Prática de formação pedagógica

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Segundo Fontes (2009), os quatro pilares da educação contemporânea, citada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) são: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer. Esses eixos devem constituir ações permanentes que visem à formação do educando como pessoa e como cidadão. Considerando a velocidade com que ocorrem mudanças na área do conhecimento, a relação que liga os quatro pilares do novo sistema de educação exige uma contínua atualização, colocando novas exigências à formação do educando. A interdisciplinaridade insere-se na ousadia de novas abordagens de ensino, na Educação Básica e, especialmente, nos cursos de formação de professores. Trata-se de um estudo reflexivo e teórico baseado em alguns sites de pesquisas e de seminários, que visa contribuir para a discussão não só dos fundamentos teóricos, mas da prática efetiva da interdisciplinaridade como uma ferramenta indispensável na construção de saberes para atender as mudanças paradigmáticas e exercício da cidadania.

No trabalho interdisciplinar pode ser realizado por apenas um professor, mas quando se é realizado por apenas um professor a organização perdi bastante, pois organizar com vários professores faz com que o conhecimento seja bem distribuído e bem mais compreendido por parte dos alunos. Quando um professor sozinho busca todas as disciplinas e tenta integrar e passar para seus alunos o conhecimento, o mesmo não será tão rico e proveitoso, mas se ele contar com o apoio dos demais professores que são formados em uma área especifica ou em determinadas disciplinas, o conhecimento vai ser muito maior. Por exemplo: se o professor for trabalhar com o tema água na visão interdisciplinar, ele poderá levar um mapa para dentro da sala de aula fazer ali um circulo com seus alunos, mostrar, por exemplo, um rio qualquer do nosso país, mostrar as regiões que esse rio passa, mostra os tipos de animais que vivem nesse rio, mostra a composição da água se tem substancias se a agua é potável ou não.

Só nesse conteúdo de agua ele pode trabalhar a geografia, a biologia, a Química, mas ele não tem o total domínio, se ele chamar todos os outros professores, todos irão auxiliar em suas áreas de conhecimento e logo o conteúdo ficara mais completo. Para que haja globalização do conhecimento o professor deve participar e orientar através da problematização, desafios e trocas de saberes levando ao aluno autonomia durante o processo de aquisição de conhecimento. Dessa forma, trata-se de uma nova cultura do aprendizado, que deve tornar as instituições de ensino capazes de atender às demandas da sociedade, bem como criar espaço para que professores e alunos tenham autonomia para desenvolver o processo de aprendizagem de forma cooperativa, aprimorando a capacidade de trabalhar em equipe e a habilidade de aprender a aprender.

VISÃO E ANÁLISE GLOBAL E CRÍTICA DA REALIDADE EDUCACIONAL O conceito de interdisciplinaridade é fundamental na educação contemporânea, porém a sua compreensão persiste em um desafio para os educadores. A ideia enfatizada é a de que a interdisciplinaridade seria uma prática a ser desenvolvida através de projetos instigantes no currículo e para isso requer uma profunda imersão nos conceitos de escola, currículo ou didática. A historicidade desses conceitos, entretanto requer igualmente uma profunda pesquisa dos saberes requerido ou a requerer de quem as estiver praticando ou pesquisando (FAZENDA, 2003). A escola necessita de estratégias de ensino inovadoras, criativas, visando romper com o conhecimento fragmentado. pdf file:///C:/Users/ATIV%20Book%202/Downloads/2304-7712-1-PB. pdf http://leg. ufpi. br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/2006.

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