I’M Monteiro Idiomas- Setor Educacional
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Fisioterapia
Caracterização do Negócio I. Visão, missão valores e objetivos estratégicos da empresa I. Características da empresa 1. Forma e aspectos jurídicos 2. ANALISE DO AMBIENTE 2. Entrantes 2. Fornecedores 2. Substitutos 3. MERCADO 3. Público-alvo 3. Estratégias de Comunicação 5. Comunicação Estratégica Interna 5. Comunicação Estratégica Externa (Estratégias Promocionais) 5. Desenvolvimento da mensagem e objetivos da comunicação 5. Composto promocional 5. Gestão de Estoques 5. Estratégia de distribuição 5. Implementação 5. Cronograma do plano de ações por ano 6. ANÁLISE FINANCEIRA 6. Visão Revolucionar o sistema de aprendizagem de línguas pela sua metodologia própria de ensino comprovadamente eficiente e eficaz. Valores Reconhecimento, valorização humana, amizade, perseverança e realização. Objetivos estratégicos da empresa O quadro 1 demonstra quais são os principais objetivos da Monteiro Idiomas, veja abaixo: 5 Quadro 1: Objetivos Estratégicos Monteiro Idiomas Objetivos Estratégicos Monteiro Idiomas Período Até 1 Ano Conquistar o maior número de clientes Até 2 Anos Consolidar a metodologia própria de ensino aplicada Até 3 Anos Patentear e vender a metodologia de ensino para outras escolas do Brasil Até 4 e 5 Anos Transformar a escola num sistema de método de ensino testado, comprovado e consolidado no mercado Fonte: Elaborado pela autora 1) Conquistar o maior número de clientes: No 1º ano a escola se concentrará em prospectar alunos e matriculá-los em seus cursos oferecidos.
A empresa trabalhará exaustivamente para conseguir a cada dia novos clientes e aumentar sua carteira de pessoas que desejam e precisam aprender rapidamente um novo idioma, principalmente focando na necessidade imediata de cada um deles. Seu marketing será voltado para convencer seus potencias alunos sobre sua metologia própria de ensino que chegou para revolucionar o mercado de línguas, por indicação. Organograma da I’M IDIOMAS: Figura 1: Organograma da empresa DIREÇÃO SECRETÁRIA CONTABILIDADE LIMPEZA PROFESSORES DE INGLÊS ASSISTENTES DE CURSO PROFESSORES DE ESPANHOL ASSISTENTES DE CURSOS Fonte: Elaborado pela autora A figura 1 denota o organograma da empresa onde, na direção se encontra a fundadora da escola, que delibera todos os principais assuntos, decisões e estratégias para o futuro da Monteiro, com a ajuda de uma secretária que cuida dos assuntos imediatos e corriqueiros e processa as informações delegadas pela diretora.
O serviço de limpeza, bem como a contabilidade são serviços tomados de forma terceirizada. Os professores se dividem entre os idiomas de inglês e espanhol, e para cada um dos idiomas existem as respectivas assistentes que são responsáveis por reunir o material de apoio do curso de acordo com as orientações dos professores. O número de professores aumentará conforme a demanda de alunos for crescendo. A proposta de valor da empresa se dará da seguinte forma: aulas de inglês e espanhol para quem não tem urgência, seguindo um modelo mais aprofundado e prolongado de ensino, mas o enfoque principal serão as aulas personalizadas para quem tem urgência de proficiência nos idiomas; ou seja, candidatos à vaga de emprego que precisam se preparar para entrevistas, pessoas que irão viajar para o exterior, estudantes que precisam do idioma para passar em determinado mestrado ou doutorado, e etc.
