Portfólio UNOPAR Desenvolvimento de Briefing para Campanha de Marketing de Causa
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Marketing
Betim 2019 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO. PLANO DE MARKETING DA PIZZARIA IDEAL. DIAGNOSTICO DA EMPRESA. DESENVOLVIMENTO DO BRIEFING. Já Kotler (2000, p. o conceitua como, “é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. A proposta desta Produção Textual Interdisciplinar têm como temática: “Desenvolvimento de Briefing para Campanha de Marketing de Causa”. O objetivo é possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas do quarto semestre do curso superior de tecnologia em Marketing. A empresa escolhida para o desenvolvimento deste trabalho é uma Pizzaria localizada na cidade de Betim -MG. No quinto ano, já com uma clientela relativamente fixa, a empresa começou a ter dificuldades em acomodar os seus clientes e passou a alugar uma sala ao lado da pizzaria, fazendo assim a ampliação do local com a subseqüente climatização do novo ambiente.
O Mix de produtos é composto por: pizzas, sanduíches e macarronadas. Atualmente possui somente três concorrentes diretos e concorre indiretamente com as grandes redes de fast-food. Sua missão é a busca constante da satisfação dos clientes e colaboradores, tendo como meta conquistar cada vez mais espaço em um mercado cada vez mais competitivo. Seu mix de promoção possui, é composto principalmente por propagandas em folhetos e ímãs de geladeira, promoção de vendas, no entanto considera-se como aliado principal para o aumento da clientela o boca a boca, já que a empresa oferta produtos de qualidade num preço acessivel relacionado a concorrência. Habbibs. A Pizzaria Ideal possui uma boa localização, pois fica na entrada do bairro e tem boa visibilidade. Conta ainda com a clientela mais fiel dentre os concorrentes; apesar desse fato, a gerência ainda procura por atributos para ampliar e melhorar a fidelidade do cliente.
Um dos pontos importantes a se destacar em relação à empresa, é que seus gestões preocupam constantemente com o impacto ambiental de sua produção. Revertem parte do seu faturamento às mais diversas causas sociais. Rápido atendimento em loco. Ambiente familiar. Banheiros desconfortáveis. Pouca variedade no que refere aos tipos de massa da pizza. Falta de treinamento de pessoal na área de atendimento. Japonesa, mexicana, etc. Desvio no mercado para Fast-food congelados. Fonte: Desenvolvido pela autora 2. Desenvolvimento de um Briefing Com base nas informações do Diagnóstico, foi desenvolvido o Briefing , ou seja, o breve resumo das informações necessárias para o desenvolvimento da campanha, conforme apresentado no QUADRO 2: BRIEFING DE CAMPANHA 1. Produto/ Serviço; Marca; Conceito Campanha de posicionamento mercadológico da empresa: PIZZARIA IDEAL, por meio de estratégias de Marketing de Causa.
Isso por que, a partir das informações torna-se possível definir as estratégias e ações, que neste caso caracteriza-se por uma campanha de posicionamento. Target (público alvo da empresa) identificou-se que o público é formado por indivíduos entre 23 a 45 anos, que trabalham ou estudam na região central de Betim. O consumo é feito na maioria das vezes com os amigos, e com a família. A frequência de consumo ocorre, uma vez ao mês ou uma vez na semana. Hábitos e atitudes do target (público alvo) A clientela procura o restaurante na busca da qualidade dos produtos e serviços prestados. Budget (investimento) A empresa investirá R$30. vinte mil reais) nos 45 dias de campanha. Outras Considerações É preciso considerar que ao atingir o objetivo de marketing, a empresa enfrentara posteriormente um outro desafio que é a reestruturação estrutural a fim de atender a demanda crescente.
ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO DA CAMPANHA Nesta etapa do trabalho, serão detalhados alguns pontos importantes do projeto, como os procedimentos utilizados para que os objetivos de Marketing de Causa sejam atingidos satisfatoriamente. O objetivo, conforme já mencionado é fortalecer a marca da Pizzaria Ideal melhorando consequentemente os resultados financeiros da empresa bem como o relacionamento com seus consumidores. Concepção e Planejamento do Conteúdo: Como o objetivo da campanha é agregar valor à marca evidênciando as iniciativas da empresa em prol de questões sociais. Sugere-se a criação de uma newsletter som o slogan: “Isso não é uma Pizzaria. Isso é um movimento. No material deverá conter informações importantes sopbre a campanha e o conteúdo será patrocinado a dim de atingir um universo mais amplo de usuários. Criação do conteúdo: O conteúdo será desenvolvido pelo profissional da agência, e no período da campanha os resultados serão mensurados e avaliados por este mesmo profissional.
Por isso, investir nesse quesito é tão importante. A proposta é que sejam distribuidos panfletos em pontos de maior fluxo do publico alvo, e principalmente universidades locais. Criação de um programa de fidelidade para a empresa: A idéia é que seja criada a campanha com o cartão “Cliente Ideal” em que, a cada 10 pizzas grandes adquiridas, o cliente ganha uma grátis ou uma pizza grande com refrigerante. Processos Logísticos O período de campanha será de seis meses, com período de veiculação entre Dezembro e Maio de 2020. E para que as estratégias sejam executadas de forma eficiente é importante que todas as etapas sejam desempenhada com o auxilio de colaboradores alinhados com o objetivo de campanha. Atingíveis Considera-se um objetivo atingível visto que todas as estratégias utilizadas estarão alinhadas com o objetivo de campanha.
Definidos no tempo O período de 6 meses de campanha é suficiente para que a empresa conquiste o posicionamento desejado, no entanto é importante que haja uma manutenção das redes online para para que o negócio continue fluindo. Coerentes O objetivo determinado é também é coerente, pois impacta nos lucros da empresa de forma direta. Fonte: Boas (2016) 2. CONSIDERAÇÕES FINAIS O marketing de causa representa uma importante ferramenta estratégica para o fortalecimento de uma marca , o que consequentemente pode gerar um resultado mercadologico positivo. Administração de Marketing. Edição. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006. KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle.
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