MARKETING DIGITAL NO SETOR AUTOMOTIVO: O caso da Jelta Veículos

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Palavras-chave: Marketing Digital. Relações com os Clientes. Redes Sociais. Gestão de Marcas. Jelta Veículos. A justificativa para este trabalho é uma oportunidade de incrementar os conhecimentos na área, diante de um tema atual como é o Marketing Digital, cada vez mais utilizado pelas empresas de maneira geral nas suas relações com os clientes, estando estes cada vez mais exigentes e imediatistas em se tratado de soluções para as suas necessidades. Este trabalho foi realizado através de um estudo de caso em uma concessionária, utilizando os relatórios divulgados com os resultados da interação e engajamento social nas publicações da empresa na sua plataforma digital. O trabalho, sendo uma pesquisa Exploratória e Descritiva, também foi realizado mediante um levantamento bibliográfico de obras já publicadas sobre o assunto, composto de livros, artigos, sites on-line direcionados ao assunto, abordando temas como Marketing Digital e a sua importância nas estratégias empresarias direcionadas ao relacionamento com os clientes, bem como com relação à gestão da marca.

REFERENCIAL TEÓRICO 2. MARKETING DIGITAL: CONCEITOS ESSENCIAIS Convencionalmente, conceitua-se o Marketing como a ciência que procura atender às necessidades humanas e sociais. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. Segundo Peçanha, o Marketing Digital é uma abordagem de marketing onde os esforços estão voltados à atração e retenção de clientes via ambiente on-line, já que a internet hoje domina a forma como as pessoas se comunicam e buscam informações a respeito do que precisam e acreditam. Até certo tempo atrás, os profissionais de marketing construíam as estratégias para o mercado consumidor como um todo. Na atualidade, o consumidor de forma individualizada, é o centro da estratégia de marketing. Segundo Piñeiro-Otero e Martínez-Rolán (2016, p.

São mídias sociais que conectam bilhões de pessoas diariamente; As empresas estão cada vez mais utilizando as estratégias do marketing digital, tanto para a realização de negócios do varejo físico quanto aqueles realizados via múltiplas plataformas digitais “cruzando o varejo físico com a loja virtual” (CINTRA, 2010, p. Segundo a autora, o marketing on-line está cada vez mais alcançando um ambiente onde a concorrência ainda não está saturada, onde é possível desenvolver um diálogo contínuo com os consumidores e agir rapidamente com propostas instantâneas para suprir uma demanda anunciada. As marcas, como as conhecemos hoje começaram a existir a partir do princípio do século XX, após a Revolução Industrial onde a produção era em massa e não havia muita diferenciação entre os produtos, surgindo daí a necessidade das marcas evoluírem, identificando o produtor para uma diferenciação competitiva (KLEIN, 2003).

A partir da década de 80, segundo Telles (2004) as marcas passaram a ter um conceito de importância e visibilidade, com as empresas Nike e Microsoft focalizando suas gestões no desenvolvimento de imagens das marcas. Nesta época também, já se percebia que as empresas que tinham um bom gerenciamento de suas marcas, tinham um valor de mercado consideravelmente superior às que não o tinham, mesmo que operassem no prejuízo (KAPFERER, 2003). Porém, o atual consumidor on-line tem algumas características, conforme Ryan (2016, p. que acabam influenciando as estratégias de marketing, podendo ser definidos da seguinte maneira: a) são experientes em usar mídia, os consumidores já estão acostumados a usar aplicativos e a comprar online; b) são imediatistas, no mundo basicamente digital, os consumidores estão crescendo e envelhecendo acostumados a ter imediatamente o que querem, as informações são on-time, desafiando as empresas a fornecer produtos e informações com velocidade; c) estão no controle, as estratégias de marketing devem ser baseadas no usuário como o centro da estratégia; d) são inconstantes, apesar de ser on-line, o consumidor espera a lealdade e transparência em todas as ações do vendedor, sendo portanto, fundamental para o marketing digital construir uma marca de confiança; e e) são vocais, o consumidor da era digital fala para os outros sobre suas experiências on-line, seja em fóruns, em mídias sociais, ou em comunidades de que participe.

