PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Ciencias ambientais

Documento 1

RESUMO - Este projeto foi elaborado visando um Programa de Educação Ambiental focado na educação infantil, mostrando os benefícios que ele pode trazer para todos os envolvidos no programa. A Educação Ambiental nas escolas deseja um comportamento responsável com consciência de crianças e jovens para que aprendam a usar os recursos naturais da maneira correta e sem desperdícios. As atividades que descreveremos ao longo do trabalho servem como um ponto inicial e como exemplo de um trabalho que pode ser realizado em qualquer escola, onde os educadores podem fazer a junção de temas ambientais com as disciplinas que ministram aos alunos. PALAVRAS-CHAVE: Educação ambiental. Escola. Se a principal função da educação ambiental é contribuir para a formação de cidadãos conscientes e críticos, capazes de decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, esta assume uma ampla dimensão, atingindo praticamente todas as áreas do currículo, podendo ser entendida com um sinônimo do que se entende, por educação escolar.

FAHT, 2011, p. A educação Ambiental não é neutra, mas ideológica; é um ato de política; a educação ambiental deve envolver uma holística enfocando a relação entre o ser humano, a natureza e o universo de forma interdisciplinar; a educação ambiental deve promover a cooperação e o diálogo entre indivíduos e instituições, com a finalidade de criar novos modos de vida e atender as necessidades básicas de todos, sem distinções étnicas, físicas, de gênero, idade, religião ou classe social. LOPES, BISPO, CARVALHO, 2009, p. Partindo do princípio que a escola é o local onde há condições favoráveis para o desenvolvimento dessa vertente educacional, um programa de educação ambiental na escola deve estimular, os conhecimentos, as atividades e as habilidades necessárias, para que o aluno possa compreender o seu ambiente e desenvolver atitudes que mudem os comportamentos das pessoas envolvidas em todo o processo.

Abaixo enumeramos cada uma dessas fases e fizemos um breve resumo das atividades que cada uma das fases comporta. I- Reconhecimento: Esta etapa é fundamental para a execução de um programa de educação ambiental (PEA), pois nela são feitas algumas visitas ao local onde o projeto será executado para recolher informações sobre o local, as pessoas, conhecer as dificuldades, os problemas. II- Definição das temáticas: A partir das informações coletadas na etapa anterior é possível definir as temáticas que serão trabalhadas com aquela escola e com os alunos, levando em consideração as necessidades do ambiente escolar e dos alunos. III- Definição da metodologia: Após definido as temáticas, chega o momento de escolher os métodos que utilizaremos ao longo do programa, o linguajar, os melhores meios para atingir os alunos daquela determinada escola.

Sabemos o quanto esta fase é importante pois a faixa etária das crianças também é um ponto crucial a ser levando em consideração quando falamos em metodologias. COLESANTI, MARLENE ,1996, p. Nas escolas, o principal foco do programa devem ser as atividades de educação ambiental, fazendo com que os alunos tenham oportunidade de desenvolver sensibilidade com o meio ambiente e com as questões ambientais, para buscarem soluções alternativas para tais problemas e situações. Cada escola pode e deve, portanto, elaborar sua própria proposta pedagógica, adequando o programa as suas necessidades e podendo ainda, levar em consideração as necessidades do bairro e/ou cidade, apresentando e adequando assim, a proposta do programa aos pais e moradores em torno do estabelecimento. Na escola, pode se criar formas adequadas de coleta e destino de lixo, reciclagem e reaproveitamento de materiais.

É possível também discutir comportamentos responsáveis de “produção” e “acondicionamento” em casa, e nos espaços de uso comum; o tipo de embalagens utilizado nos produtos industrializados e as diversas formas de desperdício; o prejuízo causado por produtos descartáveis não- biodegradáveis. No geral, obtivemos respostas muito satisfatórias, os responsáveis pelos locais selecionados responderam às questões com seriedade e com interesse em nossa pesquisa. Todos os profissionais entenderam e se mostraram solícitos. Abaixo fizemos um resumo das atividades que são propostas nos programas de educação ambiental das empresas de entrevistamos: - Qualidade de vida no ambiente de trabalho e estudo: • Espaços de lazer, cultura, arte; • Horta própria; • Pomar próprio; • Compra de alimentos da agricultura familiar; • Compra de alimentos orgânicos; • Relação com os pais e familiares dos alunos; • Esporte, música, dança, canto, artesanato, lazer; • Acessibilidade; • Estacionamento para bicicletas; • Equipamentos e ambiente para atividades físicas e descanso temporal dos servidores.

Uso racional dos recursos naturais e bens públicos: • Consumo de água e produção de esgoto • Energia elétrica • Papel de escritório; • Copos e pratos descartáveis; • Produtos de limpeza e conservação. Gestão dos resíduos gerados: • Destinação de resíduos recicláveis; • Resíduos perigosos e não recicláveis; • Móveis e eletroeletrônicos inservíveis; • Orgânicos para aterro sanitário, lixão ou compostagem; - Sensibilização e capacitação dos servidores e professores: • Cursos e eventos realizados sobre sustentabilidade; • Produção de material educativo. Um ponto negativo que as escolas mencionaram foi o valor destes programas, pois é um valor bem elevado para ter um projeto deste na escola. Foi preciso alguns ajustes consideráveis nas mensalidades dessas escolas para que o programa fosse implantado.

Com relação aos benefícios adquiridos foram citados: maior participação dos pais e dos responsáveis dos alunos na vida escolar da criança, melhora no aprendizado e maior concentração nas outras atividades, melhor desenvolvimento da coordenação motora em crianças menores, melhora na qualidade da alimentação de algumas crianças, maior interesse nas questões ambientais, entre outros. Existem no Brasil algumas escolas estaduais que possuem parcerias com programas de educação ambiental e através de pesquisas podemos perceber que eles trabalham e incentivam consideravelmente a educação ambiental, porém a eficácia do programa nas escolas estaduais não é tão boa quanto em escolas particulares. CONCLUSÃO A implantação de um programa de educação ambiental para crianças é de grande importância para que as crianças se tornem adultos conscientes e responsáveis com o meio ambiente, sabendo como agir corretamente e intencionalmente para a preservação da natureza, consumo consciente dos recursos naturais.

S. de A. SOUSA, A. C. B. BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www. planalto. htm acessado em :02/ outubro / 2020 CARVALHO, V. S. Educação ambiental e desenvolvimento comunitário. Rio de Janeiro: Wak, 2002. COLESANTI, Marlene. BISPO, W; CARVALHO J. Educação Ambiental Nas Escolas: Uma Estratégia De Mudança. p. TO, 2009. MEC – Coordenação de educação Infantil – DPEIEF/SEB – Revista CRIANÇA – do professor de educação infantil. pdf>. Acesso em: 18/outubro/2020 PEDRINI, A. G. Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável ou sociedade sustentável? Uma breve reflexão para a América Latina.  Revista (virtual) Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. gov. br/repositorio/legislacao/lei/2007/lei-12780-30. html. Acesso em: outubro/2020 TEASS.  Tratado de educação ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global.

Acesso em: 12/outubro/2020.

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