IDENTIFICAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO MARKETING PESSOAL NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CARREIRA PROFISSIONAL NA ÁREA DE GESTÃO

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Este último ponto será validado por meio de uma pesquisa realizada com algumas empresas e sites de recrutamento, a respeito da relevância das redes sociais e perfis online dos candidatos no processo de seleção para cargos de gestão, onde os resultados mostraram que o candidato possuir perfil profissional online, bem como outros perfis pessoais devidamente adequados é encarado como ponto positivo para o processo seletivo. Por fim, encerraremos o trabalho por meio de uma conclusão que englobará todos os temas discutidos. Palavras-chave: Marketing. Marketing Pessoal. Desenvolvimento de carreira. Geral Analisar a influência do marketing pessoal no desenvolvimento de uma carreira profissional na área de gestão. Específicos Identificar o perfil profissional exigido no mercado na área de gestão, a partir do marketing pessoal. Levantar as competências exigidas do profissional de gestão.

Verificar a influência do marketing pessoal no uso das redes sociais. REFERENCIAL TEÓRICO 2. R. NUNES, J. H. A. Uma importância parte da estratégia dos canais de distribuição encontra a área de marketing em seu conceito dos 4Ps, que é um mix de marketing criado na década de 60 como um método que mostra como as empresa podem utilizar as definições de marketing fundamentais alcançarem determinado público-alvo, a partir do posicionamento escolhido, criando uma conexão entre os mercados e as empresas ofertantes (BORGES, L. Assim, ser um ótimo profissional e possuir habilidades que são valorizadas no mercado de trabalho não são o suficiente, caso não se consiga mostrar isso, seja aos gestores, ao público-alvo ou mesmo aos recrutadores.

Isto significa, que do mesmo modo que os produtos e serviços são gerenciados através de um conjunto de ações para consolida-los junto aos clientes, os profissionais podem e devem zelar pela embalagem de seu próprio produto, ou seja, sua imagem profissional (ANDRADE, E. R. Desta forma, faz-se necessário o uso do marketing pessoal, que consiste em “uma estratégia composta por ações cujo objetivo é qualificar a imagem de um profissional e seus serviços no mercado de trabalho” (SOCIEDADE BRASILEIRA DE COACHING, 2018). É válido ressaltar que esta técnica é mais do que se preocupar com a aparência, envolve também o comportamento, a postura e o networking de um indivíduo, sendo praticado toda vez que se utiliza suas habilidades e qualificações para se destacar e alavancar sua carreira.

n-p). De modo geral, para fazer bom uso do marketing pessoal, o profissional precisa buscar ser a melhor versão de si mesmo, o investimento de esforço e tempo no desenvolvimento do marketing pessoal deve ser encarado como uma estrada onde o objetivo é se destacar e evoluir tanto pessoal, quanto profissionalmente. Desenvolvimento de carreira 2. Perfil Profissional É o que uma pessoa é quando está trabalhando, indo além das habilidades técnicas ou do conhecimento acadêmico, mostrando como desempenha as atividades e se isso vai ao encontro do que se exige para uma vaga ou nova posição em uma empresa (MANPOWERGROUP, 2018). Em suma, o perfil profissional é uma explicação do portfólio do indivíduo, com as experiências e motivos que o qualificam para aquela área ou carreira, em geral, composto por poucas linhas, ou mesmo num único parágrafo, que descreve de forma breve os pontos fortes do candidato, são como uma versão atualizada da cartão de apresentação (GRUPO SELPE, 2018).

Com a acirrada competitividade e disponibilidade de informações no modelo digital de profissionais no mercado, dificilmente um recrutador ou alguém que esteja olhando o currículo num site de empregos ou mesmo o Linkedin de uma pessoa, irá imediatamente ler o currículo completo, pois o tempo é escasso e não se consegue dar tanta atenção a um indivíduo especifico sem motivos. Daí a importância do perfil professional ter sido feito com cuidado, trabalhando as principais competências profissionais da pessoa, desta forma, este pequeno texto antes do currículo, atrairá a atenção do leitor que, se interessado, partirá para a leitura do currículo completo. Desta forma, as redes sociais permitem que um mesmo profissional consiga visibilidade em diversos sites e escreva um perfil detalhado, mas também aumenta a competividade, pois mais e mais pessoas possuem acesso a estas mídias, tornando atrais a atenção do recrutador ou Head Hunter o objetivo principal.

E para que a pessoa certa encontre o perfil profissional de um candidato, este muito provavelmente já estava exercendo o marketing pessoal em outras esferas, pode ser se candidatando em sites, mantendo um perfil atualizado nas redes sociais, postando textos/comentários interessantes e relevantes, ou seja, atuando para ser visto e fazer com que o recrutador chegue ao seu perfil e possa conhecê-lo melhor. METODOLOGIA A metodologia utilizada foi o desenvolvimento de uma pesquisa que expõe o comportamento de profissionais de RH das empresas privadas e de consolidados sites de recrutamento nas etapas de contratação, no que concerne a relevância do perfil digital de um candidato. Tabela 2 – Resultados encontrados Item Sempre Frequentemente Improvável A empresa acessa o perfil profissional online do candidato? 100% (15/15) A empresa acessa perfis online do candidato? (Facebook, Twitter, Instagram) 7% (01/15) 73% (11/15) 20% (03/15) A empresa leva em consideração a atuação/comportamento pessoal do candidato? (nestas redes sociais) 93% (14/15) 7% (01/15) A empresa desqualificaria um candidato por não possuir perfil online em nenhuma rede social? 13% (02 /15) 60% (09 /15) 27% (04 /15) Fonte: Thiago Augusto Pirola, 2019.

Com base nas informações levantadas e mostradas na tabela acima, pode-se verificar que todas as empresas no processo de seleção de candidatos, seja por recrutamento próprio ou os sites de recrutamento especializados, sempre acessam o perfil profissional do candidato. Pode-se verificar que 60% delas informaram que com frequência desqualificam o candidato para as próximas fases em decorrência de não possuírem perfil online, enquanto que 27% alegam que não desqualificam o candidato caso o mesmo não possua perfil online disponível em alguma rede social. Um resultado particularmente interessante foi encontrado para a segunda pergunta, representado na figura abaixo para facilitar a visualização. Neste gráfico pode-se perceber que possuir um segundo perfil online, desta vez em uma rede social pessoal, como Facebook, Instagram, Twitter e etc, pode influenciar expressivamente a permanência no processo seletivo.

R. A importância do Marketing Pessoal para o sucesso profissional e pessoal. Disponível em: <https://www. contabeis. com. Disponível em: <http://blogespecializacao. fdc. org. br/7-dicas-de-marketing-pessoal-para-ter-sucesso-profissional/>. Acesso em: 30 jan. egestor. com. br/4-ps-do-marketing/ >. Acesso em: 13 fev. GABRIEL, L. XFm NJVxKjIU>. Acesso em: 02 fev. IDEAL MARKETING. O que é marketing? 2018. Disponível em: < https://www. Acesso em: 04 fev. MARQUES, J. R. O que significa perfil profissional? 2018. Disponível em: <https://www. br/portal/comportamento/qual-conceito-marketing-pessoal/>. Acesso em: 04 fev. MESQUITA, R. O que é marketing: tudo que você precisa saber sobre o assunto. Disponível em: <https://rockcontent. Tudo sobre marketing: o que é, conceito, os 4 Ps, objetivos e tipos. Disponível em: <https://klickpages. com. br/blog/marketing-o-que-e/>. Acesso em 29 jan.

242 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download