PRODUÇÃO DE CONTEÚDO BASEADO NAS PÁGINAS MAIS VISITADAS DO SITE DA SUSTENTARE ESCOLA DE NEGÓCIOS - Uma análise a partir da ferramenta RD Station

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Marketing

Documento 1

O resultado apresenta os temas que geram maior engajamento e interesse do público. Por fim, foram sugeridos conteúdos a serem produzidos para os materiais educacionais com base no estudo de caso, como proposta de melhoria para o Marketing Digital da empresa. Palavras-chave: Marketing de Conteúdo. Conversão. Inbound Marketing. A mesma pesquisa demonstrou também que das empresas que não utilizam a estratégia, cerca de 29,4% não o fazem por não dispor de equipe capacitada, e cerca de 21,2% relataram desconhecimento sobre o assunto, demonstrando que há possibilidades de crescimento para este mercado. Este trabalho é um estudo de caso em uma empresa da área de educação, situada em Joinville, SC, que utiliza estratégias de Marketing Digital para o relacionamento com os seus clientes, dentre elas o Marketing de Conteúdo, utilizado para informar aos consumidores em geral sobre os produtos e serviços oferecidos na escola, visando incrementar as vendas e atingir um público maior através da digitalização de conteúdo mais assertivo para as suas necessidades.

A ferramenta RD Station é usada para a automação da plataforma digital, agregando todas as possibilidades de realização de uma estratégia de marketing digital em um só ambiente, e será abordada nesta pesquisa. Os conteúdos disponibilizados na página de materiais educacionais da Sustentare Escola de Negócios são produzidos pelo corpo docente da escola e por professores que de forma gratuita, visam informar ou posicionar um novo curso ou programa no mercado. O problema encontrado é a falta no planejamento estratégico na produção dos conteúdos, que são criados sem análise da audiência e sem considerar o interesse do público da escola. A metodologia utilizada para este Estudo de caso é um utilitário de dados secundários, de natureza exploratória, com dados coletados pela ferramenta RD Station no período de 01/01/2018 à 01/09/2018.

A amostra apresenta o número de acessos no site da Sustentare Escola de Negócios, considerando visitas únicas por usuário, sejam através de dispositivos móveis ou de desktop. O embasamento bibliográfico foi também utilizado neste estudo, e compreende os conceitos a respeito do Marketing Tradicional e o Marketing Digital e neste, a produção de conteúdo. A justificativa da importância da pesquisa é que a mesma poderá auxiliar profissionais que atuam com produção de conteúdo, profissionais de marketing, publicidade e propaganda e jornalistas, para que possam planejar estratégias empresariais mais assertivas através de dados e ações de seus potenciais clientes, disponíveis em ferramentas de análise de acessos em páginas, mais especificamente através do RD Station.

REFERENCIAL TEÓRICO 2. Conforme Mintzberg (2006, p. estratégia “é criar ajustes entre as atividades de uma empresa”. Na falta de ajustes na sua estratégia não há diferenciação no mercado e logo, o posicionamento competitivo estará prejudicado. Percebe-se, então, a importância da estratégia para a performance da empresa. Ela é que vai definir os meios para que os objetivos propostos sejam alcançados, levando-se em conta as competências levantadas na estratégia, ou seja, quais as oportunidades, as ameaças, as forças e as fraquezas do negócio. Segundo Peçanha (2018), o Marketing Digital é uma abordagem de marketing onde os esforços estão voltados à atração e retenção de clientes via ambiente online, já que a internet hoje domina a forma como as pessoas se comunicam e buscam informações a respeito do que precisam e acreditam.

Até certo tempo atrás, os profissionais de marketing construíam as estratégias para o mercado consumidor como um todo. Na atualidade, o consumidor de forma individualizada, é o centro da estratégia de marketing. Segundo Piñeiro-Otero e Martínez-Rolán (2016, p. são valorizados os aspectos de “satisfação do consumidor, orientação para o mercado ou valor para o consumidor na gestão de marketing”. Na figura 1 é demonstrado mais detalhes sobre o processo de Inbound Marketing, exemplificando como colocar em prática cada uma das quatro etapas apresentadas. Figura 1 – O Processo do Inbound Marketing Fonte: Rock Content (2018) Conforme a Figura 1, aos visitantes de determinada página são dirigidos conteúdos específicos dependendo do tipo da atração, ou seja, na primeira procura é dirigido um conteúdo de atração, para a conversão dos visitantes em leads são apresentados conteúdos mais engajados e estratégicos, e assim sucessivamente, visando a venda e depois o encantamento do cliente, com o objetivo de retornar em mais vendas e fidelidade dos clientes já conquistados.

DISCUSSÃO E ANÁLISE DOS DADOS 3. A Sustentare Escola de Negócios A Sustentare Escola de Negócios atua em Joinville a mais de 10 anos com educação continuada: cursos de Pós-Graduação, MBA, capacitações e treinamentos empresariais. A Sustentare Escola de Negócios provém conhecimentos diferenciados aplicados, tendo como principais características a “personalização” na aquisição e trilhas de aprendizagem individuais, como também na “aplicabilidade”, ou seja, que o conhecimento seja implementado através de projetos empresariais aplicados. A ferramenta utilizada pela Sustentare para automatizar os processos e analisar os dados gerados pela metodologia de Inbound Marketing é a RD Station, cuja empresa tem sede em Florianópolis, Estado de Santa Catarina. A ferramenta possibilita automações de e-mails, captura de dados de potenciais clientes, o número de acessos em páginas web, dentre outras funcionalidades.

