MARKETING DIGITAL NAS MÍDIAS SOCIAIS: BELA GIL E SUA INFLUÊNCIA DIGITAL NO INSTAGRAM
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Marketing
Palavras-chave: Marketing digital. Mídias sociais. Influenciadores digitais. Instagram. Bela Gil. Assim surgiu o marketing digital, que representa um avanço natural sobre as estratégias e práticas do marketing tradicional, mas trazendo novos conceitos com aplicações práticas na internet e nas mídias sociais. A ampla distribuição de informações com alcance rápido, como ocorre nas mídias sociais Instagram e Facebook os torna meios com grande potencial de divulgação. Diante disso, marcas e produtos vêm sendo divulgados por meio da criação de suas próprias páginas e perfis nas mídias sociais, ou por meio de uma estratégia que tem crescido cada vez mais, que é a divulgação por meio de influenciadores digitais (personalidades da mídia, como atores, músicos ou blogueiros, por exemplo).
As ações de marketing digital nas mídias sociais podem ser iniciadas com custos acessíveis e, por isso, pesquisar sobre como as empresas podem usar a publicidade nas redes sociais e por meio dos influenciadores digitais é um tema emergente e importante, tanto para os profissionais como para os acadêmicos de publicidade e propaganda ou marketing. Diante desse contexto, esse artigo busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: “De que forma as empresas podem se beneficiar do uso das mídias sociais e dos influenciadores digitais para divulgar suas marcas e produtos no Instagram?”. Na definição de Oliveira (2000, p. “web marketing ou marketing digital, corresponde a toda concentração de esforço no sentido de adaptar e desenvolver estratégias de marketing no ambiente web”. É a estratégia difundida via internet onde as organizações e consumidores buscam interatividade nos seus relacionamentos, obtendo uma troca de informações mais rápida, dinâmica e personalizada do que no marketing tradicional.
Segundo Torres (2010, p. a definição de marketing digital é: o conjunto de estratégias de marketing e publicidade, aplicadas a Internet, e ao novo comportamento do consumidor quando está navegando. Em função disso, a tecnologia é amplamente aplicada no marketing digital e as empresas usam a colaboração de clientes e parceiros para comunicar e divulgar seus produtos e estar em contato constante com todas as partes interessadas na empresa. As principais estratégias de marketing digital são denominadas como inbound e outbound (GUNELIUS, 2014). O marketing outbound é descrito por Gunelius (2014, p. como uma estratégia de empurra, onde técnicas de marketing tradicional (tais como a publicidade) são utilizadas “pelas empresas que ativamente “empurram” mensagens e informações para os consumidores”. Já, o marketing inbound é mais recente e vem ganhando espaço com o passar do tempo, pode ser relacionado a puxar, sendo a produção de conteúdo de qualidade a base da estratégia para atrair clientes.
Essa conectividade e interatividade instantâneas estão presentes nas plataformas de redes sociais, que também são denominadas como mídias sociais ou sites de relacionamento social (TELLES, 2010). Na visão de Recuero (2014), as redes sociais mudaram profundamente as formas de organização, conversação e mobilização social em função da comunicação mediada por computadores ligados à internet. Os interesses, informações e especulações que aparecem em blogs e nas redes sociais são capazes de unir as pessoas em relações que ultrapassam a conexão entre computadores, porque se apoiam na conexão entre pessoas, construindo, portanto, uma rede social de interação. De acordo com a definição de Telles (2010, p. mídias sociais são “plataformas na Internet construídas para permitir a criação colaborativa de conteúdo, a interação social e o compartilhamento de informações em diversos formatos”.