Vejamos os índices do levantamento citado acima dispostos no gráfico 1 abaixo: 10 Gráfico 1: Levantamento Global English at Work 0,8 78% 0,7 70% 0,6 67% 64% Área de Marketing Área Comercial Área de Finanças e Atendimento a Clientes 0,5 0,4 Executivos 0,3 0,2 0,1 0 Fonte: Elaborado pela autora 2. Análise Macroambiental 2. Fatores Demográficos - Gênero e Principais Faixas Etárias: Segundo a Revista Mosalíngua, as mulheres compõe a maioria interessada em curso de idiomas. Conforme o British Council, no Brasil, 5,1% da população de 16 anos ou mais afirma possuir algum conhecimento do idioma inglês; de 18 a 24 anos, o percentual dos que afirmam falar inglês dobra, chegando a 10,3% das pessoas nessa faixa etária. das pessoas de 16 anos ou mais afirmam que pretendem iniciar um curso de inglês. No ensino de línguas, a tecnologia é tida como uma ferramenta de várias possibilidades no que diz respeito à utilização de materiais autênticos, oportunidades de comunicação com aprendizes de outras partes do mundo, mobilidade de utilização (escolas, cybercafés, casa, escritório), práticas de habilidades de leitura, escrita, fala e compreensão auditiva, além de proporcionar informações atualizadas a todo momento.
O avanço tecnológico forçará a escola a se adaptar se quiser sobreviver no mercado, isso indica que logo ela terá que fazer aulas remotas pelas plataformas digitais e ofertar o cursos online, o que significa oportunidade de expandir o negócio. Mas no início o curso presencial será preferência na I’M Monteiro Idiomas, o que denota a existência de ameaças por parte de escolas de inglês e espanhol online. Fatores Político-legais - Cláusula de Saída: O que principalmente interfere o setor de atuação das escolas de idiomas em relação à regulamentações e código de defesa do consumidor é a chamada Cláusula de Saída, pois muitas escolas a usam para se proteger no caso de desistência do aluno antes do previsto.
Porém, em muitos casos essa cláusula contratual pode ser abusiva, o que pode gerar algumas intercorrências para a empresa. Sem Compra de Estoque: Outro fator determinante para empresas desse setor é a falta de necessidade de manter estoque, exceto para escolas que ainda precisam comprar materiais didáticos. Porém, grande parte delas, têm migrado para o digital; o que indica uma economia nas finanças contribuindo diretamente para o sucesso. Grupo estratégico de negócios e concorrência Figura 2: Mapa dos Grupos Estratégicos Mapa dos Grupos Estratégicos Alta Grupo D Escolas Particulares Grupo C Franquias Especialização Grupo B Escolas Online Grupo A Escolas Bilíngues Baixa Alta Atendimento Personalizado Baixa Fonte: Elaborado pela autora De acordo com a Figura 3, os grupos estratégicos foram dispostos em: Grupo A – Escolas Bilíngues: possuem baixa especialização comparada com escolas de outros grupos; competem diretamente com os grupos C e D; o nível de competitividade das escolas desse grupo é alta pois, além de competirem por causa do idioma, competem na qualidade de ensino regular brasileiro; possuem estruturas maiores, pois são colégios; custo elevado das mensalidades.
Grupo B – Escolas Online: possuem alta especialização pois não dispõem de aulas presencias; não necessitam de estrutura física; concorrem fortemente entre si obtendo grande nível de rivalidade; baixo custo das mensalidades. Grupo C – Franquias: possuem baixa especialização; escolas multilíngues é maioria nesse grupo; grande rivalidade entre si e o grupo D; estruturas físicas representativas; investem na mídia; baixo custo das mensalidades. Público-alvo O público- alvo da Monteiro Idiomas são crianças, mas principalmente jovens e adultos que buscam aprender ou aprimorar seus conhecimentos em espanhol, mas 19 especialmente o inglês. A Revista Poupar, Investir, Ganhar (2019), listou alguns motivos que levam esse público a querer aprender ou aprimorar o idioma estrangeiro, dentre eles são: - Desejar conseguir um emprego ou uma promoção no emprego; - ter mais facilidade em viajar a trabalho para o exterior pela empresa; - trabalhar fora do país; - estudar em universidades fora do Brasil; - trabalhar como tradutor de textos; - turismo (trabalhar ou fazer); - ser aprovado em mestrado ou doutorado.
