioria no estado do Amazonas, e 90% delas em terras indígenas ou grupos quilombolas. Certamente, a preparação para a atual realidade dos estudantes pode ser um foco real que congregue com a própria formação literária do educador, isto é, o enriquecimento científico pode ser desenvolvido através de alinhamentos culturais que, por sua vez, sofrerão as adaptações necessárias e variáveis de cada região. “Assim como outros grupos em situação de vulnerabilidade, os indígenas também foram fortemente impactados pela pandemia de Covid-19” (ALVES, 2021, p. Historicamente, as comunidades indígenas sofrem com altos índices de mortalidade. O surgimento da Covid-19 fomentou tal calamidade, principalmente aqueles com circunstâncias precárias de sobrevivência, onde o acesso à educação foi embaraçado com a falta de tecnologia suficiente para aulas a distância.

Considerações Finais Este trabalho foi feito com base em uma revisão bibliográfica, onde foi possível saber que o índio foi remetido a assimilar aquilo que não o cabia, sofrendo o processo de aculturação que não lhe dava o direito de viver a sua cultura e o que os portugueses queriam eram as riquezas brasileiras vislumbradas. Educação Escolar Indígena no século XXI: encantos e desencantos. ed. — Rio de Janeiro: Mórula, Laced, 2019. BRANDÃO, Carlos (1986). Identidade e etnia: Construção da pessoa e resistência cultural. Ministério de Educação e do Desporto / Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998. Lei de Diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº 9394.

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