QUAL A FINALIDADE DA PSICOMOTRICIDADE DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

CONCLUSÃO. BIBLIOGRAFIA. INTRODUÇÃO A finalidade da educação psicomotora não é a aquisição de habilidades gestuais. Entretanto, o trabalho psicomotor, resulta numa melhor aptidão para a aprendizagem, dentro do respeito ao desenvolvimento da criança. A psicomotricidade trabalha, estimula e otimiza o tempo de processo de aprendizagem das crianças. À medida que se colocam maneiras diferentes e novas para executar o movimento anteriormente conhecido, a criança se vê desorganizada e todo um sistema cerebral é ativado, buscando na cognição, na emoção e no aparato motor uma forma de perceber, decodificar, planificar e executar o novo movimento (GONÇALVES, 2011, p. Por isso, é importante colocar a criança em situação na qual será preciso que ela busque novas situações para conseguir um resultado desejado, mais ela colocará seu cérebro em funcionamento, o que, além de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, será importante para sua organização motora, sua autonomia e a criatividade (GONÇALVES,2011).

O desenvolvimento psicomotor é iniciado a partir do vínculo com o outro – a mãe. As primeiras experiências de sensação de movimento, permite ao ser humano realizar atividades e satisfazer suas necessidades e isso vem acontecer em primeira instância dentro do útero materno. E ali que o feto começa a exercer pressão contra as paredes uterinas ao mobilizar suas extremidades, proporcionando uma retroalimentação sensorial tátil e proprioceptiva. CONCLUSÃO Segundo Victor da Fonseca “a criança deve viver seu corpo através de uma motricidade não condicionada em que os grandes grupos musculares participem e preparem os pequenos grupos musculares, responsáveis por tarefas mais precisas e ajustadas. Antes de pegar no lápis, a criança já deve ter, em termos históricos, uma grande utilização da sua mão em contato com inúmeros objetos” (Fonseca 1993, p.

A educação psicomotora é realizada diariamente nos colégios assessorados pela Solar. As crianças realizam as aulas de psicomotricidade, desde o berçário até o segundo ano do ensino Fundamental I, já que os padrões básicos da motricidade humana têm seu momento privilegiado de desenvolvimento, justamente até os 7 anos. Estes padrões são o fundamento da competência motora posterior. BIBLIOGRAFIA COSTA, Auredite Cardoso. Psicopedagogia e Psicomotricidade: pontos de intersecção nas dificuldades de aprendizagem, 8. ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2011. FONSECA, VICTOR.

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