O poder de barganha destes compradores está na existência de muitos concorrentes nesta área, apesar de o serviço que a Monteiro Idiomas pretende ofertar é de metodologia própria, ou seja, único e inovador no mercado; os alunos ainda possuem uma gama de escolas ao seu alcance para escolher a que mais lhe agrade. No entanto, a I’M irá abordar essa estratégia para conquistar seus alunos, enfatizando a eficácia de sua metodologia de ensino para a obtenção dos resultados por eles esperados. Mercado- Potencial Com o tempo a Monteiro Idiomas poderá focar no público que prefere ter aulas sem sair de casa, ou seja, no modo online de aprender línguas. Das 100 pessoas entrevistadas, 16% têm de 12 a 18 anos, 50% 19 a 25 anos, 30% 26 a 36 anos e 4% estão acima de 50 anos.
são do sexo feminino e 40% masculino. Através da pesquisa foi possível detectar que 98% dos entrevistados possuem interesse em aprender algum idioma e 2% não têm interesse. Dos que possuem interesse são 53% em inglês, 28% em espanhol, 9% em francês, 6% em italiano, 2% em alemão e 2% em outros. Os motivos que os levaram a se interessar pelo aprendizado de idiomas são 45% por razões profissionais, 44% por viagens/turismo e 11% por curiosidade. AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA 4. Análise da Matriz SWOT A Revista Quero Bolsa (2019) listou 15 critérios para ajudar alunos a escolherem as escolas de idiomas que pretendem estudar, seguem na íntegra: 1) Tempo de Mercado 2) Estrutura Física 3) Metodologia 4) Comprometimento com o Resultado 5) Formação das Turmas 6) Formação e Experiência dos Professores 7) Referência de Alunos 8) Satisfação dos Professores 9) Localidade 10) Duração do Curso 11) Horário das Aulas 12) Atendimento 13) Cláusula de Saída 14) Mensalidade e Custo 15) Bolsas e Desconto Ambiente Interno Baseando-se nos critérios acima, segue abaixo a descrição da análise do ambiente interno da Monteiro Idiomas.
Forças Como pontos fortes destacam-se alguns critérios, tais como: - Estrutura Física: pois a estrutura da escola estará de acordo e pronta para receber seus alunos, nos quesitos regulamentação municipal, decoração moderna, aconchegante e confortável. Metodologia: pois o método de ensino da Monteiro Idiomas é inovador, personalizado de acordo com a necessidade dos alunos e aplicado no perfil da escola. Comprometimento com o Resultado: pelo foco da escola estar voltado para a urgência dos alunos, a preocupação com o resultado é intrínseco à proposta de trabalho da Monteiro. Avanço Tecnológico: embora sofra com ameaças das escolas online, o avanço da tecnologia tem favorecido a Monteiro Idiomas, o que proporcionará a possibilidade de aulas remotas, inclusive o oferecimento de aulas online num futuro próximo.
Expandir sua Metodologia de Ensino: vender seu método de ensino inovador é uma oportunidade que a escola tem ao consolidar seus resultados no mercado. É um dos objetivos estratégicos da I’M e uma porta para seu crescimento. Ameaças - Escolas Regulares Bilíngues: segundo a Revista Educação (2018) o número de Escolas Bilíngues Brasileiras está crescendo cada vez mais, junto com o número de famílias que aderem a esse tipo de ensino, pois unem educação de qualidade e o ensino de um idioma. Deste modo, a Monteiro Idiomas percebe uma ameaça no quesito formar turmas que não têm pressa no aprendizado de inglês e espanhol, que seria o caso principalmente de crianças. Quadro 3: Matriz Swot Monteiro Idiomas Ambiente Interno Ambiente Externo Oportunidades: -Saber Inglês é Fundamental Forças: -Estrutura Física -Metodologia -Comprometimento com o Resultado -Formação e Experiência dos Professores -Referência de Alunos -Localidade -Avanço Tecnológico -Expandir sua Metodologia de Ensino Fraquezas: Ameaças: -Tempo de Mercado -Formação das Turmas -Duração do Curso -Mensalidade e Custo -Escolas Regulares Bilíngues -Escolas Multilíngues -Escolas Online -Franquias de Escolas de Idiomas -Cursos Gratuitos Fonte: Elaborado pela autora 5.
