Temática Interdisciplinar: Atuação do professor de Língua portuguesa e Literatura, na educação básica

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Literatura

Documento 1

CONCLUSÃO 14 REFERÊNCIAS 15 1. Introdução Visando melhorias para os alunos do 9º ano, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do ensino da matéria de Língua Portuguesa e Literatura, a boa convivência em sala de aula e o viver em sociedade, o presente planejamento semestral, busca superar as diversas dificuldades encontradas em sala de aula. A classe de 9º ano encontra-se com certa dificuldade na área de Literatura, visto que há certa discordância em identificar relações entre o texto literário, o momento de sua produção (aspectos sociais, políticos e históricos); relacionar os objetivos de produtor e quem é seu público alvo; reconhecer e compreender ironia e sarcasmo; identificar tese e argumento. A classe possui dois alunos diagnosticados com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade – e apresenta sintomas como: desatenção, inquietude e impulsividade, esses alunos tem dificuldade em se concentrar em uma coisa por muito tempo, não conseguem prestar atenção pois qualquer coisa apresenta-se mais interessante, apesar dessas dificuldades, pessoas com TDAH apresentam elevado grau de criatividade.

Os alunos da turma participarão da Olimpíada de Língua portuguesa, e tem como tema desta edição “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, além disso, a edição homenageará a escrito mineira Conceição Evaristo, autora que é referência no que diz respeito à arte na luta contra o racismo e o machismo presentes na base da sociedade e literatura brasileira; os alunos produzirão o gênero crônica para a Olimpíada de Língua Portuguesa. L. P disponibilizado um caderno para orientação dos professores de como trabalhar esse gênero em classe visando a preparação para o concurso. Deste modo, em junção com as categorias aqui propostas, o gênero será trabalhado de modo que prepare os alunos para as Olímpiadas, melhore sua escrita, interpretação e aprofunde seus conhecimentos sobre o gênero e a comunidade onde vive.

Para as práticas propostas, será utilizado os materiais disponíveis, como: datashow, computador com internet e lousa digital que possibilitarão ampliar o nível de buscas, conhecer diferentes plataformas de circulação, ver vídeos, ter acesso a áudios etc, além de matérias impressas. Ao associar termo proposto pela autora Ângela Paiva Dionísio “multimodalidade” com a sala de aula atual, que funciona a partir de uma diversidade de linguagens e de mídias, que devem ser incorporadas à prática do letramento da imagem, do signo visual, essas mídias, portanto, tem de ser vinculadas na prática escolar diária. RECURSOS Lousa digital, Datashow, computadores com acesso à internet, material impresso. METODOLOGIA Será apresentado o tema aos alunos para além de conhecerem o gênero, prepará-los para o concurso, será apresentado a autora Conceição Evaristo, autores de crônicas e seus textos.

DESENVOLVIMENTO Será apresentado ao alunos de forma oral, escrita e utilizando os recursos tecnológicos, o tema proposto para aula; indagação do conhecimento prévio do aluno; os alunos farão leitura silenciosa e depois leitura para turma e produzirão o gênero. AVALIAÇÃO Observar por meio de produção textual para verificar se o conteúdo foi fixado e se os alunos tem êxito nele. CONTEÚDO BÁSICO Gênero textual CONTEÚDO ESPECÍFICO Gênero reportagem OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Aprimorar o conhecimento sobre o escritor, público alvo, qual o objetivo da reportagem e seus meios de circulação; RECURSOS Lousa digital, material impresso. CONTEÚDO BÁSICO Gênero textual CONTEÚDO ESPECÍFICO Gênero Poema OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Estimular a escrita e a prática da oralidade RECURSOS Lousa digital, computadores com internet METODOLOGIA O tema será indagado sobre seu conhecimento prévio do aluno, apresentado o tema e autores do gênero aos alunos de forma oral, escrita, levados aos computadores para pesquisarem poemas.

DESENVOLVIMENTO Será apresentado ao alunos de forma oral, escrita, e utilizado tecnologia, o tema proposto para aula; os alunos pesquisarão na internet poesias, produzirão o gênero e lerão para a sala. AVALIAÇÃO Observar por meio atividades para verificar se o conteúdo foi fixado e se os alunos tem êxito nele. CONTEÚDO BÁSICO Gênero textual CONTEÚDO ESPECÍFICO Gênero Crônica OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Preparação para O. L. METODOLOGIA O tema será indagado sobre seu conhecimento prévio do aluno, apresentado o tema aos alunos de forma oral e com material impresso e após a familiarização com o conteúdo irão para o laboratório de informática pesquisar notícias de sua comunidade. DESENVOLVIMENTO Será apresentado ao alunos de forma oral, escrita, e material impresso, o tema proposto para aula; os alunos pesquisarão na internet notícias sobre onde vive e pesquisarão sobre seus novos meios de divulgação, após, produzirão o gênero.

AVALIAÇÃO Observar por meio atividades para verificar se o conteúdo foi fixado e se os alunos tem êxito nele. CONTEÚDO BÁSICO Gênero textual CONTEÚDO ESPECÍFICO Gênero HQs - histórias em quadrinhos OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Estimular criatividade, interpretação, reconhecimento de ironia e sátira; RECURSOS Lousa digital, material impresso, Datashow METODOLOGIA O tema será indagado sobre seu conhecimento prévio do aluno, apresentado o tema aos alunos de forma oral, com material impresso e com HQs passadas no Datashow. DESENVOLVIMENTO Será apresentado ao alunos de forma oral, escrita e material impresso, o tema proposto para aula, ao final produzirão o gênero. org. br/>. Acesso em 10 de maio de 2019. Caderno de crônica - A ocasião faz o leitor. Disponível em <https://www.

São Paulo: Parábola editorial, 2011. Entrevista Multiletramentos, multilinguagens, novas aprendizagens, com Roxane Rojo, terça-feira, 15 de outubro de 2013 16:53. Disponível em <http://www. grim. ufc. br/ocupacao/conceicao-evaristo/> Acesso em: 10 de maio de 2019. LITERAFRO – O portal da literatura afro-brasileira. Disponível em <http://www. letras. ufmg.

55 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download