PLURALIDADE CULTURAL e MULTILETRAMENTO

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 4 2 REFERENCIAL TEÓRICO 5 3 PLANO DE TRABALHO DOCENTE 8 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13 5 REFERÊNCIAS 14 1 INTRODUÇÃO Este trabalho tem por objetivo, além da elaboração de uma proposta de trabalho sobre pluralidade cultural no contexto do multiletramento, a reflexão sobre as várias formas culturais e tipos de texto em sala. Desde formatos escritos em papel impresso até jogos e conteúdos em vídeo, entre outros, a sociedade tem cada vez mais interagido com linguagens semióticas complexas. Assim, é preciso que a escola se adeque às novas demandas tecnológicas, para que possa auxiliar o estudante na interpretação desses signos. Isso deve ser feito sem perder de vista as peculiaridades regionais em um mundo cada vez mais globalizado. Para a proposta de trabalho, escolheu-se focar nas matérias Geografia e Matemática porque sua integração interdisciplinar apresenta grande potencial com atividades lúdicas.

Esse trabalho, apesar de difícil, não é impossível, ainda mais quando se percebe diariamente práticas de ensino que ousam inovar e trazer novas ferramentas. Por vezes, professores se aliam para dar uma aula conjunta de suas matérias e tentar abordar o mesmo tema em diversas vertentes. Para compreender os aspectos da pluralidade cultural envolvidas nos trabalhos em sala de aula, é preciso entender fatores históricos como a unificação dos conteúdos a partir da visão de uma única cultura. Nesse sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, p. chamam atenção para esse quadro O nacionalismo exacerbado dos períodos autoritários, em diferentes momentos da história, valeu-se da ação homogeneizadora veiculada na escola. Atualmente, as novas gerações de crianças desde os primeiros anos aprendem a operar equipamentos como tablets e computadores dos quais os mais velhos nem sempre estiveram habituados, tendo que aprender depois de adultos.

As novas tecnologias são elementos do debate acerca do multiletramento e multimodalidade. Assim, Rojo (2012) explica que multiletramento está além da concepção de letramentos. Sendo este relacionado aos diversos modos de trabalhos letrados, valorizados ou não valorizados, e aquele pertencente a uma abordagem que leva em conta as multiculturalidades e modos de expressão pela linguagem no contexto da multiplicidade semiótica das novas tecnologias e meios de comunicação. É preciso que fique clara a noção de letramento para que se compreenda o desenvolvimento do conceito de multiletramento. Nesse mesmo sentido, Rojo (2017) sugere que para trabalhos em sala de aula o professor deve procure inovar e dá exemplos de mapas interativos e linhas do tempo, o foco está em aliar o letramento tradicional com as novas concepções de conteúdo.

Deve-se criar significação de maneira regionalizada buscando o saber dos alunos em interação com as ferramentas disponíveis. Assim, Silva, Costa e Santos (2017) chamam atenção para a importância da ludicidade em sala de aula, surgindo o aprendizado não só através da intencionalidade do adulto, mas da própria curiosidade da criança. PLANO DE TRABALHO DOCENTE Identificação da escola: Escola Futuro Certo Disciplinas: Geografia e Matemática. Período de realização: FEV. E quanto ao metro? Dia 01 de Abril Dia 15 de Abril 4. Metro na prática Dia 29 de Abril Dia 13 de Maio 5. Gráficos, tecnologia, matemática e geografia Dia 27 de Maio Dia 10 de Junho Dia 24 de Junho Percurso metodológico: 1) Cidades do Brasil e Princípios do Trabalho: Dia 04 de Fevereiro: No primeiro encontro o professor deve dispor as cadeiras em círculo e, após as devidas apresentações, indagar se os estudantes viajaram nas férias ou assistiram algum filme que fez com que algum lugar de seu Estado tenha lhe chamado atenção.

Depois, é solicitado que os estudantes anotem alguma cidade que tenham conhecido ou que gostem, mesmo sem ter visitado. Posteriormente, deverão dividir-se em grupo e pesquisar mais sobre uma cidade que escolheram em casa e trazer na próxima aula um vídeo de no máximo 2 minutos falando sobre o lugar. Falará sobre a Rosa dos Ventos e, depois, pedirá que localizem no mapa em qual direção se encontra a sua cidade, tendo por referência a capital do Estado. Depois, será dado uma rosa dos ventos para que o estudante possa colorir. Por fim, será introduzida a noção matemática sobre fração trabalhando a escala dos lugares. Não se deve pedir que os estudantes façam todo o trabalho. O professor deve fazer a operação junto com os alunos que deverão ficar incumbidos de realizar as operações fundamentais.

Mas a distância que está em quilômetro deverá ser transposta para metro. A partir daí, o professor orientará o conhecimento sobre a unidade básica de medida: o metro. O professor deverá explanar sobre como os antigos mediam o que precisavam. Depois pedirá que dois alunos contém quantos metros tem a sala baseando-se em cada passo que dão. Depois calcularão quantos palmos tem a mesa de suas carteiras. Após a primeira parte, deverão indicar de todos os grupos qual o aluno mais alto, o mais baixo e o que tem estatura média em relação aos outros. Dia 13 de Maio: O professor deverá promover uma roda de diálogo para saber o que os alunos já aprenderam e o que acham que pode melhorar.

Depois será exibido o vídeo “Dia da Matemática”. Gráficos, tecnologia, matemática e geografia Dia 27 de Maio: O professor deve realizar uma retomada nos conteúdos vistos anteriormente. Nesse momento, será utilizada a tabela de medidas escritas no quadro, na aula anterior (e que foi pedida para os grupos anotarem no caderno) para que sejam feitos gráficos. A pesquisa será feita na internet com suporte do professor e ao final os alunos deverão enviar para o próprio e-mail e imprimir posteriormente, entregando na próxima semana ao professor. Dia 24 de Junho: Nessa parte da atividade, dentro do laboratório de informática, os estudantes deverão realizar uma pesquisar mais aprofundada da geografia do local (relevo, clima, solo. Posteriormente, com os mesmos resultados que foram calculados para a viagem de uma pessoa, deverá ser calculado para que toda turma possa viajar.

Na atividade, serão utilizados tanto aspectos geográficos quanto aspectos da matemática com operações fundamentais. A atividade deve ser entregue como uma oferta promocional de viagem para a turma. Vídeo disponível em: Disponível em: https://www. youtube. com/watch?v=gSGvS-vwaSI 5) Gráficos, tecnologia, matemática e geografia Dia 27 de Maio: Notebook com Microsoft Excel. Dia 10 de Junho: Acesso ao laboratório de informática. Dia 24 de Junho: Cartolina e lápis de cor. edu. br/jspui/bitstream/1/1244/1/PG_PPGECT_M_Rocha, Márcia Raquel_2012. pdf>. Acesso em: 27 abr. CONSIDERAÇÕES FINAIS É com satisfação que chegamos ao final deste projeto com a certeza de ter evoluído não só enquanto estudantes, mas futuros profissionais da área pedagógica. Ministério da Educação e do Desporto.

Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental, pluralidade cultural. Brasília: MEC, 1997. Disponível em: http://portal. mec. Petrópolis, RJ: vozes, 2011. LIMA, J. D. N. de. P. MARTINS, T. A. A etnomatemática e o multiculturalismo no ensino da matemática. Educação Matemática Pesquisa. ROJO, R. H. R. Pedagogia dos multiletramentos partes 1 e 2. Disponível em: https://www. L. O. da; COSTA, E. V. C.

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