ESTRATÉGIAS 5. Estratégia de posicionamento A estratégica genérica adotada pela Monteiro Idiomas será a da Diferenciação, pois reconhece a eficiência de seu serviço e sua metodologia própria e inovadora vem para tornar a concorrência irrelevante perante sua alta especialização e a qualidade de seu atendimento personalizado. Com isso, a escola espera conquistar o maior número de clientes, consolidar a metodologia própria de ensino aplicada, patentear e vender a metodologia de ensino para outras escolas do Brasil e transformar a escola num sistema de método de ensino testado, comprovado e consolidado no mercado. Matriz de posicionamento idealizada frente à concorrência e aos FCS A figura 3 a seguir demonstra o posicionamento da Monteiro Idiomas: Figura 3: Matriz FCS Alta Grupo D Escolas Particulares: Monteiro Idiomas Núcleo Idiomas World Language Grupo C Franquias: Fisk Especialização Grupo B Escolas Online: English Live Grupo A Escolas Bilíngues: Ilimit Education Baixa Alto Atendimento Personalizado Baixo Fonte: Elaborado pela autora Algum dos concorrentes do mesmo grupo que a Monteiro Idiomas são: Núcleo Idiomas e World Language, que são escolas particulares situadas em Americana.
VACA LEITEIRA: As aulas em turma já são conhecidas e aceitas pelo público-alvo, possuem baixo investimento e geram maiores lucros. ABACAXI: A Monteiro Idiomas não considera nenhum serviço abacaxi em seu portfólio. Estratégias de Comunicação 5. Comunicação Estratégica Interna O plano de comunicação interna da Monteiro Idiomas contará com: - Quadro de Avisos: a escola manterá um quadro de avisos atualizado na sala dos professores, contendo recados pertinentes e datas de aniversário dos componentes da equipe, para uma melhor integração. Reuniões Periódicas: inicialmente ocorrerá uma reunião semanal com a equipe para informar resultados, resolver problemas, definir metas, sanar dúvidas e etc. Publicidade: a escola pretende investir num outdoor localizado na avenida próxima ao bairro; colocar uma fachada discreta, porém bem visível com o logotipo na frente da empresa e investir em anúncios nos principais jornais e revistas da cidade.
Esses investimentos terão afinco máximo principalmente no primeiro ano de vida da empresa. A figura 6 representa o convite de inauguração da Monteiro Idiomas, que será enviado de maneira eletrônica ao máximo de pessoas possível, e de maneira impressa à pessoas que participarão de uma lista vip a ser determinada pela diretora. Figura 6: Convite de Inauguração Monteiro Idiomas Fonte: Elaborada pela autora 33 5. Canais de comunicação utilizados A empresa pretende utilizar canal próprio que é o site oficial da escola, bem como o uso de páginas nas redes sociais, tais como: Facebook e Instagram. Capacidade produtiva/comercial/serviços A capacidade de serviços da Monteiro Idiomas será de 332 horas mensais por curso, ou seja, serão 664 horas de capacidade de aulas de inglês e espanhol mensalmente.
Este número sobe para 7968 horas anuais. Processos operacionais e necessidade de pessoal A figura 7 demonstra o fluxograma do processo de aquisição de alunos. Figura 7: Fluxograma: Aquisição de alunos Início Cliente chega na escola Fazer o cadastro Qual é a necessidade? Com urgência Sem urgência Deseja fechar contrato? Não Sim Em turma ou individual? Turma Individual Fonte: Elaborado pela autora Passar valores Fazer contrato Entregar folder Fim 35 Os conteúdos das aulas serão propostos de acordo com a urgência do aluno, por isso, durante o processo de aquisição de alunos é importante diferenciar se a necessidade é com ou sem urgência. Cadeia de Suprimentos (CS) Os únicos fornecedores da Monteiro Idiomas serão os fornecedores de equipamento para a implantação da escola no início, e os fornecedores de pequenos materiais de papelaria para escritório e materiais de limpeza para uso próprio.