Também foi de 9% o crescimento de usuários de mídias sociais, e 3,48 bilhões de pessoas no mundo possuem contas ativas no mínimo em uma das mídias sociais, sendo que 3,26 bilhões desses acessos são por dispositivos móveis (WE ARE SOCIAL; HOOTSUITE, 2019). Desde que a pesquisa mundial passou a ser feita pela We Are Social e Hootsuite, o total de usuários de mídias sociais em termos mundiais quase duplicou, conforme é possível ver na figura 1, a seguir. Figura 1 – Crescimento de usuários de mídias sociais a partir de 2014 Fonte: reproduzido de We Are Social; Hootsuite (2019). O crescimento de usuários brasileiros nas redes sociais foi de 8,3% no período de janeiro de 2018 para janeiro de 2019 e o usuário médio de mídia social fica conectado em média 2 horas e 16 minutos diariamente nas plataformas sociais.
Isso equivale a aproximadamente um terço do tempo total de conexão à Internet. Então, ter conhecimentos sobre os hábitos de uso da internet assim como saber onde encontrar esses dados atualizados é essencial para o desenvolvimento das estratégias de marketing digital. Tanto os profissionais de marketing ou gestores de empresas devem saber identificar as principais fontes de dados sobre a internet e acompanhá-los periodicamente. A recomendação neste artigo é que além deste relatório aqui apresentado, sejam buscadas outras fontes com dados brasileiros como o Ibope que faz um acompanhamento anual das principais mídias no país, com dados de televisão, rádio, internet, etc. Para os fins deste artigo, optou-se por apresentar os dados do “Digital 2019: Global Digital Overview”, porque foi o único a conter dados consolidados do último ano, ou seja, dados de 2018, estando assim mais atual.
Monitorar os dados de mercado, dos clientes e de seus hábitos no ambiente digital é primordial para estabelecer uma comunicação eficaz com o seu público-alvo. Quando um conteúdo é criado para um perfil definido, as chances de acerto são bem maiores (REZ, 2016). Para que uma organização possa aplicar o marketing de conteúdo da melhor forma possível é necessário pensar nas respostas para de algumas questões importantes: • Qual o público a empresa deseja atingir? O primeiro passo é identificar e mapear o perfil do público a ser atingido. • Qual o assunto a ser abordado? Com o conhecimento sobre as preferências do público-alvo é mais fácil criar um conteúdo que atenda suas necessidades. Assim a organização pode criar conteúdo para informar, educar ou entreter seu público, de maneira que agregue valor às suas vidas.
• Quais sites, plataformas, aplicativos e serviços conectados o público-alvo da organização utiliza? O planejamento de distribuição de conteúdo eficiente deve ser ressaltado nos mecanismos de busca, aplicando-se de boas palavras-chave para que sejam encontrados. O uso do texto nas mídias sociais deve ser de acordo com a linguagem do target. Sempre lembrando no planejamento se a forma de comunicação vai ser formal, informal ou intermediária (TELLES, 2010, p. A relação entre marketing de conteúdo e o digital é particularmente próxima. O marketing digital diz respeito ao uso de mecanismos da internet e das tecnologias de informação. O marketing de conteúdo, por sua vez, utiliza das ferramentas comunicacionais para exposição de conteúdos sobre uma marca ou produto que sejam de relevância para os potenciais clientes ou para os clientes já fiéis de determinada marca ou produto/serviço.
O termo é derivado do inglês digital influencers, e de acordo com a ferramenta chamada Traackr – um aplicativo de métrica de influência social – há pelo menos dez tipos de influenciadores no mundo digital (MONTELATTO, 2015). A ferramenta Traackr funciona como uma plataforma onde as empresas podem encontrar influenciadores de acordo com o perfil buscado, direcionando seu marketing para o público-alvo desejado (MARX, 2017). Outros aplicativos que contém métricas sobre os principais influencers em mídias sociais são: Twitalyzer (mede a influência no Twitter) e Kred (mede a influência no Twitter e Facebook). Segundo categorização da Traackr, há dez tipos principais de influenciadores, os aus são apresentados na figura 4, a seguir. Figura 4 – Dez tipos de influenciadores digitais Fonte: reproduzido de Tracto (2013)1. O Jornalista (The Journalist): pessoa que traz as novidades e notícias.
