A RELEVÂNCIA DE EXAMES LABORATORIAIS PARA O DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS CAUSADAS POR BACTERIAS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Ciencias ambientais

Documento 1

Testes citológicos, moleculares, bioquímicos e imunológicos foram destacados como os métodos mais comumente empregados para o diagnóstico de infecções bacterianas. Entretanto, a necessidade de se analisar várias amostras biológicas simultaneamente, bem como de se obter resultados diagnósticos rapidamente, contribuiu para uma maior implementação de ferramentas de Biologia Molecular na prática laboratorial contemporânea. Desse modo, tecnologias relacionadas ao DNA recombinante auxiliaram substancialmente para um diagnóstico ainda mais rápido e preciso de infecções bacterianas de relevância clínica. Palavras-chave: Bactéria. Diagnóstico. Infection. Microscopy. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 4 2. METODOLOGIA 5 3. Dentre os microrganismos potencialmente prejudiciais à saúde humana, as bactérias são responsáveis pelo desencadeamento de doenças bastante alarmantes, tais como tuberculose e hanseníase, por exemplo (MARASLIS; ARAÚJO, 2017; SANTOS et al.

Por conseguinte, o presente trabalho reportou, por meio de uma revisão bibliográfica, as principais metodologias empregadas no diagnóstico de doenças provocadas por bactérias, com vistas à promoção da saúde humana. METODOLOGIA O presente trabalho foi baseado na elaboração de uma revisão de literatura especializada, com abordagem descritiva narrativa, por meio da realização de buscas digitais em diferentes bases de dados, a saber: Scielo (http://www. scielo. org/php/index. Neste contexto, foram pesquisados trabalhos realizados nos últimos dez anos, ou seja, entre 2010 e 2020. Trabalhos anteriores à referida data e, considerados como essenciais para compor o presente estudo, também foram incluídos na análise. Inicialmente, as publicações foram analisadas a partir dos respectivos título e resumo, de modo que os trabalhos que divergiram do objetivo geral de pesquisa do presente trabalho foram excluídos da análise.

Em seguida, cada publicação selecionada foi lida na íntegra e os relatos mais importantes foram apresentados nos tópicos subsequentes. DESENVOLVIMENTO A atuação de uma equipe profissional em laboratórios de exames diagnósticos requer uma capacitação específica em Microbiologia, a fim de permitir uma detecção precisa da existência de microrganismos nas amostras a serem analisadas. Tal abordagem é referida como um método direto de identificação e diagnóstico de doenças bacterianas (PERANTONI; QUEIROZ-FERNANDES, 2019; VILA et al. Adicionalmente, a análise por microscopia óptica de amostras de pacientes é de grande relevância para se observar também a extensão do quadro clínico apresentado pelo paciente. Em amostras de portadores de tuberculose, por exemplo, ensaios histológicos permitem a determinação do agente etiológico causador da infecção, como a presença de Mycobacterium tuberculosis.

Concomitantemente, a análise das mesmas amostras por meio de baciloscopia também pode propiciar a observação de uma possível inflamação granulomatosa, característica de infecções por tal bactéria (SIMSEK et al. Também existem os métodos indiretos, baseados na utilização de ensaios de cultura bacteriana e testes bioquímicos. A espectrometria de massas, também denominada MALDI-TOF, por exemplo, permite a identificação da cepa bacteriana, assim que uma determinada amostra se apresenta positiva (BENAGLI et al. PASTERNAK, 2012). Em uma abordagem bastante recente, alguns estudos indicaram a relevância da determinação do conteúdo gênico bacteriano sobre um diagnóstico preciso de infecções relacionadas. Por meio de ensaios genéticos, assim, pode-se identificar potenciais fatores de virulência, característicos de cada cepa bacteriana.

Tal fato é bastante desejável para uma caracterização mais aprofundada acerca do quadro clínico apresentado por cada paciente, visto que permite uma maior elucidação do grau de gravidade associado à doença diagnosticada (BELLIDO et al. Como consequência, espera-se um melhor prognóstico na prática clínica, por meio da sugestão de terapias de prevenção e tratamento mais adequadas ao perfil clínico de cada paciente. REFERÊNCIAS BELLIDO, J. L. M. CASTAÑO, S. p. Benagli, C. Rossi, V. Dolina, M. Tonolla, M. R. Q. Aplicação das técnicas de PCR e suas técnicas derivadas em diagnóstico molecular. Disponível em: <http://www. cpgls. Aplicações das técnicas de PCR no diagnóstico de doenças infecciosas dos animais. Rev Científica Med Vet, Belo Horizonte, n.

MARASLIS, Daniela Santos Veloso; ARAUJO, Lavínia Uchôa De Azevedo (Orient. Estratégias para melhoria do diagnóstico laboratorial da tuberculose no município de São Francisco do Guaporé. f. n. p. ROSSELLÓ, G. A. M. R. ANDRADE, M. K. N. OLIVEIRA, D; F;  Manual técnico de investigação laboratorial de tuberculose. D. BORGES, I. C. MELO, M. F. J Bras Pneumol. v. n. p. VILA, J.

108 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download