ANÁLISE FINANCEIRA 6. Investimentos O capital inicial da Monteiro Idiomas será no valor de R$ 170. investidos somente pela única proprietária. Deste valor serão tirados investimentos para a montagem da empresa, tais como, o quadro 5 indica abaixo. Quadro 5: Investimentos na Monteiro Idiomas Itens Total Mesas R$ 20. Marketing R$ 3. Água R$ 250,00 Energia R$ 500,00 Telefone/Internet R$ 200,00 Limpeza R$ 300,00 Total: R$ 34. Fonte: Elaborado pela autora O quadro 7 demonstra os custos variáveis da Monteiro Idiomas. Quadro 7: Custos Variáveis Monteiro Idiomas Custos Variáveis Manutenção R$ 500,00 Capacitação Profissional R$ 1. Outras Despesas R$ 300,00 Total: R$ 1. R$ R$ R$ R$ R$ R$ 176. Vendas R$ 50. R$ 50. R$ 50. R$ 60. Saídas de Caixa Custos Variáveis R$ 1. R$ 1. R$ 1. R$ 1. R$ 1. R$ 34. R$ 34. R$ 34. R$ 34. R$ 34. R$ 36. R$ 36. R$ 36. R$ 36. R$ 36. R$ 70. R$ 70. R$ 80.
R$ 80. R$ 80. R$ 2. R$ 2. R$ 2. R$ 2. R$ 2. R$ 40. R$ 40. Saídas Totais R$ 42. R$ 42. R$ 42. Outras Despesas Fonte: Elaborado pela autora 40 Quadro 11: Fluxo de caixa Monteiro Idiomas 3° Ano Jan/2022 Fev/2022 Mar/2022 Abr/2022 Mai/2022 Jun/2022 Jul/2022 Ago/2022 Set/ 2022 Out/ 2022 Nov/ 2022 Dez/2022 Entrada de Caixa Saldo Anterior R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 708. Vendas R$ 90. Entradas Totais R$ R$ R$ R$ R$ R$ 798. R$ 1. R$ R$ R$ R$ R$ 1. R$ 45. R$ 45. R$ 45. R$ 45. R$ 45. R$ 47. R$ R$ R$ R$ 47. R$ 90. R$ 90. R$ 90. Vendas R$ R$ 120. R$ 120. Entradas Totais R$ R$ 1. R$ R$ 1. R$ R$ R$ R$ R$ R$ 1. R$ 53. R$ 53. R$ 53. Saldo Final R$ 1. R$ 1. R$ R$ 150. R$ 150. Saídas de Caixa R$ 3. R$ 3. R$ 3. R$ 50. R$ R$ 53. R$ 53. R$ 53. R$ 53. R$ 180. R$ R$ 2. R$ R$ 180. R$ R$ R$ R$ 3.
R$ R$ 200. R$ R$ 3. R$ R$ 3. R$ 3. R$ 3. R$ 3. Saídas Totais R$ 63. R$ 63. R$ 63. R$ 63. R$ 63. Portanto, as escolas de idiomas possuem espaço cada vez maior no mercado atual para ajudar indivíduos a realizarem seus sonhos relacionados a um novo idioma. A Monteiro Idiomas veio para revolucionar os sistemas de metodologias de ensino de línguas, especialmente, porque, as pessoas querem aprender mais rápido e isso envolve emergências e praticidade de ensino; e atender as necessidades das pessoas, do jeito das pessoas. Porque tudo isso está voltado para as pessoas: impulsionar, conectar, relacionar, fazer crescer e adquirir conhecimento para a vida toda. Isso tudo é a I’M Monteiro Idiomas: “Falando a língua dos meus sonhos”. REFERÊNCIAS ABERTURA SIMPLES: COMO ABRIR UMA ESCOLA DE IDIOMAS.