A Sustentare possui uma página de materiais educacionais, conforme demonstrado na Figura 2, onde os conteúdos disponíveis estão relacionados diretamente aos seus serviços. Figura 2 - Página de materiais educacionais Fonte: Sustentare Escola de Negócios (2018) Para baixar os materiais, o visitante precisa preencher uma landing page, que é um formulário para capturar dados, em troca do fornecimento do conteúdo gratuito, conforme demonstrado na Figura 3. Figura 3 - Formulário de captura de dados Fonte: Sustentare Escola de Negócios (2018) Kotler destaca a importância da produção de conteúdo para uma marca: Em poucas palavras, marketing de conteúdo é uma abordagem que envolve criar, selecionar, distribuir e ampliar conteúdo que seja interessante, relevante e útil para um público claramente definido com o objetivo de gerar conversas sobre esse conteúdo.

Figura 4 - As páginas de cursos mais visitadas Fonte: resultados originais da pesquisa (2019) Conforme a Figura 4, o curso de MBA em Gestão e Liderança representa 26% de toda a procura, o curso de Pós-graduação em Indústria 4. fica em segundo lugar com 21% do total da procura, seguido pela Pós-Graduação em Marketing Digital com 20%, e depois Engenharia de desenvolvimento de Produtos e Inovação com 17% da procura. Em quinto lugar o MBA em Inteligência de Mercado com 16% do total da procura. O tempo de permanência nas páginas de cursos mais visitados tem a média de 2 minutos, conforme demonstrado na Figura 5. Figura 5 - Tempo de permanência nas páginas dos cursos mais visitados Fonte: resultados originais da pesquisa (2019) Na página de materiais educacionais foram realizadas 2413 visitas únicas no período da pesquisa, conforme a Figura 6.

Na Figura 9 estão disponibilizados os temas que poderiam ser trabalhados em e-books e infográficos com o objetivo de gerar leads. Área de Liderança E-books Infográficos Liderança Exponencial Como delegar funções em um time Autoconhecimento Como influenciar seus liderados Gestão de Conflitos e Negociações Gestão Emocional nas Organizações Desenvolvendo Equipes Figura 9 - Temas para a área de Liderança Fonte: elaborado pelo autor, com base nos dados da pesquisa (2019) A Figura 10 traz os temas que podem ser abordados na área da Indústria, dando grande visibilidade ao tema atual que é a Indústria 4. bem como a temas sobre inteligência artificial e demais temas na área de automação e Internet das Coisas (IoT). Área de Indústria E-books Infográficos Aplicação da Indústria 4.

Robótica Colaborativa Inteligência Artificial Automação Industrial Internet das Coisas Figura 10 - Temas na área da Indústria Fonte: elaborado pelo autor, com base nos dados da pesquisa (2019) Na área de Marketing Digital podem ser trabalhados os assuntos relacionados aos temas mais abordados que são palavras chaves para a criação de conteúdo na internet além de outros temas relacionados à área. Neste contexto, a pesquisa demonstrou que o Marketing Digital pode fornecer as ferramentas necessárias para esta interação entre a empresa e o seu público consumidor, adequando a comunicação à imagem da mesma, sua marca e os produtos e serviços oferecidos. Ao conseguir mensurar a procura dos clientes por soluções para os seus problemas, as estratégias empresariais tornam-se mais assertivas, maximizando o tempo e os recursos gastos na dispensação dos produtos e serviços oferecidos.

A produção de conteúdo no Marketing Digital, quando utilizada de maneira estratégica, pode deixar de ser uma mera comodidade oferecida pela empresa aos seus clientes, e tornar-se uma ferramenta capaz de promover a empresa, seus serviços e produtos, e fortalecer a marca entre os usuários. Os conteúdos disponibilizados para downloads podem ser também considerados um canal de comunicação entre o empresário e seus usuários, uma vez que ao uso do material disponibilizado é solicitado cadastro prévio do usuário, o que permite ao empreendedor manter um banco de dados para divulgar produtos e serviços de seu interesse, bem como realizar pesquisas de satisfação e identificar preferências de seus clientes. A disponibilização de conteúdo relevante pelas empresas tem sido cada vez mais comum, uma vez que é comum os clientes buscarem por materiais informativos na internet de forma gratuita, levando os estabelecimentos comerciais a investirem neste tipo de material, podendo em contrapartida ser beneficiados através da gestão dos dados capturados dos cadastros de acesso, e também através de uma ferramenta que disponibilize os dados a respeito da procura realizada pelo cliente, permitindo assim, o planejamento de estratégias de marketing mais assertivas para as suas campanhas.

Digital Marketing are you ready to go agile? 18. Disponível em: <https://www. enterpriseinnovation. net/whitepaper/digital-marketing-are-you-ready-go-agile>. Acesso em: 14 abr. p. Disponível em: <http://publicacoes. unifran. br/index. php/investigacao/article/view/147/104>. com. br/marketing-digital/>. Acesso em: 15 abr. DAVIDSON, Jacob. Here´s how many internet users there are. KOTLER. Philip. Marketing Essencial. Conceitos, estratégias e casos. ed. MICELI, André; SALVADOR, Daniel. Planejamento de Marketing Digital. ed. São Paulo: Brasport, 2017. MINTZBERG, Henry et al. Springer International Publishing Switzerland, 2016. RESULTADOS DIGITAIS. Materiais Gratuitos. Disponível em: <https://resultadosdigitais. com.

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