A partir deste mapeamento, as empresas podem selecionar o influenciador com maior apelo para o seu público-alvo desejado, permitindo assim, melhores resultados no direcionamento das campanhas, ou em divulgações publicitárias nas quais o influenciador aparece nas mídias sociais utilizando determinado produto ou serviço e fazendo recorrentes citações, vinculando sua imagem à marca, produto ou serviço divulgado (FREITAS, 2015). Atualmente, os influenciadores têm a política de informar quando se trata de uma publicidade, mas durante um período, esse marketing não deixava claro se o influenciador estava divulgando a marca como um trabalho publicitário ou se realmente era um cliente comum (MARX, 2017). Dependendo do tipo de produto e público-alvo a ser atingido, a empresa busca os influenciadores que mais se destacam, sendo que os produtores de conteúdo digitais e os blogueiros com mais seguidores e um público fiel geralmente são os mais procurados pelas marcas.
A seguir, na próxima seção será apresentado um exemplo de publicidade de algumas marcas e produtos por meio do Instagram de uma influenciadora que vem se destacando por suas ações ligadas ao ativismo por uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos, em defesa tanto da saúde das pessoas como da sobrevivência do planeta. Ela se formou em Culinária Natural pelo Natural Gourmet Institute e em Nutrição e Ciência dos Alimentos pela Hunter College de Nova Iorque. Após seu retorno ao Brasil, passou a apresentar o programa de culinária na TV a cabo GNT chamado de “Bela Cozinha”, no qual defende que: “comer bem é um ato de compaixão consigo mesmo e com o meio ambiente”. Bela também publicou dois livros de culinária: “Bela Cozinha – As Receitas” em 2014 e “Bela Cozinha 2” em 2015, que apresentam receitas e informações sobre os ingredientes e dicas de estilo de vida para benefício da saúde e do meio ambiente.
Ambos os livros foram recordes de vendas e receberam prêmios da crítica especializada em gastronomia e alimentação. Além disso, possui um canal no YouTube, denominado “Canal da Bela” que tem atualmente 365 mil inscritos3, ministra palestras e oficinas sobre alimentação saudável e culinária, além de ter criado o programa “Bela Infância”, no qual alerta sobre os problemas da obesidade infantil por meio de ações educativas com crianças de escolas públicas e privadas de todo o país. Apesar da política de informar quando se trata de publicidade, segundo Marx (2017), Bela não colocou a hashtag #ad e vê-se que foi uma ação coordenada de publicidade, pois ao ler alguns dos comentários é possível ver respostas do perfil @azeiteandorinha para perguntas de seguidores da Bela como em: “@gaya_ourorubi tudo bem? Esquentar o azeite de oliva não faz mal algum.
Isso é mito! 🙂 Confira todas as informações no site: http://azeiteandorinha. com. br/fale-conosco/”. CONSIDERAÇÕES FINAIS Este artigo respondeu à questão: “De que forma as empresas podem se beneficiar do uso das mídias sociais e dos influenciadores digitais para divulgar suas marcas e produtos no Instagram?”. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. FERREIRA, Luciana Mendes; CHIARETTO, Silvana. Marketing de Conteúdo em Ambiente Digital: uma estratégia de Branding na perspectiva evolutiva do Marketing. Revista Científica de Comunicação Social do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e-Com, v. GUNELIUS, Susan. Marketing nas mídias sociais em 30 minutos: manual prático para divulgar seus negócios pela internet de modo rápido e gratuito.
São Paulo: Editora Cultrix, 2014. MARX, Wendy. O marketing de influenciadores precisa crescer. Disponível em: <http://www. eumed. net/cursecon/ecolat/br/16/marketing. html>. Acesso em: 15 fev. A influência da Comunicação nas Decisões das Empresas em Transição para Internet. Campina Grande: Novatec, 2000. RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. ed. br/sobre/>. Acesso em: 18 fev. TORRES, Cláudio. Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas: Dicas para posicionar o seu negócio e conquistar novos clientes na Internet. Disponível em: <http://uab. Acesso em: 16 fev.
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