com. br/o-que-e-curso-de-idioma/ Acesso em 06/09/2019 em: G1. GLOBO. COM: JORNAL HOJE. Disponível em: http://g1. Acesso em 20/10/2019 PORTAL DO FRANCHISING: FRANQUIAS DE ESCOLAS DE IDIOMAS. Disponível em: https://www. portaldofranchising. com. br/franquias/franquias-de-escolas-de-idiomas/ Acesso em 13/09/2019 PORTAL DO FRANCHISING: SEGMENTO DE EDUCAÇÃO. shtml. Acesso em 18/09/2019 REVISTA ECGLOBAL SOLUTIONS: PESQUISA- INTERESSE E PREFERÊNCIAS DOS BRASILEIROS POR CURSOS DE IDIOMAS. Disponível em: http://ecglobalsolutions. com/blog/pt/pesquisa-interesse-e-preferencias-dos-brasileiros-porcursos-de-idiomas/. Acesso em 25/09/2019. Disponível em: http://www. helb. org. br/index. php/revista-helb/ano-6-no-6-12012/198-o-usoda-tecnologia-no-ensino-de-lingua-estrangeira/. com. br/revista/15-criterios-para-escolher-sua-escola-deidiomas/. Acesso em 12/09/2019 REVISTA POUPAR, INVESTIR, GANHAR: MOTIVOS PARA APRENDER INGLÊS. Disponível em: http://pouparinvestirganhar. com. NÚMERO RUA DIAMANTE COMPLEMENTO 1390 BAIRRO / DISTRITO CEP CÓDIGO DO MUNICÍPIO (Uso da Junta Comercial) PQ UNIVERSITÁRIO MUNICÍPIO UF AMERICANA VALOR DO CAPITAL - R$ CORREIO ELETRÔNICO (E-MAIL) BRASIL erika.
monteiro2013@gmail. com VALOR DO CAPITAL (por extenso) R$ 150. CÓDIGO DE ATIVIDADE ECONÔMICA (CNAE Fiscal) Atividade principal SP PAÍS R$ 170. DESCRIÇÃO DO OBJETO Atividades secundárias DATA DE INÍCIO DAS ATIVIDADES NÚMERO DE INSCRIÇÃO NO CNPJ 10/01/2020 ASSINATURA DA FIRMA PELO EMPRESÁRIO (ou pelo representante/assistente/gerente) DATA DA ASSINATURA ASSINATURA DO EMPRESÁRIO TRANSFERÊNCIA DE SEDE OU DE FILIAL DE OUTRA UF NIRE anterior UF USO DA JUNTA COMERCIAL DEPENDENTE DE AUTORIZAÇÃO GOVERNAMENTAL 1 - SIM 3 - NÃO PARA USO EXCLUSIVO DA JUNTA COMERCIAL DEFERIDO. Cláusula 4ª- Dos descontos O EMPREGADO autoriza o desconto em seu salário das importâncias que lhe forem adiantadas pelo empregador, bem como aos descontos legais, sobretudo, os previdenciários, de alimentação, habitação e vale transporte.
Sempre que causar algum prejuízo, resultante de alguma conduta dolosa ou culposa, ficará obrigada o EMPREGADO a ressarcir ao EMPREGADOR por todos os danos causados. Cláusula 5ª – Das Disposições Especiais O EMPREGADO compromete-se também, a respeitar o regulamento da empresa, mantendo conduta irrepreensível no ambiente de trabalho, constituindo motivos para imediata dispensa do empregado, além dos previstos em lei, o desacato moral ou agressão física ao EMPREGADOR, ao administrador ou a pessoa de seus respectivos companheiros de trabalho, a embriaguez no serviço ou briga no local de trabalho. E por estarem assim contratados, nos termos de seus respectivos interesses, mandaram as partes lavrar o presente instrumento que assinam na presença de 02 (duas) testemunhas, para as finalidades de direito. cidade), (dia), de (mês) de (ano).
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