Aspecto filosofico,sociologicos e pedagogicos da educacao infantil

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

F. Bastos de Almeida. SÃO MIGUEL DOS CAMPOS – AL 2018 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO. DESENVOLVIMENTO. Destaca-se ainda, que o método utilizado para o exaurimento do trabalho será de forma dedutiva através de bibliografias pertinentes e de materiais auxiliadores sobre o assunto, a fim de demonstrar os aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação infantil. DESENVOLVIMENTO 2. Construção Histórica da Concepção de Infância A atual concepção de infância se difere muito da ideia de alguns séculos atrás, destacando-se que o sentimento em relação às crianças também foi algo historicamente construído, motivo de contraste entre a ideia moderna de infância e a ideia antiga. Na Idade Média, não havia esclarecimentos sobre a caracterização de infância, e muito menos uma concepção sobre o seu significado, o embasamento se dava através da estatura física e da arcaria dentaria, ou seja, se a “pessoa” tinha dentes.

Assim, a partir do momento em que as crianças passavam a ter capacidade de realizar uma tarefa, era inserida no mundo adulto e tratada como tal, sem nenhuma importância quanto a sua vulnerabilidade. Essa nova e atual concepção exigiu a criação de políticas públicas para que pudessem atender as necessidades infantis. Do mesmo modo, as políticas educacionais também precisaram ser readaptadas a fim de conferir à criança um pleno desenvolvimento, por compreender que a fase em que se encontra é decisiva para a formação deste ser humano, como cidadão e um ser social. Sendo assim, a educação infantil passou a adotar políticas educacionais de cunho assistencial, exatamente pelo caráter protecionista que a infância passou a ser compreendida, de forma a auxiliar as crianças na sua formação física, psicológica, emocional, cognitiva e etc.

através de cuidado, respeito e afetividade. A educação infantil ainda, passou a prezar pelo desenvolvimento da coordenação motora, das expressões, sejam elas corporais, verbais ou escritas, da vida em sociedade, do respeito e do conceito de ética e moral. CONSIDERAÇÕES FINAIS Por todo o exposto, foi possível analisar como a concepção de infância se deu ao longo da história, ainda que brevemente, a analise esclareceu que a atual visão de infância se difere muito do conceito de alguns séculos atrás, enquanto esse sentimento de proteção da infância é algo moderno e atual. Assim, as mudanças sociais ao longo da trajetória da humanidade foram modelando e aperfeiçoando a atual concepção de infância, com um caráter protecionista.

Neste sentido, permitimos a reflexão sobre essa concepção protecionista da infância na criação de políticas pedagógicas, compreendendo assim a assistência que a educação infantil proporciona aos seus alunos, prestando-lhe auxilio em seu desenvolvimento. Por fim, foi possível perceber como essa concepção de infância e consequentemente as políticas educacionais baseadas em seu conceito, influenciaram a criação da Base Nacional Comum Curricular, que normatizou as práticas pedagógicas de acordo com os objetivos de desenvolvimento da criança de acordo com cada faixa etária, de forma a contribuir para a sua plena formação como um ser social. Diante da produção deste trabalho, particularmente, pude analisar sobre a infância e como a sua concepção de insignificância há anos atrás contribuiu negativamente para a formação destes indivíduos, ao mesmo tempo, o sentimento de indignação, permitiu a compreensão plena deste caráter protecionista que a infância atualmente tem, devendo sim ser priorizada, principalmente pela educação.

gov. br/index. php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192> Acesso em 27/10/2018.

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