Crioterapia: eficácia de diferentes modalidades de aplicação no alívio da dor

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Fisioterapia

Documento 1

O estudo tratou-se uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, no qual houve a utilização de artigos publicados em língua portuguesa e inglesa, entre os anos de 2008 a 2018, nas bases de dados Lilacs, Scielo, PubMed e Periódicos Capes. Foram recuperados 87 artigos, entretanto somente 08 foram utilizados para a elaboração dos resultados. Em relação ao tempo e temperatura, a crioimersão apresentou-se como a termoterapia mais interessante, uma vez que foi constatado que quanto menor a temperatura menor era o tempo de aplicação necessário para analgesia. Enquanto que a bolsa de gelo é a mais vantajosa, por ter a capacidade de ser aplicada em praticamente todas as superfícies do corpo, durante um período de tempo razoável (10 a 15 minutos); o criospray não apresentou estudos suficientes para uma boa comparação.

Dessa forma, é possível concluir que os três métodos estudados apresentaram-se eficazes frente a dor, entretanto o pacote de gelo e crioimersão são mais eficientes. Keywords: Cryotherapy, thermotherapy, analgesia. Introdução A crioterapia é a aplicação do frio com fins terapêuticos a partir da utilização de água em temperaturas que podem variar entre a 0 ºC a 18,3ºC, sendo esta termoterapia amplamente aplicada para combater infecções agudas (PEREIRA et al. LIMA; DUARTE; BORGES, 2015). A remoção do calor corporal ocasionado pelo uso desse tipo de terapia, promove a redução do metabolismo local, contribuindo para a eficácia da analgesia, redução da hipóxia secundária do tecido e consequente redução de edemas (RÊGO et al. Além disso, a crioterapia causa vasoconstrição, melhora do metabolismo e circulação local, relaxamento muscular, redução da rigidez articular, aumento da extensibilidade do tecido colágeno e alívio de espasmos musculares (FELICE; SANTANO, 2009).

Objetivos 2. Objetivo geral A presente pesquisa teve como objetivo, realizar um estudo de revisão do tipo narrativo, a fim de contrapor a eficácia de diferentes formas de aplicação de crioterapia frente ao estímulo da dor. Objetivos específicos • Realizar um levantamento de bibliográfico utilizando as bases de dados Scielo, Lilacs, PubMed e Periódicos capes; • Promover a comparação da eficácia da crioterapia frente a dor, levando em consideração as técnicas bolsa de gelo, crioimersão e criospray; • Eleger, a partir de dados da literatura, qual a técnica mais apropriada para o combate da dor, levando em consideração cada situação apresentada. Metodologia 3. Delineamento do Estudo O estudo tratou-se uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, no qual houve a utilização de artigos, monografias, dissertações e teses publicadas em língua portuguesa e inglesa, utilizando-se os delimitadores e palavras-chaves: 1) Crioterapia; 2) Crioimersão; 3) Criospray; 4) Bolsa de gelo; 5) Analgesia; 6) Dor; 7) Termoterapia; tais termos foram utilizados isolados e associados em várias combinações.

Analgesia imediata, com diminuição da condutibilidade nervosa e da atividade metabólica. Adamczyk et al. Crioimersão 3 minutos, a 8 ºC. Analgesia e diminui das concentrações de ácido lático, após exercício físico. Baroni et al. Analgesia evidenciada na região da coxa. Fonte: Autoria própria, 2018. Dentre os estudos recuperados, 50% (n=8) destes trouxeram importantes dados acerca da crioimersão. O tempo de aplicação desse método foi estimado entre 3 a 30 minutos, havendo variações de temperaturas entre 0º a 22º C. Enquanto que no caso da bolsa de gelo, 37,5% (n=3) dos estudos recuperados se referiram a este método, em que o tempo de aplicação variou entre 10 a 30 minutos, com temperaturas entre -2 a 15 ºC. Porém, além de não ser um método tão popular, apresenta componentes extremamente voláteis, como o mentol, fazendo com que a má aplicação faça com que esta metodologia torne-se insuficiente para causar o alívio da dor.

Contudo, caso haja o correto uso da crioterapia independentemente da metodologia utilizada, a dor será reduzida, devido, entre outras justificativas, a liberação de substâncias como encefalinas e endorfinas (ARAÚJO; LEITÃO; VENTURA, 2010) e em regiões musculares, devido a diminuição do fuso e consequente diminuição da percepção da capacidade contrátil muscular e da dor (FREIRE et al. Ademais, se é elucidado que as bolsas de gelo podem trazer o alívio da dor entre 24h a 72h (EAST et al. com somente 10 minutos de aplicação, entre 10ºC a 15ºC (FRANCISCO et al. Já a crioimersão necessita de cerca de 30 minutos a 8º C para alcançar os mesmos efeitos (SOUZA; UEDA, 2014). Referências ABREU, E. A. SANTOS, J. D. M. p. ARAÚJO, I.

M. LEITÃO, T. C. p. BARONI, B. M. et al. Efeito da crioterapia de imersão sobre a remoção do lactato sanguíneo após exercício. S. SANTOS, V. B. C. MACEDO, C. p. CARVALHO, G. A. CHIERICETTI, H. S. n. FELICE, T. D. SANTANA, L. R. Uso dos anti-inflamatórios não esteroides no controle da dor aguda: revisão sistemática. Revista de Neureociências, São Paulo, v. n. p. FRANCISCO, A. p. FURLAN. R. M. M. JANWANTANAKUL P. The effect of quantity of ice and size of contact ta on ice pack/skin interface temperature. Physiotherapy, v. p.   LEVENTHAL, L. LIMA, E. P. A. MARSAL, A. S. Crioterapia: métodos e aplicações em pesquisas brasileiras: Uma revisão sistemática. Saúde e Pesquisa, Maringá, v.

n. p. mai/ago. MACEDO, C. S. G. Criospray x pacote de gelo: efeito comparativo da crioterapia na redução da temperatura superficial da pele. Revista Ciência & Saúde, n. n. p. PELECKIS, M. V. FRANCISCO, A. G. et al. Influência da crioterapia na força muscular: uma revisão bibliográfica. Revista Saude. com, Salvador, v. B. C. et al. Effect of cryotherapy on the ankle temperature in athletes: ice pack and cold water immersion. Fisioter mov, v. out/dez. WHITE, G. E. WELLS, G. D.

77 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download