Aaker e Joachimsthaler (2007, apud REIS et al. p. destacam os benefícios de manter a marca na internet, entre eles: a interatividade da rede, o acesso à informações valiosas e atualizadas, e a capacidade de personalizar a comunicação. Figura 1 - Ferramenta Missão, Visão e Valores da Jelta Veículos. Fonte: Dados relacionados a pesquisa. A empresa possui cerca de 500 funcionários atendendo nas suas unidades, e tem buscado constantemente evoluir na qualidade de atendimento aos seus clientes. Desta maneira, desde 2014 a empresa investe em inserção digital com seus clientes como forma de criar valor através das suas estratégias de Marketing. Os investimentos na área dizem respeito a um site institucional, além de uma fanpage na rede mundial Facebook. As novas curtidas na página foram acentuadamente maiores em 2017 com 18.

novas curtidas, caindo para 551 em 2018, que já foram ultrapassadas em 41% no primeiro trimestre de 2019. A explicação para o grande número de curtidas em 2017 se dá pela quantidade de anúncios pagos feitos no período, sendo este um fator influenciador para o incremento de curtidas. O alcance da publicação, dado pelo resultado de quantas pessoas viram determinada publicação no feed de notícias num período determinado, é representado na Figura 2. Figura 2 - Alcance da Página Facebook. Fonte: Dados relacionados a pesquisa. Na Tabela 1 as fotos foram os tipos de postagem que mais tiveram alcance nos períodos de 2017 e 2018, sendo que os vídeos foram o tipo de postagem com maior alcance nos três primeiros meses de 2019. A Figura 4 traz um demonstrativo das reações mais comuns encontradas nas postagens no feed de notícias, figurando a “curtida” como a reação mais usual, seguida pela reação “amei”.

Figura 4 - Reações nas Postagens. Fonte: Dados relacionados a pesquisa. Figura 6 - Engajamento nas Postagens. Fonte: Dados relacionados a pesquisa. Resultados Alcançados A empresa Jelta Veículos, referência deste estudo, tem investido e acompanhado seu desempenho nas plataformas sociais, buscando agregar às estratégias empresariais o resultado de sua interação nestas redes, corrigindo essas estratégias conforme seu desempenho e a atenção dada pelo público conforme o interesse do mesmo. Analisando os relatórios obtidos junto a empresa, foi possível verificar que o quesito promoção não aparece nas postagens da mesma, sendo útil esta correção para futuras mensurações, haja vista que o marketing promocional costuma apresentar grande interesse e audiência entre os consumidores. Como forma de mensurar o engajamento e o nível da audiência, esse tipo de marketing ajuda a incrementar os números apresentados em relatórios.

Brasil é o 4º país em número de usuários de internet. out 2017. Disponível em: <https://exame. abril. com. et al. Panorama setorial 2015-2018 automotivo 2018. Disponível em: https://web. bndes. gov. br/index. php/investigacao/article/view/147/104>. Acesso em: 04 abr. CHICONI, Natali. dos brasileiros pesquisam online antes de comprar carro. com. br/marketing-digital/>. Acesso em: 04 abr. DAVIDSON, Jacob. Here´s how many internet users there are. fenabrave. org. br:8082/plus/modulos/listas/index. php? tac=indices-e-numeros&idtipo=1&layout=indices-e-numeros>. Acesso em: 06 abr. Porto Alegre: Bookman, 2003. KLEIN, N. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro: Record, 2003. KOEHLER, Cristiane; CARVALHO, Marie Jane Soares; FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. Conceitos, estratégias e casos. ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. MINTZBERG, H. et al. v. n. jul/dez.

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